Quando uma clínica médica disponibiliza canais para que o paciente possa se comunicar com sua equipe na esfera online, é possível perceber diversas vantagens nos resultados dos processos internos e na satisfação dos pacientes.
Afinal de contas, isso acaba mostrando para o público que sua clínica ou consultório está aprimorando os seus serviços.
A conexão com a internet possibilitou muitas coisas boas! Seu público pode conhecer mais sobre você através das redes sociais ou de uma busca no Google.
Se tornou possível se comunicar através de redes sociais, e-mail e outros canais. E não só isso, pois a internet também permite que sejam feitos agendamentos online!
Neste artigo, vamos apresentar quais são as 5 vantagens de oferecer a possibilidade de realizar o agendamento online em um consultório ou clínica médica. Continue acompanhando.
5 vantagens do agendamento online para a sua clínica
O agendamento online pode ser implementado para facilitar a comunicação com o paciente e a produtividade da equipe. Mas não só isso!
Confira mais vantagens:
1. Simplifica o contato direto com a clínica
O agendamento online pode ser disponibilizado através de um link enviado no chat ou disponibilizado no site da clínica. Assim, seu paciente realiza o agendamento de sua consulta por conta própria em poucos cliques.
Isso significa que o paciente consegue entrar em contato direto com a clínica, de uma maneira bastante simples.
Seus pacientes, que também são seus clientes, passam grande parte do dia conectados na internet. Portanto, é muito mais fácil para eles irem até um link e escolherem o melhor horário para serem atendidos em sua clínica, do que fazer uma ligação ou enviar uma mensagem e esperar por uma resposta.
No Sistema ClinicWeb isso é possível e essa ferramenta pode simplificar o contato com o paciente e otimizar o agendamento.
2. Aumenta a produtividade da sua equipe clínica
Aumentar a produtividade da equipe clínica é o objetivo de diversos gestores médicos. Por isso, sua administração deve encontrar maneiras de agilizar processos diários e diminuir a taxa de erros.
Uma maneira bastante eficiente de atingir esse propósito é com a implementação do agendamento online, já que ele organiza a comunicação entre paciente e clínica.
Ao contar com essa ferramenta, sua secretária ou recepcionista não irá ocupar o tempo atendendo telefonemas simples de agendamento. Assim, poderá se dedicar a outras tarefas mais burocráticas, e até mesmo a atender com calma os pacientes que estão na clínica fisicamente.
3. Reduz os custos com ligações
Uma clínica médica tradicional tem diversas despesas com a conta de telefone, devido ao grande volume de ligações feitas e recebidas.
Assim, a implementação da ferramenta de agendamento online é uma maneira de reduzir custos com ligações para pacientes. Afinal, o contato estará sendo feito através da conexão na internet.
Também é uma maneira de possibilitar um retorno mais rápido, já que diversas mensagens podem ser enviadas em um curto período de tempo. O que significa estabelecer uma comunicação praticamente instantânea, melhorando, e muito, o atendimento e a experiência do paciente.
4. Aumenta a presença virtual da clínica
Primeiramente é preciso lembrar que presença virtual é essencial, visto que as pessoas, seus pacientes, estão interagindo diariamente nesse espaço.
O agendamento online faz com que a clínica aumente a sua presença virtual, já que a comunicação direta com os pacientes será feita através das redes sociais, do chat online e do acesso fácil ao link de agendamento.
O fato de uma clínica médica estar presente na era digital pode ser considerado como um diferencial em relação aos concorrentes. Sendo também uma prática fundamental para atrair novos pacientes e garantir a saúde financeira de sua clínica ou consultório médico.
Leia sobre a era da saúde digital: como a tecnologia impacta a vida de médicos e pacientes.
5. Aprimora a satisfação do paciente
Esta talvez seja uma das vantagens mais importantes da implantação do agendamento online em uma clínica. Essa ferramenta, aliada à possibilidade de agendar facilmente sua consulta médica, é garantia da satisfação do paciente.
Com a possibilidade de se comunicar com facilidade com a clínica, o paciente pode ser melhor recebido e atendido. Além do que, todo o processo de escolher uma data que melhor se adeque às demandas do seu dia se torna algo muito fácil para ele.
Afinal de contas, as pessoas têm uma série de atividades para realizar em um dia, durante um curto período de tempo. Ao facilitar processos para seus pacientes, você os fideliza!
E é importante lembrar que pacientes fidelizados não só voltam sempre que precisam de você. Eles também indicam seu trabalho para amigos e familiares, atraindo novos pacientes e mantendo um bom fluxo de atendimentos diários. Cenário positivo, tendo em vista que mais atendimentos também significam mais dinheiro em caixa.
Entenda ainda mais sobre atendimento ao paciente conferindo o post: Saiba os segredos para transformar a experiência do seu paciente em sua clínica ou consultório médico.
As vantagens de contar com um sistema de gestão que ofereça a ferramenta para agendamento online integrada a outras ferramentas!
Quanto mais ferramentas digitais forem utilizadas em sua clínica ou consultório médico, melhores resultados irão surgir de sua administração. E os benefícios ficam ainda maiores quando essas ferramentas estão integradas em apenas um sistema.
Contando com o Sistema ClinicWeb, sua clínica ou consultório médico terá:
- Gestão financeira completa;
- Ferramenta para ajudar a combater a inadimplência;
- Prontuário eletrônico;
- Prescrição digital médica;
- Assinatura digital integrada;
- Múltiplos canais de comunicação;
- Ferramenta para telemedicina;
- Geração de link e ferramenta completa para que seu paciente realize o agendamento online;
Ao ter acesso a todas estas ferramentas em um só lugar, o gestor promove um atendimento rápido e efetivo, aliado a uma gestão administrativa altamente eficiente.
Não esquecer da importância de se dedicar tanto à parte técnica da gestão quanto ao atendimento do paciente é muito importante. Por isso temos de seguir e falar mais sobre fidelização de pacientes. Quais práticas têm sido colocadas por você e sua equipe clínica para reter pacientes?