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10 dicas práticas para fidelização de pacientes na dermatologia | MedPlus

Escrito por Bruno Pereira | Jan 31, 2023 3:00:00 AM

Você tem prestado atenção na fidelização de pacientes em sua clínica de dermatologia? Já parou para pensar se a relação médico e paciente é uma prioridade em sua gestão?

Fidelizar pacientes sempre foi um dos principais objetivos de médicos de sucesso em qualquer área — e, como vamos ver na sequência, ele é ainda mais importante para os dermatologistas.

Por isso, é essencial compreender a fundo como essa fidelização funciona, por que ela é tão importante e como colocá-la em prática de forma eficiente e com bons resultados.

Para te ajudar a resolver todas essas demandas, preparamos um texto especial que vai te ensinar como fidelizar pacientes na dermatologia. Continue sua leitura e entenda:

Por que é tão importante fidelizar pacientes na dermatologia

Como todo bom médico sabe, a fidelização de pacientes é o coração de uma clínica médica sustentável e de sucesso. Essa prática é a responsável pela maioria dos agendamentos de qualquer clínica bem estabelecida e favorece a lucratividade da profissão, seja qual for sua especialidade.

Sabemos, é claro, que captar novos pacientes é importante e não pode ser deixado de lado, mas fidelizar é mais barato, mais eficiente, mais rápido e ainda melhora a captação! Afinal, pacientes fidelizados vão falar bem do seu atendimento para amigos e familiares, aumentando sua credibilidade e atraindo novas consultas.

Mas, como já dissemos, essa prática tem uma importância muito especial na área da dermatologia.

Seja na dermatologia estética ou em qualquer outra especialização da área, o médico dermatologista lida com a pele, um órgão sensível e muito visível. Por isso, além de tratar da saúde, esse profissional trabalha com a aparência e até com a auto-estima de seus pacientes.

Portanto, esse paciente precisa realmente confiar no médico que o está atendendo. Se não sentir um atendimento humanizado ou um cuidado realmente especializado, é muito fácil ele optar por outro profissional.

Nesse mesmo sentido, muitas vezes o atendimento dermatológico não é uma urgência ou uma necessidade extrema do paciente. Se ele não for cativado pelo atendimento, é provável que migre para outro profissional que realmente o cative.

Sem falar que a maioria dos tratamentos dermatológicos levam tempo. Sem a fidelização, é muito mais difícil garantir a adesão do paciente ao tratamento, o que leva a resultados abaixo do esperado e até problemas de reputação para sua clínica.

Ou seja: se você ainda não focou seus esforços em melhorar a fidelização de pacientes, é hora de rever suas prioridades e conferir nossas 10 dicas para fidelizar melhor na dermatologia.

Leia também: Especialização em dermatologia: entenda tudo para atuar nessa área.

10 dicas práticas para fidelizar pacientes na dermatologia

A fidelização de pacientes envolve diversos passos importantíssimos, focados principalmente na relação médico e paciente, mas também no atendimento da clínica, no marketing, no pós-consulta e em vários outros momentos. 

Por isso, para te dar uma visão mais clara de como alcançar esse objetivo tão importante, preparamos 10 dicas fundamentais. Continue sua leitura e confira:

  1. Entenda a jornada do paciente até sua clínica de dermatologia

Uma fidelização de pacientes realmente efetiva exige que você ofereça a melhor experiência possível em cada etapa da relação dele com a clínica — desde antes do agendamento da consulta até o pós-atendimento.

Por isso, é essencial saber como funciona a jornada do paciente em sua clínica médica. Avalie todo esse processo e busque aprimorar a recepção, o cuidado e a atenção em cada momento, como:

  • Descoberta da clínica por meio de marketing ou indicação
  • Agendamento de consulta
  • Recepção
  • Triagem, se houver
  • Atendimento médico
  • Pós-consulta

Nas próximas dicas, vamos falar sobre alguns desses processos de forma mais aprofundada, mas, neste momento, o importante é mapear como funciona a jornada especificamente em sua clínica.

  1. Conte com marketing de relacionamento 

Investir em marketing médico é fundamental para captar mais pacientes e fazer a clínica se tornar conhecida e respeitada na sua área — principalmente se você trabalha com dermatologia estética ou outros procedimentos de alto valor agregado. 

Um bom marketing ajuda a mostrar para os pacientes que o investimento é importante e que seu trabalho é confiável.

Leia mais: Marketing médico: o que você precisa para o sucesso?

Mas uma parte desse trabalho que acaba ficando esquecida é o marketing de relacionamento: o trabalho feito por médicos e sua equipe para acompanhar a jornada do paciente, mostrar cuidado em seus resultados e oferecer uma experiência extraordinária.

Ele envolve o envio de mensagens e e-mails e a disponibilização de canais de contato sempre que necessário.

Para ter resultados satisfatórios nesse setor, vale a pena contar com um módulo de marketing de relacionamento que automatize as comunicações, facilite o trabalho e melhore a experiência do paciente.

  1. Facilite o agendamento de uma consulta com o dermatologista

O trabalho do secretário ou secretária tem muita importância na fidelização de pacientes, principalmente no que diz respeito ao agendamento de novas consultas. 

É importante ter vários canais disponíveis, como telefone, WhatsApp e agendamento presencial, por exemplo. Além disso, o atendimento deve ser gentil, receptivo e flexível, para atender às necessidades do paciente e fazê-lo sentir-se importante desde esse primeiro momento.

Em uma área da medicina tão personalizada quanto a dermatologia, essa importância dedicada ao paciente é essencial para gerar uma boa experiência. 

Lembre-se: seu paciente precisa receber um atendimento privilegiado em todos os momentos.

Leia mais: Secretária(o): como agir para fidelizar e não afastar os pacientes?

  1. Organize o ambiente de sua clínica de forma acolhedora

A regra de que a primeira impressão é a que fica também vale para clínicas médicas e, na maioria dos casos, a primeira impressão que seus pacientes terão será na recepção do estabelecimento.

Por isso, busque otimizar ao máximo esse momento, criando um ambiente acolhedor, com móveis confortáveis, iluminação favorável, cores agradáveis e decoração de bom gosto. Além disso, capacite seus recepcionistas para oferecerem uma boa experiência.

Em uma clínica de dermatologia, opte por cores pastéis e claras, como gelo e branco. Elas transmitem limpeza e tranquilidade, que são essenciais para os pacientes dessa área. Além disso, vale a pena contar com objetos de decoração e até cortinas que transmitam requinte ao ambiente.

E, é claro, seja pontual. Evite deixar seu paciente esperando por muito tempo.

Leia também: Boas práticas para uma recepção de clínicas médicas de forma agradável e aconchegante.

Tenha uma clínica acessível

Garantir a acessibilidade também é importante para a fidelização de pacientes em uma clínica de dermatologia. Esse cuidado mostra que você realmente está preocupado em oferecer uma excelente experiência para todos os pacientes.

Confira: A importância da acessibilidade em clínicas médicas.

  1. Invista na humanização do atendimento de pacientes

A humanização no atendimento é importante em todas as áreas da medicina, mas na dermatologia ela também ganha um destaque especial. 

Por suas características mais exclusivas e requintadas, essa especialidade deve oferecer uma verdadeira experiência do paciente com a clínica. Ele deve sentir-se acolhido, tendo seu bem-estar como prioridade durante todo o atendimento.

Lembre-se: o atendimento humanizado é aquele que tem foco no paciente, em suas necessidades e desejos. Por isso, dê espaço para ele falar, saiba ouvir de forma atenta e tente conectar-se ao que ele está buscando em sua clínica.

Entenda mais: Saiba os segredos para transformar a experiência do seu paciente em sua clínica ou consultório médico.

Analisar e metrificar a experiência

Para melhorar cada vez mais o atendimento e a fidelização, busque avaliar os seus resultados e descobrir em quais pontos é preciso melhorar. Para isso, metrifique a experiência do paciente. Temos um texto feito especialmente para te ajudar nesse processo:

Leia também: Como analisar e metrificar a experiência do paciente em clínicas e consultórios?

  1. Ofereça um exame dermatológico completo

Muitas vezes, o dermatologista recebe pacientes com demandas bem pontuais. Eles querem tratar acne, investigar uma pinta suspeita, evitar a queda de cabelos, entre outros pedidos comuns na área.

Então, o mais costumeiro é que o médico simplesmente atenda a essa demanda , resolva o pedido e libere o paciente com um tratamento adequado.

No entanto, se você quiser realmente conquistar seu paciente, vá além do superficial. Ofereça a ele um exame completo, avaliando pele, cabelo e unhas e identificando o que é possível melhorar para gerar mais bem-estar, qualidade de vida e auto-estima.

Esse cuidado especial, se for feito de forma gentil e acolhedora, certamente ficará marcado na memória do paciente.

  1. Mostre profissionalismo e um atendimento de qualidade

Até agora, falamos muito sobre a experiência no atendimento. No entanto, há um ponto que é ainda mais importante e que, sem ele, qualquer requinte, cuidado ou acolhimento vão por água abaixo.

É o atendimento dermatológico de qualidade. O médico precisa realmente ser especialista na área, com capacidade para entender o problema do paciente, dar um bom diagnóstico e recomendar o melhor tratamento.

Por isso, estude muito, aperfeiçoe os conhecimentos em sua especialidade e mantenha-se atualizado em todas as novidades da área.

Dica extra: dar amostras grátis dos produtos adequados ao paciente é uma ótima estratégia para ter um atendimento marcante.

  1. Explore a dermatologia integrativa

Você conhece a dermatologia integrativa? Essa prática entende que a saúde da pele não envolve apenas os fatores físicos, mas também os emocionais e psíquicos da vida do paciente.

Ela propõe que o médico vá além de simplesmente diagnosticar um problema e recomendar um tratamento. Junto disso, ele deve também buscar entender seu paciente plenamente e indicar possíveis formas de melhorar os resultados de forma integrada — envolvendo até outros profissionais, como psicólogos, se for necessário.

  1. Cuide do pós-atendimento de pacientes

Um dos maiores erros na fidelização de pacientes é achar que o atendimento termina quando o médico prescreve um tratamento. 

Se você realmente quer cativar seus pacientes, vá além disso, abrindo canais de diálogo e acompanhando os resultados da prescrição, mostrando cuidado e atenção mesmo durante o período de pós-consulta.

Isso vai deixar claro para o paciente que você se preocupa com ele, o que fará com que ele busque sua clínica sempre que precisar de um novo atendimento.

Saiba como melhorar essa etapa: A importância do período pós-consulta para a fidelização de seus pacientes.

  1. Otimize o atendimento e a relação médico e paciente com tecnologia

Junto do bom atendimento e da experiência acolhedora, pacientes em clínicas de dermatologia também querem eficiência e agilidade. 

É muito fácil afastar pacientes se sua clínica fizer ele perder tempo com agendamentos demorados, ou forçar ele a esperar enquanto o recepcionista faz um cadastro de forma manual e pouco prática.

O mesmo ocorre quando o médico vai atendê-lo com um monte de papéis para conferir o prontuário, ver o histórico e fazer o diagnóstico.

Por isso, conte com a tecnologia. Ter um sistema de gestão médica que otimize o agendamento, o registro de dados e o prontuário é o mínimo para oferecer eficiência e profissionalismo no atendimento.

Leia também: Faça sua clínica decolar com agenda médica online e prontuário eletrônico ClinicWeb.

Acha que está na hora de fazer uma fidelização realmente profissional e ainda melhorar a captação de novos pacientes? Então conheça o ClinicWeb.