Para 2021 nas clínicas médicas: mais foco nos seus pacientes

10 de Dezembro de 2020

Durante a pandemia de coronavírus, clínicas e consultórios médicos passaram por desafios e transformações que já estão pavimentando o caminho para a gestão médica de 2021.

São essas mudanças, e a capacidade de se adaptar a elas, que devem ditar o caminho do sucesso para clínicas médicas no ano que vem. E as principais dessas transformações têm a ver com os pacientes e com o atendimento em consultórios médicos.

Hoje já estamos lidando com pacientes mais acostumados ao mundo digital e à era da informação. Esses pacientes do pós-pandemia são pessoas que vão pensar duas vezes antes de ir a um consultório, que pesquisam sua doença na internet antes de consultar e que conhecem os benefícios que a tecnologia pode apresentar.

Por isso, eles são pacientes mais exigentes, que querem o melhor atendimento possível. E mais: eles sabem que, graças à telemedicina, nem sempre precisam se deslocar até a clínica para um atendimento.

Nessa realidade, a principal tendência da medicina para 2021 provavelmente será o foco nos pacientes. O atendimento em consultórios médicos está em uma constante reformulação e o sucesso da sua clínica depende de você saber acompanhar e entender o que o paciente espera de você.

Confira neste material:

Quem é o paciente no pós-pandemia

Uma das maiores mudanças da pandemia de coronavírus foi o crescimento das conexões virtuais.

O isolamento social forçou as pessoas a se conectarem cada vez mais pelas redes sociais e se acostumarem com essas interações tecnológicas. E isso é real também para o seu paciente.

No pós-pandemia muito mais pacientes estarão acostumados com o uso da tecnologia e das redes, inclusive no contato com a sua clínica. Eles esperam uma atenção tecnológica e mais presente, mesmo quando eles estiverem longe.

Isso significa a facilidade no agendamento de consultas – principalmente com ferramentas de agendamento online –, a atenção no pós-atendimento e a disponibilidade para um contato simples e fácil nas redes sociais.

Além disso, os pacientes mais exigentes vão esperar encontrar a tecnologia dentro da sua clínica. Afinal, estamos em uma era da saúde digital, que deve refletir no atendimento.

E mais: durante a pandemia, muitos pacientes conheceram as possibilidades da telemedicina. Essas pessoas não vão mais querer se deslocar até sua clínica para tirar dúvidas simples, ou para fazer uma reconsulta que não exige exames físicos. Com a teleconsulta isso fica muito mais fácil.

Então, em resumo, os pacientes pós-pandemia são pessoas acostumadas com a tecnologia, com o contato rápido das redes sociais e com a possibilidade do atendimento médico a distância. E é com foco neles que sua clínica médica precisa se preparar para 2021.

Como ter um atendimento com foco na fidelização de paciente

Agora que sabemos quem são os pacientes que sua clínica vai atender em 2021, é preciso repensar suas estratégias de fidelização. Muitas das práticas com que estamos acostumados continuam, mas outras vão precisar ser adaptadas.

Para começar, sua gestão médica deve ser toda focada no paciente. Isso significa conhecer cada um deles e contar com um bom banco de dados com os cadastros, para você registrar as informações importantes e os prontuários eletrônicos.

Depois, é essencial ter um atendimento humanizado, que realmente demonstre interesse nas questões e nos problemas do paciente, com gentileza, contato visual e atenção em cada etapa do atendimento.

Também é fundamental ter uma equipe preparada, treinada e motivada, desde a secretária até seus auxiliares na clínica. Afinal, eles também interagem com o paciente.

Não dá para esquecer do potencial da medicina preventiva para cuidar do paciente e realmente mostrar para ele que você se importa. 

Mas tudo isso já fazia parte da gestão médica antes. Você precisa de algumas coisas a mais no atendimento ao paciente no pós-pandemia.

Para começar, o atendimento humanizado vai ser ainda mais importante, considerando que muitos dos pacientes estarão fragilizados por causa das dificuldades da pandemia.

Os acompanhamentos também devem ser mais constantes. Entre em contato com seus pacientes depois da consulta, mostre a possibilidade das teleconsultas e demonstre que você está ali para ele.

E, mais do que nunca, tenha a tecnologia como uma aliada! Seu atendimento vai ganhar muito mais precisão e agilidade se você tiver as ferramentas necessárias para uma gestão eficiente:

  • Agenda digital, para você ter total controle de seus horários, evitar atrasos e se preparar previamente para cada atendimento;
  • Agendamento online, para facilitar a marcação de consultas para seus pacientes e também para sua equipe;
  • Prontuário eletrônico, que faz o atendimento ser mais ágil, preciso e personalizado;
  • Prescrição digital, para poder enviar receitas a distância, evitar as perdas e facilitar a compra de medicamentos para o paciente;

Veja como um sistema de gestão pode te dar acesso a todas essas possibilidades: Sua clínica médica com ClinicWeb em 2021.

Os cuidados com a biossegurança

A biossegurança sempre foi importante na prática médica. Afinal, é ela que evita que sua clínica acabe facilitando a contaminação de seus pacientes.

Mas agora, durante e depois da pandemia, isso tem se mostrado ainda mais importante – tanto para evitar a contaminação com o coronavírus quanto para mostrar para seus pacientes que você se importa com o bem-estar deles.

Por isso, siga as normas da biossegurança em sua clínica:

  • Use os equipamentos de proteção individual adequados;
  • Higienize seus materiais com cuidado; 
  • Evite as aglomerações em sua clínica.

A função das redes sociais e do marketing médico

No pós-pandemia, o marketing médico vai ser mais importante do que nunca! Afinal, como vimos, os pacientes estão muito mais conectados às redes sociais – e você também precisa estar lá.

Com uma boa estratégia de marketing digital, você vai alcançar esses pacientes pós-pandemia, fidelizando-os, melhorando o relacionamento e, é claro, atraindo mais pacientes.

Para isso, seu marketing e sua presença nas redes precisam atuar em duas frentes:

Primeiro, você deve publicar conteúdos interessantes para o seu público. Divulgue dicas de saúde, informações sobre a sua especialidade, orientações de tratamento, entre outras questões que possam atrair a atenção de seus pacientes.

Essa estratégia mostra aos pacientes que você entende do assunto e que está interessado em ajudá-los. Assim, você cria autoridade de marca e eles passam a desenvolver um relacionamento com seu perfil.

Segundo, é preciso usar as redes como um canal de rápida comunicação. Afinal, já vimos que os pacientes pós-pandemia vão ter isso como uma prioridade. Dessa forma, você fortalece ainda mais o relacionamento com eles.

A importância da telemedicina nas clínicas em 2021

As teleconsultas se tornaram uma possibilidade de manter os atendimentos aos pacientes durante a pandemia. Contudo, elas provaram ter um excelente potencial mesmo depois desse período!

Com um atendimento médico híbrido, você pode disponibilizar para seus pacientes um cuidado muito mais completo. 

Realize consultas presenciais quando você precisa fazer exames e conhecer mais sobre o seu paciente. Nas outras situações, quando você só precisar passar orientações e tirar dúvidas, use a telemedicina!

Isso vai possibilitar os atendimentos mais frequentes que mencionamos antes, com eficiência, agilidade e satisfação para seus pacientes nessa nova realidade pós-pandemia.

Proteção dos dados de seus pacientes

Contar com as informações de seus pacientes é algo essencial para oferecer um  atendimento personalizado e ter uma gestão de clínica mais eficiente. 

No entanto, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sua clínica se torna responsável por todos os dados que armazena de seus pacientes. Por isso, um atendimento realmente focado no paciente requer que você garanta a segurança das informações, evitando quaisquer riscos de vazamento.

Para se adaptar à LGPD, você precisa:

  • Conhecer a origem de todas as informações que você coleta;
  • Ter o consentimento formal de seus pacientes para armazenamento e uso das informações;
  • Utilizar um sistema de gestão realmente seguro e protegido, como é o caso do ClinicWeb.

Quer saber como fazer isso com eficiência? Então confira: Veja 6 dicas para preparar a sua clínica para a LGPD.

Conheça o seu paciente

Com tudo isso, você já está no caminho certo para se adaptar às novas exigências e à reformulação do atendimento ao paciente.

Mas um ponto essencial que não pode ser esquecido é o fato de que os pacientes pós-pandemia vão ter como uma enorme prioridade o atendimento personalizado. Por isso, você precisa conhecê-los de verdade.

Já falamos sobre o cadastro de pacientes, que ajuda muito nisso. Para somar, é interessante também medir a satisfação deles com o seu atendimento. Saiba como fazer isso: Pesquisa NPS em clínicas e consultórios médicos: o que é e como usar?

E mais: se você quiser estar pronto para ter foco nos seus pacientes em 2021, é essencial entender a relação deles com a internet.

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