Fazer o planejamento do negócio, definir objetivos, traçar metas e fazer a empresa crescer são desafios de todas as instituições. Nesse sentido, muitos empreendedores de sucesso criaram metodologias com o intuito de facilitar esses processos e garantir bons resultados – como a análise SOWT, da qual já falamos anteriormente.
Pensando no crescimento da sua clínica, nós trouxemos, neste artigo, algumas informações sobre a metodologia SMART para que você saiba como aplica-la em sua clínica. Acompanhe a leitura e confira!
A metodologia SMART tem por objetivo ajudar o gestor a definir metas e objetivos mais claros e alcançáveis, baseando-se nos seguintes critérios:
Specific (Específica): Para garantir um bom resultado é preciso especificar ao máximo as metas da sua clínica. Ou seja, não basta colocar como meta aumentar o número de pacientes, mas especificar: aumentar o número de novos pacientes na clínica ou aumentar o número de pacientes fidelizados ou, ainda, aumentar o número de pacientes que comparecem à consulta de retorno. Quando nos concentramos em uma meta bem especificada, as chances de alcança-la são bem maiores, já que podemos traçar planos mais direcionados para atingi-la.
Mensurable (Mensurável): Da mesma forma, é preciso mensurar essas metas, de maneira que seja possível colocar números exatos para nortear o seu alcance. Portanto, não basta apenas definir como meta aumentar o número de pacientes fidelizados, é preciso mensurar: eu quero aumentar em, pelo menos, X% o número de pacientes fidelizados, por exemplo. Quando a meta é mensurável torna-se mais fácil saber se ela foi atingida ou não.
Attainable (Alcançável): Outro critério da metodologia SMART é: a meta precisa ser alcançável. Ou seja, realista. Se, por exemplo, recentemente foi aberta uma concorrente no mesmo bairro que o seu, estabelecer como meta dobrar o número de pacientes fidelizados acaba não sendo uma boa opção, já que a probabilidade de atingir essa meta é mínima. Da mesma maneira, se sua clínica acabou de ser aberta num bairro com uma concorrente, estabelecer como meta atrair 80% do público dessa região é um pouco fora da realidade. Para realmente alcançar os objetivos, é preciso analisar o contexto e estabelecer metas condizentes com a realidade da sua clínica. Entretanto, isso não significa que você não deve se arriscar a nada, mas sim analisar bem antes de definir suas metas.
Relevant (Relevante): Também é importante definir metas que sejam relevantes para o seu negócio. Se seu objetivo é aumentar a receita, não é relevante estabelecer como meta aumentar em X% o número de pacientes que comparecem à consulta de retorno - já que, geralmente, as consultas de retorno não são cobradas ou retornam pouco financeiramente. Agora, se o objetivo é alternar os tipos de consultas feitas ao longo do dia a fim de aliviar um pouco a rotina pesada do médico, estabelecer como meta aumentar o número de pacientes que comparecem a consulta de retorno torna-se totalmente relevante. Lembre-se, portanto, que a relevância da meta depende totalmente do objetivo da clínica.
Temporal (Timely): Uma meta precisa, obrigatoriamente, ter uma conclusão. Esse fator é imprescindível para que o planejamento e os esforços para atingir o objetivo não sejam negligenciados. Defina um prazo para que a meta seja atingida, assim, você conta com o maior empenho possível para alcança-la.
Dessa forma, uma meta bem definida é como no exemplo: aumentar o número de pacientes fidelizados (específica) em x% (mensurável) dentro de 3 meses (temporal) com o intuito de aumentar a minha receita (relevante), isso é possível porque já analisei o contexto da minha clínica e não há fatores externos que nos impeçam de atingir essa meta (alcançável).
A metodologia SMART aliada com um bom planejamento e execução de ações pode transformar a realidade do seu negócio e fazer a sua clínica crescer. Aplique-a e conte para gente o resultado! Conte sempre com o ClinicWeb, seu software de gestão médica!