O desenvolvimento acelerado da tecnologia e das ferramentas digitais para clínicas certamente mudou a forma de se fazer medicina no mundo todo. Vivemos na era da saúde digital, com cada vez mais formas para oferecer um atendimento médico rápido, eficiente e preciso.
Hoje, médicos contam com sistemas para clínicas, prescrição digital, prontuário eletrônico, atendimentos por teleconsulta, assinatura digital, e muitas outras ferramentas digitais para clínicas médicas.
E isso sem contar nos avanços no tratamento e no diagnóstico, com cirurgias menos invasivas, medicamentos mais eficazes e seguros, exames mais precisos e técnicas mais eficientes.
No entanto, o uso da tecnologia a favor da saúde levanta um novo debate: o que é mais importante em clínicas médicas? Um atendimento humanizado, que leva em conta as necessidades do paciente, ou um atendimento digital, mais rápido e eficiente?
Nós aqui da ClinicWeb sabemos o quanto o atendimento humanizado é importante para a satisfação do paciente e o sucesso do tratamento. Mas também conhecemos as vantagens dos processos digitais na gestão de clínicas e consultórios médicos e no cuidado com o paciente.
Por isso, acreditamos que não é preciso escolher um dos dois. Pelo contrário. Com boas estratégias, um sistema para clínicas e os processos digitais corretos, é possível usar a tecnologia para deixar o atendimento mais eficiente e também mais humanizado - combinando o melhor dos dois mundos.
Quer saber como fazer isso para transformar a experiência do seu paciente? A equipe ClinicWeb te conta:
Antes de falarmos sobre como colocar em prática os dois tipos de atendimento, é preciso entender os seus conceitos e como eles podem tanto entrar em conflito quanto se complementar: tudo depende do posicionamento da sua gestão médica.
O atendimento humanizado é aquele que leva em conta um bom acolhimento ao paciente, prezando a empatia, tendo paciência na hora de consultar e cuidado extra ao tratar. É um atendimento que trata o paciente não como um problema, mas como uma pessoa que precisa de ajuda.
Para te ajudar com ele, preparamos um texto exclusivamente sobre o assunto. Confira: Como aplicar o atendimento humanizado em sua clínica.
Já o atendimento digital é diferente. É aquele atendimento que conta com processos digitais para lidar com os desafios da gestão médica. Ele oferece precisão e velocidade.
É um atendimento que permite o envio de prescrições de forma eletrônica, conta com o prontuário à mão para agilizar a consulta e ainda oferece uma agenda inteligente para facilitar os processos também na hora do agendamento. E esses são só alguns exemplos disso.
Também possuímos um texto especialmente sobre a transformação possibilitada pela tecnologia: Como tornar a sua clínica ou consultório médico mais digital?
Afinal, com um atendimento mais rápido - ofertado pelas ferramentas digitais, que deixam o prontuário e a prescrição infinitamente mais fáceis de usar - o médico pode acabar fazendo tudo de forma automática, liberando o paciente mais cedo, sem tirar o tempo para dar a devida atenção a ele.
Esse é um dos caminhos mais rápidos para a insatisfação do paciente. Mesmo que seu tratamento esteja correto e resolva o problema, a falta de atenção faz com que o paciente se sinta descontente e dificilmente será fidelizado.
Por outro lado, você pode fazer um atendimento totalmente humanizado, personalizado e acolhedor. Mas se essa consulta for demorada, ineficiente e imprecisa, seu paciente também vai se sentir insatisfeito.
Todo o trabalho de humanização pode ser jogado fora se na hora de marcar a consulta você depender de uma agenda tradicional falha, que vai causar remarcações ou problemas de horário.
Também será insatisfatório se a consulta demorar demais porque o médico não consegue encontrar a informação no maço de papéis de um prontuário tradicional. Pior ainda se a prescrição feita à mão for incompreensível e levar o cliente a comprar o medicamento incorreto.
Por isso, é preciso trabalhar para que a tecnologia seja uma parceira, e não uma barreira no atendimento ao paciente! Como já dissemos, é possível combinar o melhor dos dois mundos e ter um atendimento rápido, eficiente e também humanizado. Continue lendo e descubra como chegar lá.
Essa dica é a principal chave para combinar as vantagens do atendimento digital com as possibilidades de humanização.
As ferramentas digitais permitem que você automatize vários processos, reduzindo o tempo gasto em cada consulta. Assim, você pode fazer atendimentos muito mais rápidos.
No entanto, ao invés de simplesmente agilizar as consultas, você pode aproveitar o tempo ganho com as ferramentas para realmente dedicar-se a ouvir o paciente. Sente-se com ele à mesa do seu consultório, tire dúvidas, converse sobre os sintomas e explique o tratamento com cuidado e calma.
Nada de ter pressa para liberar um paciente e correr para o próximo. Ganhando tempo ao otimizar atividades rotineiras, é possível ter um atendimento muito mais cuidadoso, que vai facilitar o trabalho de fidelizar pacientes.
Além disso, ao oferecer uma comunicação personalizada e realmente conhecer o paciente, o resultado não é só mais satisfação e fidelização. Você consegue também diagnosticar com mais precisão, prever problemas de saúde e até convencê-lo a seguir tratamentos mais complexos.
Também vale lembrar que a tecnologia ainda vai permitir o atendimento de um número maior de pacientes. Afinal, os processos de gestão da clínica vão ficar mais ágeis, melhorando a organização da sua agenda.
O uso da tecnologia não deve se limitar a ganhar tempo e eficiência no seu atendimento. Seu potencial é ainda maior, podendo ser direcionado para dar melhor satisfação ao paciente.
Uma prescrição digital, por exemplo, permite que o paciente tenha mais facilidade na hora de comprar os medicamentos e de seguir o tratamento indicado.
A teleconsulta ajuda pacientes que estão distantes de sua clínica de forma rápida e segura, permitindo que você dê maior atenção ao tratamento, com orientações mais frequentes.
O agendamento online dá a possibilidade do próprio paciente agendar sua consulta em qualquer horário do dia. Com isso, ele tem mais liberdade e praticidade na hora de marcar um atendimento.
O cadastro de pacientes no seu sistema agiliza a triagem e permite que seu recepcionista esteja mais preparado na hora de acolher o cliente.
Esses são alguns exemplos de como o atendimento - em todas as etapas - pode ser melhorado com as ferramentas digitais para clínicas. Leve isso em conta, junto às outras vantagens que elas podem apresentar.
Mas, para conseguir isso tudo, é preciso contar com ótimas ferramentas digitais, integradas a um sistema de gestão de clínicas médicas realmente eficiente. Dessa forma, você pode oferecer o melhor atendimento possível.
As ferramentas digitais para clínicas médicas proporcionam muitas vantagens para a organização, atendimento, diagnóstico e tratamento, não é? Mas você saber aplicar isso não é o bastante! Seu paciente também precisa estar ciente desses benefícios.
Ao ver como as suas ferramentas digitais deixam o atendimento mais preciso e o tratamento mais eficiente, ele vai notar o seu profissionalismo e lembrar disso quando precisar voltar a consultar.
Você pode apresentar para ele:
E esses são só alguns exemplos!
Essa apresentação das vantagens pode ser feita durante a consulta, de forma sutil, ou mesmo através de postagens nas suas redes sociais, site e outros canais que o paciente tenha acesso.
Nesse momento, também é importante educar o paciente para usar as ferramentas que dependem dele. Tanto a prescrição digital quanto a teleconsulta, por exemplo, dependem de algum tipo de ação do paciente - por mais simples que sejam. Por isso, dedique um pouco de esforços para mostrar ao paciente como usá-las sem dificuldades.
Não é apenas sua clínica médica que evoluiu com a tecnologia. Os pacientes também transformaram sua maneira de trabalhar, conviver e passar o tempo - tudo se tornou muito mais digital!
É preciso levar isso em conta em todas as etapas do atendimento. Conheça quem são os pacientes na era da saúde digital e busque oferecer uma consulta adequada.
Além disso, esteja nas redes sociais, criando conteúdo e reforçando o relacionamento com seu paciente, para que ele possa sentir-se conectado à sua clínica mesmo quando não tem um atendimento marcado.
Também disponibilize um canal direto de contato, possibilitando uma comunicação que gere proximidade com o paciente.