Quando idealizamos o que faremos ao longo do ano, é inevitável que surjam diversas metas que gostaríamos de atingir. Na vida pessoal, elas podem variar entre economizar dinheiro para aquela viagem dos sonhos, aprender uma nova língua, começar um novo hobby, e assim por diante.
Mas e na vida profissional? Você já pensou quais são as suas metas profissionais?
Para qualquer profissional de oftalmologia com sua própria clínica, a resposta é quase automática: o crescimento de seus negócios. Melhorar os processos internos, conquistar e fidelizar novos pacientes e aumentar a rentabilidade. Mas quais são as melhores estratégias para atingir esses objetivos?
Neste post vamos falar das principais metas para sua clínica de oftalmologia e traremos algumas orientações para quem quer melhorar seu espaço de saúde, desde o atendimento até questões envolvendo a própria gestão. Confira!
Qual é o segredo para estabelecer metas para clínicas de oftalmologia?
Para a clínica oftalmológica crescer, ela precisa aumentar seu número de pacientes e, consequentemente, fazer a arrecadação subir. Para isso, o ideal é focar em uma gestão de excelência, que se concentre em aperfeiçoar os processos da clínica e potencializar seus diferenciais.
Somente com uma administração inteligente, seu negócio irá prosperar e também se manter após o crescimento.
Para pôr em prática um modelo de gestão mais eficiente, deve-se compreender quais pontos da clínica podem ser melhorados. Esse processo passa então pela etapa de encontrar soluções e definir metas para cumprir o propósito de aperfeiçoamento da gestão.
A seguir abordaremos quais elementos são responsáveis por promover um desenvolvimento ainda maior da gestão, da clínica e dos seus serviços, impactando positivamente na imagem que o paciente terá do seu negócio. Acompanhe:
Como atingir os objetivos e metas da sua clínica oftalmológica?
É importante conhecer os principais objetivos e estratégias de quem almeja o sucesso na gestão médica. Veja como alcançar os melhores resultados por meio de dicas práticas que vão beneficiar o dia a dia da clínica oftalmológica.
1. Organize sua clínica
Aqui não estamos falando da organização do espaço físico do consultório (embora isso também seja importante). A organização que está em pauta é a dos processos da clínica, que envolvem:
- O atendimento ao paciente;
- O armazenamento de seus dados;
- O pós-consulta;
- A administração financeira;
- A forma com que você lida com seus colaboradores.
Uma clínica com um atendimento desorganizado e processos caóticos resulta em uma péssima experiência para o paciente, dificultando o seu processo de fidelização.
Por isso, é indispensável investir na estruturação do atendimento, na segurança dos dados da clínica e dos pacientes e na sistematização do trabalho com a área financeira da clínica.
Isso tudo significa investir diretamente nos diferenciais que irão atrair cada vez mais novos pacientes, mantê-los com você e conquistar mais rentabilidade para o seu negócio.
2. Abrace a tecnologia
A tecnologia é uma aliada importante da oftalmologia, sobretudo para oferecer diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficientes. Contudo, ela também pode estar ao seu lado para facilitar a gestão da sua clínica de olhos.
Por isso não se apegue a métodos ultrapassados, como planilhas e agendas de papel, que custam dinheiro, dificultam a localização das informações e ainda são muito mais suscetíveis ao erro.
Para esse tipo de serviço existem diversos softwares de gestão disponíveis que o auxiliarão com o atendimento e agendamento de consultas, com o controle financeiro e até mesmo com prescrições médicas digitais.
Uma boa dica é procurar programas que integrem todas essas funções em um só sistema, pois isso evitará confusões entre os diferentes setores da clínica oftalmológica.
3. Trabalhe com segurança
Usar a tecnologia a favor da gestão da sua clínica é um trabalho que exige também segurança. Afinal, os dados do consultório e dos pacientes precisam ser acessíveis e ao mesmo tempo estarem a salvo de possíveis hackers ou pessoas mal-intencionadas.
Por isso, o ideal é buscar um software que armazene os dados em um sistema disponível na nuvem. Sendo assim, eles estarão sempre online, facilitando seu acesso de qualquer lugar por meio de um ambiente seguro.
Além disso, procure por um sistema que tenha experiência com a Lei Geral de Proteção de Dados. Assim, ele estará preparado para garantir a segurança de suas informações.
4. Treine e prepare seus funcionários
São os colaboradores da sua clínica que fazem o negócio acontecer junto com você. Por isso, ofereça treinamentos para que eles possam aprimorar seu trabalho em suas respectivas áreas de atuação dentro do consultório.
Isso irá profissionalizar ainda mais os serviços oferecidos pela clínica e fará com que seus colegas se sintam motivados em trabalhar com você.
Nos tópicos anteriores abordamos o uso de ferramentas digitais para otimizar os processos do consultório. Sendo assim, é fundamental que os funcionários sejam treinados e preparados para lidar com o sistema, evitando erros humanos.
É interessante também padronizar a recepção e o atendimento ao paciente. Assim é possível ter controle sobre sua qualidade e ter a certeza de que seu público será recebido adequadamente.
5. Faça parcerias com negócios complementares aos seus
Encontrar empresas que ofereçam um serviço que complemente o seu e estabelecer uma relação de convênio e parceria pode ser muito vantajoso.
Por exemplo: convênio com alguma ótica, garantindo descontos em armações de óculos. Ou ainda: parceria com alguma fabricante de lentes de contato.
Iniciativas como essa proporcionam ao paciente uma experiência mais completa e selam um acordo de divulgação mútua. É o tipo de associação em que todos saem ganhando: sua clínica, as empresas que trabalham com você e os pacientes.
6. Esteja presente no meio digital
Não há como negar a importância da presença online para o sucesso de um negócio. Isso porque na internet é muito mais fácil divulgar seus serviços, além de isso ser muito mais acessível financeiramente.
Existem diversos canais disponíveis e opções em cada um deles que farão com que sua clínica de olhos seja vista e lembrada pelo seu público-alvo. Além disso, os preços de impulsionamento de posts nas redes sociais e dentro do próprio Google atualmente são amigáveis para empresas de todos os tamanhos.
Além das propagandas pagas, há ainda a opção de construir uma imagem sólida e despertar o interesse pelos seus serviços através da criação de conteúdos informativos e institucionais, como vídeos, posts, entre outros.
Por isso, entenda como o marketing digital pode ajudar sua clínica oftalmológica e use suas técnicas para divulgar os serviços do consultório para as pessoas certas.
7. Foque na satisfação completa do paciente
O paciente forma uma imagem da clínica desde o primeiro contato até o pós-consulta. Então promova um atendimento atencioso e completo. Facilite ao máximo a jornada do paciente pelo seu consultório, desde o agendamento até o tratamento, com prescrições digitais.
Uma pesquisa de satisfação por e-mail após a consulta também é válida para saber como aprimorar ainda mais seu serviço. Para tanto, a comunicação com o paciente deve ser eficiente, usando as ferramentas certas.
Com um sistema integrado de gestão médica é possível contatar o paciente por diversos canais, seja e-mail, SMS ou WhatsApp. Mais um ponto a favor da tecnologia.
Qual é o resultado de tudo isso? Mais pacientes para sua clínica!
A melhora constante no atendimento ao paciente e nos processos dentro da clínica facilita o dia a dia dos funcionários e garante a satisfação do seu público.
Pacientes mais satisfeitos, por sua vez, contribuem para a consolidação da imagem do consultório oftalmológico no mercado. Algo importante sobretudo em um ramo de tanta concorrência.
Tanta dedicação à gestão de todas as áreas da clínica e à satisfação dos pacientes irá despertar o interesse de quem precisa de serviços como os que você oferece. Assim, completa-se o ciclo que irá atrair novos pacientes.
Lembrando que quanto mais pacientes, maior a arrecadação. Além disso, a melhoria na qualidade do serviço, aliada à alta procura, justificará um aumento no preço das consultas, subindo a sua margem de lucro.
Conheça o sistema ClinicWeb: um aliado para sua gestão médica
Falamos muito durante esse post de como um sistema de gestão pode ser benéfico para o seu negócio. Ele ajudará na organização da rotina da clínica, otimizando processos e o trabalho de todos que cooperam com o consultório.
Além disso, fica muito mais fácil ter controle sobre as finanças. O atendimento ao paciente também recebe um impacto muito positivo, desde o agendamento até o tratamento e o pós-atendimento.
O software de gestão ClinicWeb oferece todos esses benefícios em um só sistema, que, além de facilitar o seu dia a dia, conecta e integra todos os setores da clínica.
A comunicação com o público também se beneficia, pois o ClinicWeb oferece uma série de opções de forma de contato com o paciente, tudo dentro do próprio software. Isso facilita agendamentos, além de diminuir o número de faltas e cancelamentos.
A segurança e estabilidade no acesso aos dados também são garantidas pelo sistema de criptografia que protege todas as informações da clínica e de seus pacientes. Com ele, somente quem possui autorização de acesso pode ver as informações.
Além disso, o armazenamento em nuvem permite que os profissionais acessem os dados de forma remota, a partir de qualquer dispositivo, desde que tenha uma conexão com a internet.
Conheça mais benefícios de um sistema de gestão para sua clínica de olhos: