Engana-se quem pensa que as transformações digitais na gestão da área da saúde aconteceram somente por conta da covid-19.
Antes disso, a internet já era utilizada para aproximar pacientes dos cuidados com a saúde e a tecnologia já lançava tendências e novidades na gestão médica, ano após ano, a fim de automatizar processos e entregar mais resultados.
Porém, com a pandemia, a transformação digital acelerou, principalmente por conta do distanciamento social. Isso tudo levou à adoção de diferentes medidas em grande parte das cidades brasileiras, como a adesão às teleconsultas, a fim de evitar a propagação da doença.
Mas o que esperar para o ano de 2022? O que muda com a “nova normalidade” que a pandemia do coronavírus trouxe? Quais tendências e novidades vieram para ficar? Para saber tudo isso, continue a leitura:
Nos últimos anos, quase metade das novas tecnologias emergentes enumeradas pelo Fórum Econômico Mundial tem relação direta com a saúde, ou irá causar algum impacto significativo.
Isso envolve profundamente a gestão médica, com o surgimento de tecnologias como prontuários eletrônicos, agendas onlines e plataformas de teleconsultas, que se tornaram essenciais no trabalho de médicos e sua equipe.
A telemedicina, por exemplo, mostrou-se essencial durante a pandemia e continua importante em clínicas e consultórios médicos, principalmente por oferecer conforto, praticidade e acessibilidade para pacientes que não podem, ou não querem, deslocar-se até os estabelecimentos de saúde.
Tudo isso auxilia na administração de clínicas e consultórios médicos e deixa espaço para o atendimento humanizado, outra grande tendência na saúde.
De fato, com tudo isso, o ideal é realizar uma migração completa do uso de papéis para um sistema online integrado de gestão médica.
Dessa forma, tanto a gestão administrativa quanto a financeira ficam alocadas em um só lugar e você conta com funcionalidades que podem transformar totalmente a sua rotina e o atendimento ao paciente.
Entre as principais tendências tecnológicas na gestão médica de 2022 podemos citar:
Outro ponto importante é realizar o atendimento por meio de redes sociais, como o WhatsApp, para marcar e desmarcar consultas. Isso leva um conforto maior aos seus pacientes que não precisam ir até seu estabelecimento para marcar um horário, ou ainda, gastar minutos em uma ligação.
O uso de smartphones e redes sociais no atendimento dá a oportunidade de realizar mais de um atendimento por vez.
Além disso, esses aparelhos se tornam uma importante ferramenta de trabalho na área da saúde. Já que podem ser levados a qualquer lugar, permitem pesquisas, tirar fotos para um melhor diagnóstico e ainda acesso a sistemas de gestão médica, como o ClinicWeb.
A tecnologia mostra mais profissionalismo, principalmente em clínicas e consultórios médicos, em que os pacientes entendem que quanto maior for a presença de tecnologia no ambiente, maior é a autoridade e o sucesso nos serviços oferecidos pelos médicos.
Outra mudança significativa que ocorre após esses dois anos de pandemia, é a transformação nos perfis dos pacientes. O comportamento digital do paciente, que já era muito presente, vem se tornando cada vez mais forte.
Eles buscam soluções de saúde que sejam ágeis e eficazes, e fazem essa busca pelo meio digital.
A pandemia da covid-19 acelerou a potencialização do comportamento digital pela necessidade do distanciamento social, pela busca de informações preventivas de qualidade e para um maior cuidado com a saúde. Em resumo, a crise impulsionou a evolução tecnológica do paciente.
Agora, clínicas e consultórios médicos precisam estar preparados para receber esses pacientes, colocando-os no centro de todo o processo. Dessa maneira, é necessário entender as dores que eles enfrentam, as necessidades e as expectativas, a fim de lidar com o papel cada vez mais ativo dos pacientes nas consultas.
Dessa maneira, a criação de conteúdos relevantes dentro da área da saúde se tornou uma estratégia de marketing ainda mais valiosa nos tempos atuais, já que permite a distribuição de informações ao mesmo tempo em que mostra que sua clínica é preparada e pode ser a solução que seus possíveis pacientes procuram.
Sendo assim, os meios digitais se tornam uma forte ferramenta para o acesso à saúde, pois é por meio deles que os pacientes entram em contato com informações em tempo real e ainda têm acesso às suas próprias informações médicas em sistemas, aplicativos ligados a estilo de vida, dietas, atividades físicas etc.
Os desejos de acesso em tempo real aos serviços de healthcare, como o uso de aplicativos de saúde e bem-estar, levou a uma rápida consumerização no setor da saúde. Sendo assim, o paciente agora tem papel ativo em relação às decisões tomadas com os próprios cuidados.
Isso forçou todo o processo de atendimento a focar ainda mais na experiência do paciente, o que se tornou prioridade também para o marketing digital na saúde, que apresenta outras fortes tendências na gestão médica de 2022.
Há diferentes tipos de pacientes, com suas próprias demandas e etapas com a clínica. Por isso, é essencial realizar a segmentação de pacientes no marketing médico, o que pode ser um processo facilitado por sistemas como o ClinicWeb.
Dessa maneira, você direciona estratégias mais focadas em cada nicho de pacientes, que podem possuir as mesmas características, como idade, sexo, classe social e localização, ou enfrentam dores semelhantes.
O uso de vídeos para a criação de conteúdos em redes sociais ganhou destaque nos últimos anos e continua a crescer atualmente, principalmente com o surgimento do TikTok e do IGTV no Instagram.
Hoje, os vídeos são o tipo de conteúdo que mais converte e gera engajamento nas redes sociais. Além disso, apresentam várias vantagens, como a facilidade de produção. Com um único smartphone é possível criar, editar e compartilhar seus conteúdos.
Uma pesquisa realizada pelo grupo Globo, em parceria com o Ibope, revelou que 57% dos entrevistados começaram a ouvir podcasts na pandemia. Essa maneira de repassar informações coincide muito com o novo perfil de paciente digital.
Eles querem consumir informações com praticidade e sem perda de tempo, algo que o podcast oferece. Ele pode ser ouvido em qualquer lugar e enquanto a pessoa realiza outras atividades.
Assim, podcasts são uma ótima maneira de compartilhar informações sobre tratamentos, prevenção e muito mais. Porém, é essencial manter o cuidado para distribuir conteúdos verdadeiros e não sensacionalistas, pois isso também pode prejudicar a imagem de sua clínica ou consultório médico.
O gatilho da "prova social” é um dos mais fortes no marketing digital, principalmente com os novos perfis de pacientes. É analisando a experiência de outras pessoas que ele decidirá se vale a pena ou não consultar em sua clínica.
Dessa maneira, oferecer um atendimento humanizado e focado na experiência do paciente pode render boas avaliações. Também é importante solicitar essas avaliações e pedir feedbacks constantes sobre no que e como melhorar.
Por fim, outra tendência para o ano de 2022 é a segurança de dados. O assunto esteve bastante presente em 2020 e 2021, por conta da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que já entrou em vigor.
Para aqueles que ainda não se adaptaram, é essencial realizar essas mudanças o mais rápido possível, para evitar as penalizações, que envolvem a aplicação de multas e até mesmo a suspensão das atividades relacionadas ao tratamento de dados pessoais.
Para evitar que você lide com problemas dessa natureza, que podem causar sérias infrações, vamos a algumas dicas para adequar sua clínica à LGPD:
Quer saber mais? Então leia: 6 dicas para preparar a sua clínica para a LGPD