O início de 2020 foi marcado por uma pandemia que continuou apresentando perigo à saúde de pessoas em todo o mundo durante muitos meses. As mudanças trazidas por essa situação geram desafios para pessoas e empresas todos os dias.
Sua clínica médica, com o dever de continuar ajudando seus pacientes, teve de encontrar maneiras de continuar a realizar seu trabalho. E, para isso, muitas tecnologias passaram a ser utilizadas.
Medidas de segurança também foram tomadas a fim de respeitar o distanciamento social necessário para frear a transmissão do vírus.
Diante deste cenário, muitas clínicas ficaram fechadas por meses sem atender presencialmente nenhum paciente. Esse foi o caso da sua clínica? Ou você já retornou com seus atendimentos presenciais?
De toda maneira, separamos algumas dicas de como proceder na reabertura de seu consultório ou clínica médica, a fim de garantir a segurança da equipe de profissionais e dos pacientes.
Continue sua leitura e descubra como proceder:
Primeiramente temos de falar sobre marketing, pois é preciso avisar seus pacientes que seus atendimentos presenciais serão retomados. Para fazer isso basta anunciar em seu Instagram ou Facebook. As redes sociais podem ser extremamente úteis para isso.
É importante deixar claro quais serão os horários de atendimento e os procedimentos que devem ser seguidos pelos pacientes, como uso de máscaras e de álcool em gel 70%.
Também podem ser enviadas mensagens ou e-mails para seus pacientes cadastrados, falando da retomada dos atendimentos presenciais e de todas as outras informações citadas anteriormente.
Lembre-se de que, caso você realize atendimentos a distância (teleconsultas), também é importante deixar isso claro para o paciente. Para isso, utilize os canais de comunicação com seus pacientes para falar sobre a telemedicina em sua clínica ou consultório médico, destacando informações sobre como esta modalidade de consulta funcionará.
O Ministério da Saúde recomenda uma série de ações para evitar a transmissão do novo coronavírus.
Seu paciente também deve seguir estas medidas de segurança, para evitar que o médico, e sua equipe, sejam infectados durante o atendimento presencial. As principais medidas a serem propostas ao seu paciente são:
A nota do Ministério da Saúde ainda destaca que todo o cuidado deve ser redobrado com os grupos de risco.
Sair de casa durante a pandemia? Apenas se for realmente necessário. O que significa que, caso seus pacientes precisem de uma reconsulta, ou apenas tirar algumas dúvidas a respeito de seu tratamento, o ideal é utilizar a telemedicina.
Esta ferramenta permite que teleconsultas sejam realizadas através de plataformas de videoconferência. Isso garante a segurança do paciente e do médico durante a assistência do profissional de saúde.
Segundo a Portaria nº 467/20, do Ministério da Saúde, enquanto no território brasileiro a saúde pública estiver em estado de emergência devido à pandemia da COVID-19, a telemedicina pode ser utilizada para atender pacientes. Porém, apenas para casos que sejam considerados de baixa complexidade.
Contar com a telemedicina também é uma questão de biossegurança. Pois, caso seu paciente esteja com a COVID-19, ou qualquer outra doença que possa ser transmitida facilmente, o médico pode realizar o atendimento, e evitar que ele, ou qualquer outro membro de sua equipe, acabe infectado.
Para saber mais sobre essa ferramenta, confira outro post do nosso blog: Como a telemedicina está transformando os atendimentos?
É importante que, ao optar por oferecer esse tipo de atendimento, procure compreender como os planos de saúde utilizados na clínica estão lidando com a telemedicina.
Para isso leia o post: Como fica a telemedicina com os planos de saúde?
Para sanar dúvidas em relação à segurança jurídica da telemedicina, confira uma live realizada com a Dra. Sandra Franco. A advogada é consultora jurídica especializada em Direito Médico, referência nacional em Direito em Saúde, LGPD e Direito aplicado a novas tecnologias em saúde.
A telemedicina é a melhor maneira de atender pacientes garantindo a segurança da equipe da clínica, do profissional da saúde e dos pacientes. Por isso, é preciso contar com ferramentas que permitam que o médico realize um bom trabalho.
Conheça quais são essas ferramentas:
Não se esqueça de seguir nossas dicas, levando muito a sério as medidas indicadas pelo Ministério da Saúde. Assim, sua clínica poderá continuar a atender pacientes de maneira segura, garantindo um bom giro financeiro, mesmo diante desta crise.
Já a telemedicina é uma ferramenta que pode ser muito poderosa, e ajudar ainda mais a aumentar o número de atendimentos, que sofreu uma baixa durante a pandemia da COVID-19.
Ainda tem dúvidas a respeito dos benefícios da telemedicina e de como ela pode ser utilizada em seu consultório ou clínica médica? Então continue acompanhando o nosso blog.