Como fazer a gestão de pessoas em clínicas e consultórios médicos

09 de Maio de 2023

Contratar profissionais qualificados, treinar o time e promover um trabalho integrado, harmonioso e eficiente: esses são alguns dos objetivos da gestão de pessoas em clínicas e consultórios médicos. Mas você sabe como alcançá-los?

Esse trabalho é importantíssimo para qualquer estabelecimento médico, incluindo desde consultórios que contam só com um médico e um secretário, até grandes hospitais, com vários profissionais.

Ele envolve, claro, fazer a gestão do corpo clínico, para garantir o entrosamento e o profissionalismo de médicos, enfermeiros e outras pessoas responsáveis pela assistência médica. 

Mas a gestão de pessoas vai além, incluindo também secretários, zeladores e quaisquer outros profissionais que façam parte do estabelecimento.

Tendo isso em mente, continue sua leitura e descubra como melhorar a gestão de pessoas em clínicas e consultórios médicos:

Recrutamento e seleção de funcionários

Uma das principais funções da gestão de pessoas em clínicas e consultórios médicos é o recrutamento e seleção de funcionários. Afinal, contratar profissionais qualificados é o primeiro passo para ter uma equipe que funcione de forma eficiente e entrosada. 

Confira as principais etapas desse processo:

  1. Perfil do profissional

Ao começar seu processo de recrutamento — seja para montar a equipe de uma nova clínica, seja para aumentar o time ou substituir algum colaborador — é importante definir um perfil de profissional ideal.

Para isso, identifique as habilidades e competências necessárias para cada função. Se está contratando um responsável para a secretaria médica, por exemplo, você precisará de alguém versátil, organizado e que saiba se comunicar com o público de maneira clara.

Por outro lado, se você está fazendo o recrutamento de médicos ou outros profissionais para formar uma equipe multidisciplinar de saúde, há outras características que devem se destacar. 

As principais são conhecimento e experiência na área, além de desenvoltura no atendimento de pacientes e capacidade de agir bem sob pressão.

Para qualquer cargo, também é importante que o profissional entenda a necessidade de colocar o paciente no centro do atendimento.

  1. Forma de contratação

Defina como será a contratação desse profissional. Os modos mais comuns e aceitos são contratos com vínculo CLT ou por pessoa jurídica. 

A contratação CLT costuma gerar mais custos para a clínica, mas, ao mesmo tempo, dá mais segurança para os envolvidos. 

A pessoa jurídica, por outro lado, permite ter flexibilidade no pagamento e até aumentar os salários, porque não há tanta carga tributária. Ele também oferece mais liberdade para médicos, por exemplo. Por outro lado,  o vínculo empregatício é menor e nem todo profissional gosta dessa opção.

  • Se você preferir, é possível deixar esse ponto para ser definido em conjunto com o candidato à vaga.
  1. Remuneração

Então, é preciso definir a remuneração para o cargo. Para isso, avalie a média paga para profissionais dessa área. O site Salario.com.br pode servir como uma base. 

Depois, considere quais são as possibilidades de pagamento que não vão prejudicar a gestão financeira da clínica. No mesmo sentido, avalie se vai haver espaço para negociação salarial com os candidatos.

É importante também avaliar quais serão os benefícios para esses profissionais, como vale alimentação, plano de saúde, entre outros. 

  1. Busca de candidatos

Para encontrar pessoas capacitadas, divulgue a vaga em redes sociais, sites de recrutamento e associações de classe, por exemplo. 

Também converse com colegas da área e universidades. Uma boa indicação já ajuda a garantir que o candidato é de qualidade.

  • Uma remuneração atrativa com bons benefícios serve como um ótimo chamariz de candidatos.
  1. Avaliação de currículos

Agora que você já tem candidatos, é hora de avaliar os currículos, conferir a experiência e a formação de cada um deles e comparar com o perfil ideal que definiu no primeiro passo desta lista.

Avalie quem são os mais qualificados e verifique  credenciais, habilidades e experiência.

  1. Entrevista

O currículo não é o suficiente para identificar o profissional mais capacitado para sua clínica. Portanto, convide os selecionados para entrevistas presenciais ou online. 

Nesse momento, faça perguntas que confirmem a experiência alegada no currículo, além de questões para afunilar ainda mais a semelhança desse profissional com o perfil ideal para sua clínica.

Se você está fazendo o recrutamento de médicos e demais profissionais para seu primeiro consultório, vale a pena dar essa atenção.

Engajamento e retenção de talentos

Contratar é apenas o primeiro passo. Depois disso, é preciso trabalhar para manter os profissionais de qualidade na clínica e não perdê-los para a concorrência — seja para outras clínicas e hospitais, seja para abrirem um consultório próprio.

O caminho envolve um tratamento adequado e respeitoso e a criação de um ambiente de trabalho saudável, como veremos adiante neste texto.

Além disso, as políticas de benefícios e o salário devem ser positivas e competitivas, com possibilidades de crescimento. Assim, você reforça o engajamento da equipe e reduz a evasão de profissionais qualificados.

Comunicação interna na gestão de pessoas em clínicas e consultórios médicos

Para manter a eficiência e o entrosamento em sua clínica, é fundamental ter uma comunicação efetiva e transparente. Todos devem estar cientes da agenda, das atividades e dos procedimentos realizados no dia a dia.

Há algumas opções para garantir essa comunicação. Uma delas é contar com agendas físicas e painéis distribuídos pela clínica — no entanto, essa forma é menos organizada, polui a estética da clínica, toma mais tempo de todos os profissionais e não funciona tão bem em tempo real.

Usar WhatsApp e agendas digitais também pode ser uma opção, que possibilita maior agilidade, mas acaba misturando os contatos pessoais e os profissionais, com o WhatsApp, e não tem a efetividade de uma ferramenta feita exclusivamente para a clínica.

É aí que chegamos às ferramentas de chat interno e de agenda digital para clínicas e consultórios médicos. Com tecnologias feitas exclusivamente para estabelecimentos de saúde, você tem muito mais eficiência na comunicação.

Leia mais: 8 ferramentas para facilitar o dia a dia na secretaria da clínica médica.

Treinamento e capacitação de funcionários

O mundo da medicina e da gestão médica se atualiza constantemente. Portanto, a gestão de pessoas em clínicas e consultórios médicos precisa investir em treinamento e capacitação de funcionários.

Isso envolve desde o treinamento médico até os cursos de capacitação para secretários e outros colaboradores.

Para os profissionais da saúde, invista em cursos de especialização para que estejam sempre atualizados em relação às novas técnicas e procedimentos médicos. Para os demais, busque capacitações focadas em gestão de clínicas.

Além disso, você pode apresentar artigos, eBooks e outros textos sobre gestão e prática médica para todos.

Outro ponto importante no treinamento e capacitação de funcionários é prepará-los para o trabalho em equipe, que é fundamental para melhorar o atendimento e os resultados da clínica.

Leia mais: Entenda a importância do trabalho em equipe para que a gestão médica tenha melhores resultados.

Controle de horários na gestão do corpo clínico e dos demais colaboradores

É importantíssimo criar uma escala de trabalho para a equipe da clínica, garantindo que haja sempre pessoas o suficiente para atender a demanda com qualidade, foco e tranquilidade, sem sobrecarregar os profissionais.

Para isso, conte com uma agenda digital que permita visualizar todas as atividades, consultas e cirurgias do dia. A partir da agenda, busque organizar os horários para que:

  • Não haja atrasos e pacientes desatendidos.
  • Os médicos tenham tempo suficiente para se concentrar nos pacientes, mas também possam realizar outras atividades, como pesquisa e estudos.
  • Os auxiliares possam higienizar o ambiente e preparar os equipamentos necessários.

Avaliação de desempenho médico e dos outros funcionários

Para manter a equipe eficiente e evitar que os funcionários se acomodem ou sintam-se desmotivados, faça constantes avaliações de desempenho.

Para isso, liste as demandas e responsabilidades de cada um e acompanhe o trabalho, confira os resultados e faça pesquisas de satisfação com os pacientes. Promova também auto-avaliações dos profissionais, para que eles próprios pensem em seu desempenho.

A partir dessa análise, identifique pontos de melhoria e faça feedbacks com a equipe, elogiando o que está adequado e buscando soluções, em conjunto, para avançar no que ainda pode melhorar.

Também é importante reconhecer e recompensar os profissionais que tiverem o melhor desempenho.

Criação de um ambiente de trabalho saudável 

Uma das missões mais importantes da gestão de pessoas em clínicas e consultórios médicos é criar um espaço agradável para todos os funcionários. 

Além de ser uma ação humanizada, isso deixa os profissionais mais motivados, melhora seus resultados e, como já comentamos, facilita sua retenção.

Para criar esse ambiente saudável e de bem-estar, busque:

  • Disponibilizar intervalos 
  • Evitar a sobrecarga de trabalho
  • Contar com alimentação em um espaço específico na clínica
  • Promover o respeito para todos os funcionários
  • Lidar com conflitos na equipe
  • Estimular o estudo e o avanço dos profissionais
  • Contar com ferramentas tecnológicas que facilitem o trabalho de todos

Uso de tecnologia na gestão de pessoas em clínicas e consultórios médicos

A tecnologia tem o potencial de transformar profundamente o trabalho de todos os profissionais da clínica. Um bom sistema de gestão médica, por exemplo, otimiza a secretaria, organiza os atendimentos, digitaliza o prontuário e facilita o dia a dia de todo mundo.

Além disso, ele pode até simplificar a gestão de pessoas em clínicas e consultórios médicos, organizando os horários e as finanças necessárias para o pagamento de todos sem atraso.

Leve a nossa tecnologia para o dia a dia da sua clínica:

CTA_fundo-gestão-de-ponta-a-ponta

 

Compartilhe nas redes sociais:

Quem confia no ClinicWeb não se arrepende e indica esse sistema para clínicas!
Falar com o comercial
Gabriel Feijo Oliveira - Grupo ProSaúde Aspas Depoimento
O ClinicWeb se destaca por sua abrangência e inovação. Em cada interação, percebemos o empenho da equipe do ClinicWeb em se manter atualizada com as tendências do mercado e em trazer essas inovações para nós, usuários. Graças ao desenvolvimento contínuo do sistema, conseguimos acessar ferramentas essenciais para atrair e engajar nossos pacientes de forma eficaz. ClinicWeb tem se mostrado não apenas uma ferramenta, mas um verdadeiro parceiro estratégico para o nosso negócio.
Gabriel Feijo Oliveira
Grupo ProSaúde
Quem confia no ClinicWeb não se arrepende e indica esse sistema para clínicas!
Gabriel Feijo Oliveira - Grupo ProSaúde Aspas Depoimento
Gabriel Feijo Oliveira
Grupo ProSaúde
O ClinicWeb se destaca por sua abrangência e inovação. Em cada interação, percebemos o empenho da equipe do ClinicWeb em se manter atualizada com as tendências do mercado e em trazer essas inovações para nós, usuários. Graças ao desenvolvimento contínuo do sistema, conseguimos acessar ferramentas essenciais para atrair e engajar nossos pacientes de forma eficaz. ClinicWeb tem se mostrado não apenas uma ferramenta, mas um verdadeiro parceiro estratégico para o nosso negócio.
Falar com o comercial