Um desejo comum de todo médico é ver o consultório sempre cheio de pacientes. Mesmo com a rotina corrida e a divisão de jornadas entre clínicas particulares e hospitais que muitas vezes acontece, ter a agenda completa ainda é a segurança da saúde financeira das clínicas e consultórios.
No entanto, parece cada vez mais difícil preencher as vagas disponíveis. Com a movimentação do mercado e o surgimento de várias clínicas e consultórios ao longo dos anos, a captação de pacientes se apresenta como um desafio maior a cada dia.
Com isso em mente, preparamos este artigo para você que se pergunta: “como conquistar novos pacientes?”, “por que meus pacientes não indicam a minha clínica para amigos e familiares?”, “como lotar a agenda com novas consultas?”, ou até mesmo “o que fazer para ser encontrado?”.
Separamos algumas práticas que podem responder a essas e outras indagações e, finalmente, trazer novas pessoas para o seu consultório médico. Boa leitura!
Atender pacientes por meio de um convênio traz muitos benefícios à clínica, como a facilidade dos pacientes em encontrar o nome do especialista em guias gerais de indicação e a possibilidade de ter recorrência no número de atendimentos.
Para médicos que estão começando a carreira, o atendimento por convênio é uma opção muito interessante. O número de atendimentos realizados em um dia costuma ser maior e a divulgação do profissional acontece sem muito esforço.
Por outro lado, os atendimentos particulares oferecem flexibilidade ao médico, uma agenda menos lotada, mas com mais retorno financeiro, e uma gestão menos burocrática ao especialista. Esses são pontos positivos difíceis de se ignorar.
Saiba mais em: Qual tipo de paciente é melhor, particular ou convênio?
Outros aspectos, como o momento da clínica, objetivos para o futuro e como é a demanda da especialidade que o médico atua, devem ser levados em consideração na hora de responder a essa questão.
Vale ressaltar que médicos mais experientes preferem o método particular, pois já possuem uma base sólida e fiel de pacientes e esse fluxo de consultas é o suficiente para garantir a saúde financeira do consultório.
O profissional que está nos primeiros passos, por sua vez, prefere atender com o auxílio de convênios, já que a recorrência é maior e essas consultas podem ajudar o médico a construir sua reputação na região.
Há, ainda, aqueles profissionais que fazem o atendimento simultâneo entre as duas modalidades, o que é possível, basta manter a agenda online organizada. Muitos especialistas preferem separar os horários mais procurados para atendimentos particulares e deixar o restante da agenda disponível para os convênios, por exemplo.
Problemas com a agenda médica: como resolver?
Agenda vazia ou muitas faltas? Entenda a importância da agenda online para médicos
Independente de qual for o momento da sua carreira como médico, há um ponto em comum entre o profissional que prefere captar mais pacientes particulares e o que prefere o convênio: presença da clínica em canais digitais.
A importância de estar presente nos meios digitais é indiscutível. Evitar erros no marketing em sua clínica é algo fundamental para captar novos pacientes. Então, vamos traçar um breve e simples raciocínio: para haver agendamentos, as pessoas precisam encontrar a sua clínica primeiro, certo?
O que acontece se você não está no mesmo lugar que seu público? A conclusão lógica é que você não vai ser encontrado. Ou, no mínimo, não será encontrado nesses canais de comunicação.
Se seus pacientes estão no universo digital, não basta apenas você estar “presente” nesse meio. É preciso estar ativo para captar esse novo público. Mas como fazer isso da melhor forma?
Uma maneira assertiva é por meio da produção de conteúdo relevante nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público, como o Instagram e o Facebook. Faça postagens frequentes sobre:
A produção de conteúdo, seja visual ou textual, é uma ótima estratégia para atrair e captar um público novo que gera resultados relevantes.
Portanto, considere ter um perfil profissional nas redes sociais e um site médico para veicular esses artigos e vídeos.
A medicina é uma área muito dinâmica e há novos produtos e tratamentos chegando no mercado o tempo todo. Em vista disso, é interessante que a clínica não fique “estática no tempo” e não seja relutante em aceitar essas novidades.
Um exemplo claro é a telemedicina. Muitos médicos já estão em plena transição para essa modalidade de atendimento e a veem como o futuro da medicina.
Inclusive, a não aceitação e a demora em se adaptar é um erro grave que pode comprometer a captação de novos pacientes. É fácil “ficar para trás” e perder pacientes por escolher não investir.
O bom atendimento e a tecnologia são aspectos que possuem uma relação direta. Então, invista em tecnologia para melhor atender seu público, a fim de que seus pacientes possam indicar a clínica para o maior número de novos pacientes possível.
Essas tecnologias podem parecer mudanças pequenas, mas transformam completamente o contato do paciente com a sua clínica médica e podem ser decisivas na hora de captar novas pessoas.
Você deve concordar que a captação de cada novo paciente exige investimento e um esforço de toda a equipe, não é mesmo? O que acontece com frequência em consultórios médicos é a captação de um novo paciente e seu desaparecimento após a consulta.
Uma estratégia que ajuda a economizar capital para a captação de novos pacientes é não perder o contato com pessoas que já tenham realizado uma consulta ou procedimento na clínica.
O ideal é que uma data definida para o retorno seja comunicada ao paciente no término de cada encontro. No entanto, pela falta de um contato mais organizado em sua clínica, essa nova consulta pode não se realizar.
Por isso, a fidelização também é uma estratégia de captação. É recomendado fazer uma lista com os pacientes que estão em situação de pendência em um período pré-definido, como seis meses ou um ano, e estabelecer uma comunicação com eles para fazer um novo agendamento.
Novamente, a tecnologia é uma ferramenta que pode ser utilizada para que esse processo aconteça de forma ágil e automática. Um sistema de gestão para clínicas e consultórios pode facilmente fazer essa relação e, ainda, estabelecer contato com a lista via SMS, e-mail ou WhatsApp.
Quando o paciente está à procura de uma clínica para realizar uma consulta ou procedimento médico, ele, com certeza, realizará uma pesquisa de mercado. A escolha final estará diretamente relacionada à clínica que entrega diferenciais relevantes.
Diante disso, é inegável a necessidade de oferecer mais do que o procedimento clínico que o paciente está buscando. É preciso ter o melhor atendimento, o agendamento mais rápido e simples, conforto em todas as etapas, um pós-atendimento cuidadoso e, claro, formas de pagamento viáveis e diversas.
Sendo assim, há algumas práticas que podem ajudar sua clínica a se destacar entre as concorrentes e ser classificada como a mais diferenciada do mercado, captando um maior número de pacientes:
Captar pacientes é uma tarefa mais complexa do que se imagina e passa por questões que vão desde a inovação do consultório até a fidelização dos pacientes, que irão retornar para novos atendimentos e indicar o seu consultório ou clínica médica para novas pessoas, gerando um ciclo que resultará em uma clínica financeiramente saudável e próspera.
Pense que o melhor caminho para a captação é o meio tecnológico. Adapte-se a essa ideia e sua agenda estará cada vez mais cheia!