A não adesão do paciente ao tratamento médico é bastante comum, tornando-se, então, um desafio lidado por médicos. Contudo, é necessário entender os motivos pelos quais isso acontece para que você e sua clínica consigam superar esse obstáculo.
Segundo o site oficial da Pfizer, a adesão ao tratamento se dá quando o comportamento do paciente coincide com as orientações para controlar ou curar a sua doença.
No entanto, nem sempre as orientações médicas são seguidas, seja por fatores socioeconômicos, seja pela relação médico-paciente, ou até mesmo pela falta de aceitação devido ao estado de saúde do paciente.
Enfim, em todos esses casos, como membro da profissão médica, é seu papel assistir esses pacientes e orientá-los a aderirem ao tratamento médico para que possam melhorar seu estado de saúde.
Continue lendo o artigo para saber mais sobre os motivos da falta de adesão ao tratamento e de que maneira um sistema de gestão médica como o ClinicWeb te ajuda com isso. Boa leitura!
Quais motivos interferem na não adesão do paciente ao tratamento médico?
De acordo com um artigo publicado pela Revista Brasileira de Epidemiologia, a Organização Mundial da Saúde alegou que:
A prevalência da não adesão à farmacoterapia é tão alarmante que a implementação de melhorias na adesão aos tratamentos existentes pode resultar em mais benefícios para a saúde que o desenvolvimento de novos tratamentos.
Por essa razão, é importante que o médico se atente aos seguintes fatores, a fim de lidar com esse desafio:
- Fatores socioeconômicos: muitas vezes, a não adesão ao tratamento médico está ligada à falta de condições na compra de um medicamento. Nesse caso, como a indicação de farmácias para o paciente é uma prática considerada antiética pelos Conselhos de Medicina, procure sempre receitar por medicamentos de sua confiança que, além de ter a garantia da equivalência terapêutica, sejam acessíveis economicamente para quem vai fazer o tratamento, independentemente da farmácia.
- Falta de clareza: médicos, na cultura popular, são bastante conhecidos por terem uma letra ilegível. Por esse motivo, muitos pacientes não conseguem seguir as recomendações da consulta ou até mesmo podem esquecê-las. Por isso, é interessante imprimir uma lista de recomendações para o paciente seguir e, além disso, manter o contato necessário com ele no período pós-consulta.
- Relação médico-paciente: a relação entre médico e paciente pode ser crucial no momento da adesão ao tratamento. Um atendimento efetivo deve iniciar desde a secretaria até a consulta médica. Se a clínica tratar o paciente com desdém, em vez de mostrar que realmente se importa com a saúde dele, dificilmente ele terá confiança em seguir o tratamento médico, além de não se fidelizar como paciente.
- Falta de aceitação: a aceitação de um problema de saúde não é tão fácil como pode parecer. Tendo em vista que aderir a um tratamento médico significa estar em concordância com o diagnóstico do médico, muitos pacientes não conseguem aceitar que precisam de cuidados ou medicamentos. Por essa razão, é dever do profissional de medicina, em casos como esse, ajudá-los na aceitação do diagnóstico. Para isso, conte também com o apoio de amigos e familiares desses pacientes.
Como um sistema de gestão médica ajuda no aumento da adesão ao tratamento?
Um sistema de gestão médica com as funcionalidades certas é extremamente útil para o aumento da adesão do paciente ao tratamento médico.
Mas, para entender melhor, vamos por partes:
Agenda médica:
Como citamos anteriormente, a relação médico-paciente é extremamente importante no aumento da adesão ao tratamento. Essa relação começa a ser construída desde o primeiro passo, que é quando a consulta é agendada.
Nesse sentido, para uma clínica estabelecer e manter uma relação saudável com seus pacientes por meio de um ótimo atendimento, é preciso, primeiramente, ficar atento para evitar atrasos. E, para isso, é necessário uma agenda organizada.
Uma consulta que é feita no horário devidamente agendado faz com que o paciente reconheça o comprometimento da clínica com ele. Por isso, o médico, juntamente com a secretaria e sua equipe, precisa manter a organização.
Com a Agenda Médica do ClinicWeb, você consegue:
- Ter o controle das consultas por meio de confirmações manuais com lembretes por SMS e e-mail.
- Acessar o agendamento das consultas de qualquer lugar, ou seja, a agenda na palma da sua mão.
- Ter uma gestão completa da agenda com a possibilidade de gerenciar orçamentos, guias TISS e SADT e acessar prontuários e dados do paciente.
- Evitar contratempos, como atrasos, e oferecer uma melhor experiência aos seus pacientes!
Prescrição digital:
Ter clareza e objetividade durante a consulta é um dos principais pontos que o paciente levará em consideração. Por isso a importância de médicos praticarem a empatia, para que tenham a oportunidade de se aproximarem do paciente.
Pensando nisso, a comunicação entre clínica e paciente pode ser mais compreensiva à medida que o médico utiliza uma linguagem menos técnica para descrever o diagnóstico.
Além disso, como já falado anteriormente, muitos pacientes podem acabar não conseguindo ler a receita médica, ou até mesmo perdê-la. Portanto, uma forma de lidar com isso é adotar em sua clínica a prescrição digital, ou receita médica digital.
Pelo sistema de gestão médica ClinicWeb, é possível fazer o envio da prescrição por SMS e e-mail. Dessa forma, as orientações ficam legíveis e podem ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar, além da diminuição de gastos com materiais gráficos.
Ainda, o ClinicWeb conta com a prescrição digital Memed integrada ao sistema. Assim, disponibilizando aos seus clientes um modelo de prescrição intuitivo, o qual permite gerar prescrições de forma otimizada e estruturada.
Leia mais: 10 benefícios da prescrição digital para clínicas e consultórios médicos.
Teleconsulta:
Continuar dando atenção ao seu paciente durante o período de pós-consulta será crucial para a adesão ao tratamento médico e, se você conseguir manter uma comunicação periódica com ele, melhor ainda.
Também é válido enviar um questionário de avaliação do atendimento médico para que o paciente possa responder. Essa preocupação vai mostrar o seu comprometimento para a evolução do tratamento, além de contribuir para a fidelização do paciente com a clínica.
Ainda, é possível disponibilizar canais de comunicação, como o WhatsApp, além da possibilidade do agendamento de teleconsultas, que é um meio de otimizar as próximas consultas e cumprir com o objetivo de saber como está a recuperação ou adesão ao tratamento do paciente.
A ferramenta de teleconsulta do ClinicWeb oferece facilidade para isso, pois:
- Não é necessário que o paciente instale qualquer aplicativo para realizar a consulta, já que ela pode ser realizada em qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet.
- O sistema envia um termo de consentimento para que o paciente leia e aceite antes de realizar a consulta.
- Cada atendimento tem um link único e os dados são protegidos pela criptografia do sistema ClinicWeb.
- O médico acessa a teleconsulta pelo prontuário eletrônico, para registrar o atendimento.
- As funcionalidades da teleconsulta incluem a possibilidade de aumentar a tela, fazer pausas de áudio e vídeo.
- E muito mais!
Saiba mais: A importância do período pós-consulta para a fidelização de seus pacientes.
Marketing de relacionamento:
É comum que um paciente não consiga aceitar que está passando por problemas de saúde e que precisa de cuidados médicos. Contudo, quanto mais confiança e segurança ele sentir no médico, mais fácil será para ele aceitar sua condição e seguir os cuidados recomendados.
Você consegue demonstrar interesse no seu paciente ao investir em ações de marketing de relacionamento. Com um sistema de gestão médica como o ClinicWeb, que contém a funcionalidade de marketing médico para clínica e consultório é possível:
- Promover campanhas e ações de incentivo à prevenção e cuidado com a saúde.
- Fazer um acompanhamento clínico de seus pacientes do pré ao pós-atendimento.
- Realizar estratégias com informações seguras que vão desde a captação até a fidelização de pacientes.
- Notificar os pacientes com uma mensagem personalizada no dia do aniversário deles por meio de um SMS ou e-mail.
- Melhorar a jornada de seus pacientes como um todo!
Isso tudo é parte essencial para aplicar o atendimento humanizado em sua clínica.
Se você tiver interesse em aumentar ainda mais a adesão de seus pacientes ao tratamento médico, conheça o ClinicWeb: