Se você quer montar um consultório de dermatologia e não sabe por onde começar, este texto foi feito para você.
É fato que poucas faculdades e universidades possuem em sua grade curricular de formação em medicina, disciplinas focadas em gestão e marketing de clínicas e consultórios médicos.
Por conta disso, grande parte dos estudantes do curso se formam sem saber como abrir uma clínica médica e como mantê-la, e isso pode continuar até depois da especialização, na residência médica — que é quando a grande maioria dos profissionais decide abrir seu próprio estabelecimento.
Sendo assim, para realizar seu sonho de montar sua clínica ou consultório de dermatologia, e ter a independência e autonomia que tanto busca, separamos este passo a passo para que você não cometa erros e planeje cada etapa com sucesso.
Isso envolve todos os detalhes burocráticos, legais e outros pontos importantes e essenciais neste processo. Acompanhe:
Aspectos burocráticos para a legalização de seu consultório de dermatologia
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizou um levantamento de dados sobre o perfil dos dermatologistas do Brasil e concluiu que 96,4% dos dermatologistas atuam em consultórios, mostrando uma alta especificidade, já que apenas 36,5% do perfil nacional dos médicos exercem suas atividades em consultórios.
Sendo assim, o número de dermatologistas que acabam suas especializações e procuram abrir seus estabelecimentos é muito grande.
Pensando nisso, é extremamente necessário saber como montar uma clínica ou um consultório dermatológico de sucesso, principalmente para se destacar da concorrência.
O que inclui, principalmente, estar com a parte burocrática em dia para ter seu consultório dermatológico dentro da legalidade. Para isso, separamos algumas dicas para te ajudar:
Consiga seu Registro de Qualificação de Especialista (RQE)
Definitivamente, passar por todos os anos de graduação e de residência médica em dermatologia pode ser muito cansativo. Porém, poder contar com um currículo de peso no mercado de trabalho é fundamental para o sucesso de seu consultório dermatológico e também para exercer sua profissão.
É por conta disso que você precisa do RQE — Registro de Qualificação de Especialista — que comprova que você é, de fato, um dermatologista profissional.
Existem diversos cursos de pós-graduação na área de dermatologia, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Porém, eles possuem apenas 360 horas de duração, ou seja, 4% da formação necessária para se tornar um dermatologista.
Por isso, o reconhecimento desses cursos pelo o MEC é apenas para fins pedagógicos. Portanto, não permite aos profissionais afirmarem que são especialistas em dermatologia.
A própria Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que os pacientes procurem profissionais com o RQE na área.
Regularize seu consultório de dermatologia
Outro ponto burocrático importante para o sucesso do seu empreendimento e da sua carreira, é a regularização do seu consultório dermatológico e a certeza de certificar que todas as normas estão sendo seguidas de acordo com os órgãos regularizadores.
A Agência Nacional de Saúde (ANS) define 54 tipos de atendimento que seu consultório de dermatologia pode ofertar. Cabe a você escolher e definir qual deles utilizará.
O próximo passo é regularizar seu consultório de dermatologia ao obter seu Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES).
Se você não sabe como realizá-lo, confira este passo a passo: Cadastramento da clínica no CNES: um passo a passo completo.
Após isso, principalmente por ser um estabelecimento de saúde, é preciso atuar de acordo com as normas e regulamentações dos órgãos de Vigilância Sanitária, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Sendo assim, é necessário obter o Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária. Dessa forma, você certifica a esses órgãos que todas as exigências estão sendo cumpridas e que você está de acordo com a legislação.
Leia mais: Manual de segurança do paciente: cuidados na saúde
Além disso, você também precisará de um Alvará de Funcionamento, emitido pela prefeitura de sua cidade, que deve ser renovado a cada ano. Por esse motivo, antes de alugar ou comprar o imóvel que pretende instalar seu consultório, realize uma consulta prévia com um engenheiro civil ou um arquiteto para certificar a regularização.
Outros documentos necessários
Além de toda essa documentação acima e outras específicas de cada região, como a emissão do Atestado de Viabilidade de Serviços da Limpurb em Salvador, que faz com que seu lixo e resíduos descartados sejam coletados ao incluir seu consultório de dermatologia na rota de coleta, também existem os documentos básicos necessários para abrir um consultório ou uma clínica dermatológica, que incluem:
- Cópia autenticada de RG e CPF
- IPTU do imóvel
- Cópia do contrato de locação ou compra e venda
Com isso em mãos, e os tipos de atendimento escolhidos, de acordo com a Agência Nacional de Saúde, você já pode providenciar seu contrato social e os registros para obtenção de:
- CNPJ
- Alvará de funcionamento
- CNES
- Registro na Junta Comercial ou Cartório
- Vigilância Sanitária
- E demais documentos citados anteriormente
Por fim, você também precisa decidir se vai atuar como autônomo (pessoa física) ou como pessoa jurídica.
Autônomo: você paga seus impostos como uma pessoa física de forma mensal, realizando o cálculo por meio do Carnê Leão e somando ao INSS autônomo.
Pessoa jurídica: você tem mais reconhecimento enquanto empreendedor e ainda abre mais portas para seu negócio, podendo contar com o apoio de um contador especializado no seu ramo que possa te auxiliar tanto com a burocracia quanto com o financeiro.
Adquira equipamentos de qualidade
É fundamental para qualquer estabelecimento de saúde, contar com equipamentos e materiais de qualidade para assegurar o melhor atendimento e tratamento possível de seus pacientes, garantindo o sucesso nos procedimentos e no conforto do ambiente.
Dessa maneira, você também aumenta os índices de atração de pacientes pelo marketing “boca a boca” e também fideliza mais pacientes pela qualidade de seus serviços.
Dentro da dermatologia, dependendo dos serviços que seu consultório ou clínica de dermatologia vai oferecer, existem muitos equipamentos específicos a serem adquiridos.
Porém, todos os equipamentos, mesmo os mais básicos, devem ter conforto e serem visualmente atraentes, de maneira a demonstrar para seus pacientes que você também se importa com o conforto deles.
Já outras ferramentas, como o dermatoscópio, as lâmpadas de Wood, os analisadores de pele e os aparelhos de fototerapia, precisam ser atuais.
Dessa forma, além de oferecer um atendimento de qualidade, você também garante uma maior vida útil para esses aparelhos em sua clínica ou seu consultório de dermatologia.
Defina o local que será seu consultório dermatológico
Este é um passo muito importante ao montar seu consultório de dermatologia. Principalmente porque realizar mudanças não é uma atividade fácil, muito menos barata.
Dessa forma, encontre um lugar em que seja possível ampliar ainda mais seu consultório dermatológico no futuro.
Outro ponto importante, é verificar se a localização é de fácil acesso, se possui acessibilidade e se está próximo dos pacientes que você quer atrair.
Sendo assim, se você quer atrair mais pacientes particulares, a melhor opção é montar sua clínica de dermatologia perto de áreas residenciais das classes econômicas A e B.
Por outro lado, se você pretende ter sua maior fonte de renda com convênios de saúde, montar seu consultório de dermatologia perto do centro de sua cidade ou de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), é uma excelente opção.
Leve em consideração as necessidades de um consultório de dermatologia
Além de bem localizado, é importante levar em consideração algumas necessidades para montar sua clínica de dermatologia, como precisar de uma sala exclusiva para realizar procedimentos cirúrgicos.
Sendo assim, na hora de escolher seu consultório ou construí-lo, verifique se há espaço para todas as suas necessidades.
Em condições normais, geralmente, consultórios dermatológicos possuem:
- Sala de atendimento
- Sala de procedimentos cirúrgicos
- Banheiros
- Recepção
- Copa para os funcionários
Planeje a gestão de seu consultório dermatológico
Para ter sucesso em qualquer empreendimento, é necessário, acima de tudo, um planejamento. O que não é diferente na hora de montar seu consultório de dermatologia, principalmente quando diz respeito a gestão do seu negócio.
Quando se fala em gestão de clínicas médicas, muitos fatores entram em jogo, como:
- Controle financeiro
- Organização de pessoas e processos
- Treinamento de colaboradores
- Regularização
- Tarefas cotidianas
- E muito mais!
Dessa forma, para que sua clínica funcione e tenha sucesso, além de saber como montá-la, você precisa saber como mantê-la e fazê-la crescer cada vez mais.
Leia mais: A importância da agenda online e do prontuário eletrônico para dermatologistas
É preciso entender que além de atender pacientes, você também terá o papel de médico gestor, ou seja, terá que cuidar de toda a parte administrativa, financeira e burocrática de sua clínica médica, e, é claro, planejar com antecedência seus próximos passos.
Invista em marketing médico em seu consultório de dermatologia
Para começar a atrair mais pacientes logo no início, é preciso investir em marketing médico. Dessa forma, cada vez mais pessoas ficam sabendo do seu trabalho, o que não acontece sem uma boa divulgação.
Investir no marketing digital é de grande importância, pois, se você não possui espaço no meio digital nos dias de hoje, dificilmente conseguirá ter sucesso.
Se você possui receio de aplicar estratégias de marketing, dê uma olhada nesses conteúdos a seguir, ou contrate uma agência de marketing digital especializada.
9 maneiras simples para divulgar sua clínica médica
Calendário sazonal: como aproveitá-lo no marketing médico
Facebook Ads para estratégias de marketing médico
Aumente o agendamento de consultas com tráfego pago
Google Ads em estratégias de marketing médico
Dermatologista: como ter sucesso nas redes sociais?
Conte com um software de gestão médica
Por fim, para ter uma gestão médica eficiente e não precisar se desdobrar tanto, contando com praticidade acima de tudo, o Sistema de Gestão Médica ClinicWeb vai te ajudar.
Com ele, você aumenta em mais de 20% seu número de consultas, diminui em até 99% a inadimplência de seus pacientes e conta com 98% de estabilidade financeira com o módulo de Gestão Financeira.
O ClinicWeb abrange:
- Agenda médica
- Prontuário Eletrônico
- Teleconsultas
- Faturamento TISS
- Marketing Médico
- Segurança
- E muito mais
Garanta seu sucesso já na inauguração de sua clínica ou de seu consultório de dermatologia.
Se você quer saber mais sobre como montar sua clínica médica, continue acompanhando o nosso blog.