Captação de novos pacientes: conheça essas estratégias para sua clínica médica!

09 de Maio de 2021

Um desejo comum de todo médico é ver o consultório sempre cheio de pacientes. Mesmo com a rotina corrida e a divisão de jornadas entre clínicas particulares e hospitais que muitas vezes acontece, ter a agenda completa ainda é a segurança da saúde financeira das clínicas e consultórios.

No entanto, parece cada vez mais difícil preencher as vagas disponíveis. Com a movimentação do mercado e o surgimento de várias clínicas e consultórios ao longo dos anos, a captação de pacientes se apresenta como um desafio maior a cada dia. 

Com isso em mente, preparamos este artigo para você que se pergunta: “como conquistar novos pacientes?”, “por que meus pacientes não indicam a minha clínica para amigos e familiares?”, “como lotar a agenda com novas consultas?”, ou até mesmo “o que fazer para ser encontrado?”.

Separamos algumas práticas que podem responder a essas e outras indagações e, finalmente, trazer novas pessoas para o seu consultório médico. Boa leitura!

Particular ou convênio: qual tipo de paciente é melhor?

Atender pacientes por meio de um convênio traz muitos benefícios à clínica, como a facilidade dos pacientes em encontrar o nome do especialista em guias gerais de indicação e a possibilidade de ter recorrência no número de atendimentos. 

Para médicos que estão começando a carreira, o atendimento por convênio é uma opção muito interessante. O número de atendimentos realizados em um dia costuma ser maior e a divulgação do profissional acontece sem muito esforço.

Por outro lado, os atendimentos particulares oferecem flexibilidade ao médico, uma agenda menos lotada, mas com mais retorno financeiro, e uma gestão menos burocrática ao especialista. Esses são pontos positivos difíceis de se ignorar.

Saiba mais em: Qual tipo de paciente é melhor, particular ou convênio?

Outros aspectos, como o momento da clínica, objetivos para o futuro e como é a demanda da especialidade que o médico atua, devem ser levados em consideração na hora de responder a essa questão.

Vale ressaltar que médicos mais experientes preferem o método particular, pois já possuem uma base sólida e fiel de pacientes e esse fluxo de consultas é o suficiente para garantir a saúde financeira do consultório.

O profissional que está nos primeiros passos, por sua vez, prefere atender com o auxílio de convênios, já que a recorrência é maior e essas consultas podem ajudar o médico a construir sua reputação na região. 

Há, ainda, aqueles profissionais que fazem o atendimento simultâneo entre as duas modalidades, o que é possível, basta manter a agenda online organizada. Muitos especialistas preferem separar os horários mais procurados para atendimentos particulares e deixar o restante da agenda disponível para os convênios, por exemplo. 

Saiba mais sobre agenda médica aqui:

Problemas com a agenda médica: como resolver?

Agenda vazia ou muitas faltas? Entenda a importância da agenda online para médicos

Independente de qual for o momento da sua carreira como médico, há um ponto em comum entre o profissional que prefere captar mais pacientes particulares e o que prefere o convênio: presença da clínica em canais digitais. 

Presença digital e a captação de novos pacientes

A importância de estar presente nos meios digitais é indiscutível. Evitar erros no marketing em sua clínica é algo fundamental para captar novos pacientes. Então, vamos traçar um breve e simples raciocínio: para haver agendamentos, as pessoas precisam encontrar a sua clínica primeiro, certo?

O que acontece se você não está no mesmo lugar que seu público? A conclusão lógica é que você não vai ser encontrado. Ou, no mínimo, não será encontrado nesses canais de comunicação. 

Se seus pacientes estão no universo digital, não basta apenas você estar “presente” nesse meio. É preciso estar ativo para captar esse novo público. Mas como fazer isso da melhor forma?

Uma maneira assertiva é por meio da produção de conteúdo relevante nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público, como o Instagram e o Facebook. Faça postagens frequentes sobre:

  • Sua área de atuação: se o público não entende qual é a sua área de especialidade, você pode até ser encontrado, mas a captação desse paciente pode não acontecer.
  • O que você oferece na clínica: explique se há exames, consultas, convênios e outros serviços.
  • Local de atendimento e presença física do consultório: agora que você foi encontrado nos canais digitais, é preciso direcionar esse paciente ao ambiente físico da clínica.
  • Forma de contato: nas redes sociais, o potencial paciente deve ser capaz de achar algumas informações sem dificuldades, como dados para contato, especialmente telefone e e-mail.
  • Saúde e promoção da vida: independente da sua especialidade de atuação, você pode falar sobre vida saudável.
  • Dúvidas e principais dores: traga as dúvidas e as principais queixas de seus pacientes para as redes sociais. 

A produção de conteúdo, seja visual ou textual, é uma ótima estratégia para atrair e captar um público novo que gera resultados relevantes. 

Portanto, considere ter um perfil profissional nas redes sociais e um site médico para veicular esses artigos e vídeos. 

Inovação: a importância de investimentos para atrair um novo público

A medicina é uma área muito dinâmica e há novos produtos e tratamentos chegando no mercado o tempo todo. Em vista disso, é interessante que a clínica não fique “estática no tempo” e não seja relutante em aceitar essas novidades.

Um exemplo claro é a telemedicina. Muitos médicos já estão em plena transição para essa modalidade de atendimento e a veem como o futuro da medicina.

Inclusive, a não aceitação e a demora em se adaptar é um erro grave que pode comprometer a captação de novos pacientes. É fácil “ficar para trás” e perder pacientes por escolher não investir. 

O bom atendimento e a tecnologia são aspectos que possuem uma relação direta. Então, invista em tecnologia para melhor atender seu público, a fim de que seus pacientes possam indicar a clínica para o maior número de novos pacientes possível.

Considere trazer para sua clínica:

Essas tecnologias podem parecer mudanças pequenas, mas transformam completamente o contato do paciente com a sua clínica médica e podem ser decisivas na hora de captar novas pessoas. 

Pacientes desaparecidos: saiba como atrair novamente esse público

Você deve concordar que a captação de cada novo paciente exige investimento e um esforço de toda a equipe, não é mesmo? O que acontece com frequência em consultórios médicos é a captação de um novo paciente e seu desaparecimento após a consulta.

Uma estratégia que ajuda a economizar capital para a captação de novos pacientes é não perder o contato com pessoas que já tenham realizado uma consulta ou procedimento na clínica.

O ideal é que uma data definida para o retorno seja comunicada ao paciente no término de cada encontro. No entanto, pela falta de um contato mais organizado em sua clínica, essa nova consulta pode não se realizar.

Por isso, a fidelização também é uma estratégia de captação. É recomendado fazer uma lista com os pacientes que estão em situação de pendência em um período pré-definido, como seis meses ou um ano, e estabelecer uma comunicação com eles para fazer um novo agendamento. 

Novamente, a tecnologia é uma ferramenta que pode ser utilizada para que esse processo aconteça de forma ágil e automática. Um sistema de gestão para clínicas e consultórios pode facilmente fazer essa relação e, ainda, estabelecer contato com a lista via SMS, e-mail ou WhatsApp. 

A importância dos diferenciais para a captação de novos pacientes

Quando o paciente está à procura de uma clínica para realizar uma consulta ou procedimento médico, ele, com certeza, realizará uma pesquisa de mercado. A escolha final estará diretamente relacionada à clínica que entrega diferenciais relevantes.

Diante disso, é inegável a necessidade de oferecer mais do que o procedimento clínico que o paciente está buscando. É preciso ter o melhor atendimento, o agendamento mais rápido e simples, conforto em todas as etapas, um pós-atendimento cuidadoso e, claro, formas de pagamento viáveis e diversas.

Sendo assim, há algumas práticas que podem ajudar sua clínica a se destacar entre as concorrentes e ser classificada como a mais diferenciada do mercado, captando um maior número de pacientes:

  • Tenha o WhatsApp como o principal meio de comunicação entre os pacientes: além de ser um aplicativo amplamente usado, essa ferramenta torna possível a troca instantânea de mensagens, o que faz o atendimento ser mais rápido e efetivo.
  • Ofereça várias formas de pagamento: deixe claro, no momento de negociação, que a clínica está apta a aceitar diversos tipos de pagamento, como cartão bancário (crédito e débito), boleto impresso, pagamento em espécie e transferências.
  • Tenha um software de gestão: ter a tecnologia como aliada é um diferencial que gera resultados vantajosos, além de facilitar alguns processos considerados demorados e burocráticos para os pacientes, como agendamento e confirmação de consultas. 
  • Promova pesquisas de satisfação: uma estratégia que incentiva a recomendação da clínica pelos clientes recorrentes para outras pessoas, a pesquisa ajuda a monitorar o quanto os pacientes se sentem realizados com o seu atendimento. Lembre-se de que o paciente bem atendido é aquele que recomenda sua clínica para familiares e amigos.
  • Forneça a prescrição digital: a era das prescrições incompreensíveis acabou, dando espaço para receitas eletrônicas que melhoram a transparência do atendimento ao paciente.
  • Considere teleconsultas: se a sua especialidade permite, use as teleconsultas ao seu favor para conquistar um público diferenciado e oferecer conforto a esse paciente que se adapta a esse formato. A telemedicina é uma realidade e encarar isso como oportunidade é um grande diferencial.
  • Abrace o digital: outro diferencial que agrada muito o público em geral, pois digital é sinônimo de facilidade, agilidade e praticidade. Seja em estratégias de marketing, momento de agendamento ou mesmo no atendimento direto ao paciente, considere o digital como aliado. 

Captar pacientes é uma tarefa mais complexa do que se imagina e passa por questões que vão desde a inovação do consultório até a fidelização dos pacientes, que irão retornar para novos atendimentos e indicar o seu consultório ou clínica médica para novas pessoas, gerando um ciclo que resultará em uma clínica financeiramente saudável e próspera.

Pense que o melhor caminho para a captação é o meio tecnológico. Adapte-se a essa ideia e sua agenda estará cada vez mais cheia! 

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