Como fidelizar pacientes na dermatologia? Descubra com 10 dicas práticas

30 de Janeiro de 2023

Você tem prestado atenção na fidelização de pacientes em sua clínica de dermatologia? Já parou para pensar se a relação médico e paciente é uma prioridade em sua gestão?

Fidelizar pacientes sempre foi um dos principais objetivos de médicos de sucesso em qualquer área — e, como vamos ver na sequência, ele é ainda mais importante para os dermatologistas.

Por isso, é essencial compreender a fundo como essa fidelização funciona, por que ela é tão importante e como colocá-la em prática de forma eficiente e com bons resultados.

Para te ajudar a resolver todas essas demandas, preparamos um texto especial que vai te ensinar como fidelizar pacientes na dermatologia. Continue sua leitura e entenda:

Por que é tão importante fidelizar pacientes na dermatologia

Como todo bom médico sabe, a fidelização de pacientes é o coração de uma clínica médica sustentável e de sucesso. Essa prática é a responsável pela maioria dos agendamentos de qualquer clínica bem estabelecida e favorece a lucratividade da profissão, seja qual for sua especialidade.

Sabemos, é claro, que captar novos pacientes é importante e não pode ser deixado de lado, mas fidelizar é mais barato, mais eficiente, mais rápido e ainda melhora a captação! Afinal, pacientes fidelizados vão falar bem do seu atendimento para amigos e familiares, aumentando sua credibilidade e atraindo novas consultas.

Mas, como já dissemos, essa prática tem uma importância muito especial na área da dermatologia.

Seja na dermatologia estética ou em qualquer outra especialização da área, o médico dermatologista lida com a pele, um órgão sensível e muito visível. Por isso, além de tratar da saúde, esse profissional trabalha com a aparência e até com a auto-estima de seus pacientes.

Portanto, esse paciente precisa realmente confiar no médico que o está atendendo. Se não sentir um atendimento humanizado ou um cuidado realmente especializado, é muito fácil ele optar por outro profissional.

Nesse mesmo sentido, muitas vezes o atendimento dermatológico não é uma urgência ou uma necessidade extrema do paciente. Se ele não for cativado pelo atendimento, é provável que migre para outro profissional que realmente o cative.

Sem falar que a maioria dos tratamentos dermatológicos levam tempo. Sem a fidelização, é muito mais difícil garantir a adesão do paciente ao tratamento, o que leva a resultados abaixo do esperado e até problemas de reputação para sua clínica.

Ou seja: se você ainda não focou seus esforços em melhorar a fidelização de pacientes, é hora de rever suas prioridades e conferir nossas 10 dicas para fidelizar melhor na dermatologia.

Leia também: Especialização em dermatologia: entenda tudo para atuar nessa área.

10 dicas práticas para fidelizar pacientes na dermatologia

A fidelização de pacientes envolve diversos passos importantíssimos, focados principalmente na relação médico e paciente, mas também no atendimento da clínica, no marketing, no pós-consulta e em vários outros momentos. 

Por isso, para te dar uma visão mais clara de como alcançar esse objetivo tão importante, preparamos 10 dicas fundamentais. Continue sua leitura e confira:

  1. Entenda a jornada do paciente até sua clínica de dermatologia

Uma fidelização de pacientes realmente efetiva exige que você ofereça a melhor experiência possível em cada etapa da relação dele com a clínica — desde antes do agendamento da consulta até o pós-atendimento.

Por isso, é essencial saber como funciona a jornada do paciente em sua clínica médica. Avalie todo esse processo e busque aprimorar a recepção, o cuidado e a atenção em cada momento, como:

  • Descoberta da clínica por meio de marketing ou indicação
  • Agendamento de consulta
  • Recepção
  • Triagem, se houver
  • Atendimento médico
  • Pós-consulta

Nas próximas dicas, vamos falar sobre alguns desses processos de forma mais aprofundada, mas, neste momento, o importante é mapear como funciona a jornada especificamente em sua clínica.

  1. Conte com marketing de relacionamento 

Investir em marketing médico é fundamental para captar mais pacientes e fazer a clínica se tornar conhecida e respeitada na sua área — principalmente se você trabalha com dermatologia estética ou outros procedimentos de alto valor agregado. 

Um bom marketing ajuda a mostrar para os pacientes que o investimento é importante e que seu trabalho é confiável.

Leia mais: Marketing médico: o que você precisa para o sucesso?

Mas uma parte desse trabalho que acaba ficando esquecida é o marketing de relacionamento: o trabalho feito por médicos e sua equipe para acompanhar a jornada do paciente, mostrar cuidado em seus resultados e oferecer uma experiência extraordinária.

Ele envolve o envio de mensagens e e-mails e a disponibilização de canais de contato sempre que necessário.

Para ter resultados satisfatórios nesse setor, vale a pena contar com um módulo de marketing de relacionamento que automatize as comunicações, facilite o trabalho e melhore a experiência do paciente.

  1. Facilite o agendamento de uma consulta com o dermatologista

O trabalho do secretário ou secretária tem muita importância na fidelização de pacientes, principalmente no que diz respeito ao agendamento de novas consultas. 

É importante ter vários canais disponíveis, como telefone, WhatsApp e agendamento presencial, por exemplo. Além disso, o atendimento deve ser gentil, receptivo e flexível, para atender às necessidades do paciente e fazê-lo sentir-se importante desde esse primeiro momento.

Em uma área da medicina tão personalizada quanto a dermatologia, essa importância dedicada ao paciente é essencial para gerar uma boa experiência. 

Lembre-se: seu paciente precisa receber um atendimento privilegiado em todos os momentos.

Leia mais: Secretária(o): como agir para fidelizar e não afastar os pacientes?

  1. Organize o ambiente de sua clínica de forma acolhedora

A regra de que a primeira impressão é a que fica também vale para clínicas médicas e, na maioria dos casos, a primeira impressão que seus pacientes terão será na recepção do estabelecimento.

Por isso, busque otimizar ao máximo esse momento, criando um ambiente acolhedor, com móveis confortáveis, iluminação favorável, cores agradáveis e decoração de bom gosto. Além disso, capacite seus recepcionistas para oferecerem uma boa experiência.

Em uma clínica de dermatologia, opte por cores pastéis e claras, como gelo e branco. Elas transmitem limpeza e tranquilidade, que são essenciais para os pacientes dessa área. Além disso, vale a pena contar com objetos de decoração e até cortinas que transmitam requinte ao ambiente.

E, é claro, seja pontual. Evite deixar seu paciente esperando por muito tempo.

Leia também: Boas práticas para uma recepção de clínicas médicas de forma agradável e aconchegante.

Tenha uma clínica acessível

Garantir a acessibilidade também é importante para a fidelização de pacientes em uma clínica de dermatologia. Esse cuidado mostra que você realmente está preocupado em oferecer uma excelente experiência para todos os pacientes.

Confira: A importância da acessibilidade em clínicas médicas.

  1. Invista na humanização do atendimento de pacientes

A humanização no atendimento é importante em todas as áreas da medicina, mas na dermatologia ela também ganha um destaque especial. 

Por suas características mais exclusivas e requintadas, essa especialidade deve oferecer uma verdadeira experiência do paciente com a clínica. Ele deve sentir-se acolhido, tendo seu bem-estar como prioridade durante todo o atendimento.

Lembre-se: o atendimento humanizado é aquele que tem foco no paciente, em suas necessidades e desejos. Por isso, dê espaço para ele falar, saiba ouvir de forma atenta e tente conectar-se ao que ele está buscando em sua clínica.

Entenda mais: Saiba os segredos para transformar a experiência do seu paciente em sua clínica ou consultório médico.

Analisar e metrificar a experiência

Para melhorar cada vez mais o atendimento e a fidelização, busque avaliar os seus resultados e descobrir em quais pontos é preciso melhorar. Para isso, metrifique a experiência do paciente. Temos um texto feito especialmente para te ajudar nesse processo:

Leia também: Como analisar e metrificar a experiência do paciente em clínicas e consultórios?

  1. Ofereça um exame dermatológico completo

Muitas vezes, o dermatologista recebe pacientes com demandas bem pontuais. Eles querem tratar acne, investigar uma pinta suspeita, evitar a queda de cabelos, entre outros pedidos comuns na área.

Então, o mais costumeiro é que o médico simplesmente atenda a essa demanda , resolva o pedido e libere o paciente com um tratamento adequado.

No entanto, se você quiser realmente conquistar seu paciente, vá além do superficial. Ofereça a ele um exame completo, avaliando pele, cabelo e unhas e identificando o que é possível melhorar para gerar mais bem-estar, qualidade de vida e auto-estima.

Esse cuidado especial, se for feito de forma gentil e acolhedora, certamente ficará marcado na memória do paciente.

  1. Mostre profissionalismo e um atendimento de qualidade

Até agora, falamos muito sobre a experiência no atendimento. No entanto, há um ponto que é ainda mais importante e que, sem ele, qualquer requinte, cuidado ou acolhimento vão por água abaixo.

É o atendimento dermatológico de qualidade. O médico precisa realmente ser especialista na área, com capacidade para entender o problema do paciente, dar um bom diagnóstico e recomendar o melhor tratamento.

Por isso, estude muito, aperfeiçoe os conhecimentos em sua especialidade e mantenha-se atualizado em todas as novidades da área.

Dica extra: dar amostras grátis dos produtos adequados ao paciente é uma ótima estratégia para ter um atendimento marcante.

  1. Explore a dermatologia integrativa

Você conhece a dermatologia integrativa? Essa prática entende que a saúde da pele não envolve apenas os fatores físicos, mas também os emocionais e psíquicos da vida do paciente.

Ela propõe que o médico vá além de simplesmente diagnosticar um problema e recomendar um tratamento. Junto disso, ele deve também buscar entender seu paciente plenamente e indicar possíveis formas de melhorar os resultados de forma integrada — envolvendo até outros profissionais, como psicólogos, se for necessário.

  1. Cuide do pós-atendimento de pacientes

Um dos maiores erros na fidelização de pacientes é achar que o atendimento termina quando o médico prescreve um tratamento. 

Se você realmente quer cativar seus pacientes, vá além disso, abrindo canais de diálogo e acompanhando os resultados da prescrição, mostrando cuidado e atenção mesmo durante o período de pós-consulta.

Isso vai deixar claro para o paciente que você se preocupa com ele, o que fará com que ele busque sua clínica sempre que precisar de um novo atendimento.

Saiba como melhorar essa etapa: A importância do período pós-consulta para a fidelização de seus pacientes.

  1. Otimize o atendimento e a relação médico e paciente com tecnologia

Junto do bom atendimento e da experiência acolhedora, pacientes em clínicas de dermatologia também querem eficiência e agilidade. 

É muito fácil afastar pacientes se sua clínica fizer ele perder tempo com agendamentos demorados, ou forçar ele a esperar enquanto o recepcionista faz um cadastro de forma manual e pouco prática.

O mesmo ocorre quando o médico vai atendê-lo com um monte de papéis para conferir o prontuário, ver o histórico e fazer o diagnóstico.

Por isso, conte com a tecnologia. Ter um sistema de gestão médica que otimize o agendamento, o registro de dados e o prontuário é o mínimo para oferecer eficiência e profissionalismo no atendimento.

Leia também: Faça sua clínica decolar com agenda médica online e prontuário eletrônico ClinicWeb.

Acha que está na hora de fazer uma fidelização realmente profissional e ainda melhorar a captação de novos pacientes? Então conheça o ClinicWeb.

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