7 passos para sua clínica de oftalmologia ser mais rentável

26 de Março de 2020

Sua clínica de oftalmologia requer um grande investimento para que siga atendendo os pacientes. Para valer a pena todo esse dinheiro investido, é preciso tornar seu negócio verdadeiramente rentável.

A rentabilidade depende do número de atendimentos feitos e recebidos, pois a sua clínica de olhos depende dessas entradas para pagar as contas.

Portando, duas coisas se fazem essenciais: adotar ações de captação e retenção de pacientes e implantar uma gestão eficiente em todos os setores que compõem sua clínica.

Como fazer isso de maneira prática? É exatamente sobre isso que este conteúdo irá tratar!

Continue sua leitura e descubra quais ações podem garantir que sua clínica de oftalmologia tenha rentabilidade e permaneça no mercado por um longo período de tempo. 

Boa leitura e aprendizado!

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O que pode melhorar a rentabilidade de uma clínica de oftalmologia?

Emissão de notas fiscais, controle do fluxo de caixa, pagamento de contas, compras de insumos e tantas outras tarefas. Todos são processos que compõem seu setor financeiro e devem ser desenvolvidos com muita eficácia! 

Contudo, alguns problemas podem impedir que esse resultado seja alcançado, como gargalos na gestão, inadimplência, desorganização e tantas outras situações. 

Desenvolvemos este conteúdo para garantir que sua gestão médica seja um verdadeiro sucesso. Confira 7 passos para ter uma clínica de olhos verdadeiramente rentável: 

1. Organize e centralize as informações

Para ter rentabilidade é necessário alcançar produtividade em sua clínica de oftalmologia. A melhor maneira de fazer isso é organizando e centralizando informações.

Produtividade é a junção de dois fatores: agilidade e qualidade. Estabelecer organização em todos os setores da clínica é o passo número um para alcançar esse resultado. 

Comece organizando sua agenda médica! Ela é o centro de toda a sua clínica, e precisa estar com todos os agendamentos atualizados. Sempre que um paciente confirmar ou cancelar uma consulta, faça a alteração na agenda imediatamente. 

É claro que isso fica mais fácil quando você conta com um sistema de gestão que possui uma agenda integrada. O ClinicWeb, por exemplo, faz isso automaticamente assim que o paciente cancelar ou confirmar a consulta. 

Centralize seus processos e informações. Assim, você ganhará agilidade nas tarefas desenvolvidas por você e sua equipe. A utilização de prontuários eletrônicos e armazenamento de documentos e outras informações em nuvem também ajudam a centralizar as informações, e tornam o atendimento ao paciente mais efetivo e ágil. 

Organize os processos de todos os setores em sua clínica. Implante um fluxo de tarefas e defina a ordem em que elas devem ser desenvolvidas. Assim, nenhuma etapa será esquecida e sua clínica funcionará de forma eficaz. 

2. Analise seus resultados

Fazer a análise dos dados de sua clínica de oftalmologia é importantíssimo, principalmente para a tomada de decisões. Portanto, confira seus relatórios e acompanhe esses resultados. 

Uma vez que estamos buscando rentabilidade, é preciso acompanhar principalmente os resultados do seu setor financeiro.

As principais métricas a serem avaliadas são:

  • Custos totais da clínica;
  • Número de atendimentos feitos diariamente;
  • Valor da liquidez;
  • Quantidade de pacientes inadimplentes;
  • Número de agendamentos feitos;
  • Taxa de cancelamentos de consultas.

3. Combata a inadimplência

A inadimplência é uma das questões que pode prejudicar a rentabilidade da sua clínica, pois, quando em altas quantidades, ela pode impedir que você tenha  lucratividade em sua clínica. 

Portanto, estabeleça estratégias para combater a inadimplência, como: cobrança recorrente através de cartões de crédito. 

Contando com a recorrência, a cobrança é feita diretamente no cartão de crédito, o que descarta a inadimplência em situações como o esquecimento de pagar o boleto antes da data prevista. 

Atender através de planos de saúde também é uma ótima maneira de evitar a inadimplência, pois quem faz o pagamento da consulta para a clínica é o convênio de saúde. 

4. Ofereça um atendimento eficiente e humanizado

Oferecer um bom atendimento é extremamente importante, afinal de contas, ninguém retorna para um local onde foi mal atendido, não é mesmo? 

O atendimento é o melhor caminho para a fidelização de pacientes. E é através da retenção dos pacientes já captados que a rentabilidade de sua clínica é conquistada. Afinal de contas, com um bom número de pessoas voltando e indicando seu trabalho para amigos e familiares, o fluxo de caixa irá se manter positivo! 

Por isso mesmo, deixe claro para sua equipe que o atendimento ao paciente deve ser feito de forma humanizada, sempre tendo muita empatia. Deixe claro como os processos funcionarão para que cada membro da equipe saiba qual o seu papel em relação ao paciente. 

A melhor forma de garantir um atendimento humanizado é capacitando sua equipe. Entenda: 

5. Capacite sua equipe

Sua equipe precisa estar preparada para atender seu paciente corretamente e de forma humanizada. Mas não é só isso!

Alguns membros da sua equipe, como a secretária, irão lidar com questões burocráticas em relação a documentos e até mesmo aos convênios de saúde atendidos em sua clínica. 

Para dar conta de todas essas questões, ofereça cursos e workshops para sua equipe. 

Existem muitas plataformas online que dão cursos gratuitos, ou que requerem baixo investimento. De toda a forma, procure sempre manter sua equipe informada e capacitada, para garantir uma melhor performance da sua clínica de oftalmologia. 

6. Invista em marketing

Marketing digital é um investimento que não possui altos custos, e pode trazer muitos benefícios para sua clínica de oftalmologia. 

Estratégias para redes sociais, e até mesmo inbound marketing, podem ajudar a captar muitos pacientes novos. Portanto, crie conteúdos para esses canais.

O Facebook e o Instagram possuem muitos usuários. Estar presente nessas duas redes sociais é imprescindível para ter visibilidade. 

Lembre-se de investir nos posts. Quando você faz postagens pagas você impulsiona a visualização delas. Ou seja, paga para que mais pessoas vejam este post. Assim, você garante que seu público encontre seus conteúdos e, por consequência, sua clínica também!

Inbound marketing é uma estratégia digital que também pode ser muito efetiva!

Caso você não saiba como funciona o Inbound, confira nosso post com dicas de como fazer inbound marketing na área da saúde

7. Conte com um sistema de gestão médica

Contar com um sistema de gestão traz diversos benefícios para sua clínica de olhos.  Por isso é imprescindível ter um software para gerenciar e desenvolver seus processos. 

Quer contar com a centralização de todos os processos e informações com um sistema de gestão completo para sua clínica de oftalmologia? Com o ClinicWeb você tem tudo em um só lugar:

  • Agenda online
  • Prontuário eletrônico
  • Armazenamento em nuvem
  • Software adequado para as demandas da LGPD
  • Segurança de dados 
  • Gestão completa do financeiro
  • Gestão de documentos
  • Controle de processos
  • Relatórios completos para análise
  • E muito mais! 

Não perca tempo, transforme a gestão da sua clínica de oftalmologia e torne seu negócio muito mais rentável!

Quer saber mais sobre como sua gestão pode trazer mais resultado para suas finanças? Conheça o ClinicWeb:

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Gabriel Feijo Oliveira - Grupo ProSaúde Aspas Depoimento
O ClinicWeb se destaca por sua abrangência e inovação. Em cada interação, percebemos o empenho da equipe do ClinicWeb em se manter atualizada com as tendências do mercado e em trazer essas inovações para nós, usuários. Graças ao desenvolvimento contínuo do sistema, conseguimos acessar ferramentas essenciais para atrair e engajar nossos pacientes de forma eficaz. ClinicWeb tem se mostrado não apenas uma ferramenta, mas um verdadeiro parceiro estratégico para o nosso negócio.
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