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Como trabalhar o lado emocional de seu paciente?

Escrito por Bruno Pereira | Nov 1, 2017 2:00:00 AM

Todos sabemos que hospitais e clínicas comportam as mais diferentes emoções em seu dia a dia. Nestes ambientes são dadas informações e notícias que podem, dali para frente, mudar a vida de muitas pessoas.

Pacientes, familiares, médicos, enfermeiros e demais funcionários: todos acabam expostos à essa corrente emocional que está presente corriqueiramente nesses locais.

Tendo em vista isso, nós trouxemos algumas dicas de c omo sua clínica pode trabalhar com seus profissionais para que eles saibam lidar com o estado emocional de seus pacientes. Confira!

Saiba informar

O recebimento de notícias, sejam elas graves ou tranquilizantes, costuma dar margem à diferentes reações emocionais. Resultados de exames, diagnósticos e o andamento do quadro de saúde de seu público são sempre recepcionados com muita apreensão pelos pacientes e familiares.

Por isso, é necessário ressaltar a importância de capacitar seus profissionais para que saibam, de maneira precisa, comunicar as informações necessárias aos seus pacientes e/ou familiares. No caso de diagnóstico preocupante é imprescindível que o médico ou a médica saiba comunicar de forma humana e equilibrada as informações referentes à saúde do paciente.

Apesar do teor da notícia, é importante que o profissional da saúde deixe claro as futuras perspectivas do paciente para conseguir lidar e viver com seu diagnóstico, explanando tratamentos e cuidados à serem tomados.

No caso de um diagnóstico mais positivo, o profissional precisa comunicar as informações de forma que – apesar do diagnóstico não apresentar nada relativamente preocupante – os cuidados e as precauções continuem sendo tomadas.

Ponderar as informações, de maneira com que seu paciente não entre em colapso emocional, é uma tarefa que melhora não apenas o dia de seus pacientes e familiares, mas também a atmosfera do ambiente de trabalho.

Saiba diferenciar o excesso de emoções com os casos patológicos

Dependendo do que seu paciente está prestes a ouvir, sua reação pode ser a mais exaltada possível. Receber a informação de que sua saúde não está bem é, no mínimo, alarmante.

Entretanto, nesse contexto, torna-se necessário que durante o atendimento o profissional saiba separar o que é exaltação e descontrole emocional e o que é uma patologia relacionada a saúde mental do paciente.

Os transtornos emocionais e psicológicos também precisam ser diagnosticados e tratados, de maneira que esses pacientes também se atentem aos cuidados de sua saúde mental. Identifique e indique o profissional que melhor possa cuidar desse quadro, caso não seja uma especialidade que sua clínica atende.

Tenha empatia

Essa talvez seja a dica mais essencial para que sua clínica consiga lidar e trabalhar com o emocional de seus pacientes. Antes de clientes, são seres humanos, dotados de emoção.

Portanto, esclareça com seus funcionários a importância de ter atitudes humanas e empáticas e que toda empresa prestadora de serviços de saúde precisa contar com uma equipe que saiba lidar com suas tarefas e que tenha empatia por tudo que seus pacientes e seus familiares estão passando ou prestes a passar.

Apesar da empatia ser essencial, o profissional também precisa ser preparado para que essa corrente de informações e emoções não interfira em seu cotidiano, não prejudique o desempenho de suas tarefas e atividades nem sua vida pessoal.

E aí, preparados para aplicar as dicas? Sua clínica já utilizava alguma delas? Conte-nos sobre sua experiência através de nossas redes sociais. A ClinicWeb trabalha para que você atenda cada vez melhor seus pacientes. Conte sempre com a gente!