O atendimento Home Care, ou assistência médica domiciliar, envolve uma série de objetivos que têm como finalidade melhorar a saúde do paciente e dar uma melhor qualidade de vida para ele.
O Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead) encomendou um censo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que registrou um crescimento notório do Home Care nos últimos anos.
Apenas de 2018 para 2019, foi registrado 22,8% de aumento na quantidade de estabelecimentos de saúde que ofertam o serviço.
Segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, todas as regiões brasileiras tiveram um aumento considerável no número de estabelecimentos, principalmente durante a pandemia da covid-19.
Esse serviço — que surgiu nos Estados Unidos na década de 1940, após a Segunda Guerra Mundial — tornou-se importante em todo o mundo e vem ganhando muito espaço nos últimos anos.
Sendo assim, saber tudo sobre ele e entender se é viável para a sua clínica oferecê-lo, é essencial para se destacar no mercado e oferecer o melhor atendimento para seus pacientes.
Foi pensando nisso que separamos tudo o que você precisa saber sobre Home Care ao longo deste texto, incluindo o que é, como fazer, como cobrar, se vale a pena ofertá-lo em sua clínica e como a tecnologia o tornou ainda mais acessível. Acompanhe a leitura!
Traduzindo de forma adaptada para o português, Home Care significa “cuidados em casa”.
Em outras palavras, é quando o médico responsável pelo paciente recomenda ou libera o paciente para continuar o tratamento médico em seu lar.
Entre os principais objetivos e benefícios, o Home Care:
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O serviço de Home Care é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Resolução da Diretoria Colegiada nº11 de 2006, que determina todas as normas de funcionamento para serviços de atendimento domiciliar.
Órgãos como a Agência Nacional de Saúde Suplementar, a Secretária de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e outras associações e companhias que prestam serviços de Home Care, também contribuem com as diretrizes desse setor.
Todas as empresas que prestam serviços de atendimento domiciliar, sendo hospitalares ou não, devem ter hospital de retaguarda para garantir a reinternação do paciente em casos de intercorrência de alguma condição que impeça a continuidade do atendimento Home Care.
O serviço de Home Care deve ser prestado por uma equipe multiprofissional, que varia de acordo com a necessidade do paciente que está sendo tratado.
Dessa maneira, dentro do atendimento domiciliar pode-se incluir:
Além disso, também incluem rotinas de higiene do paciente, administração de dieta e medicamentos, exercícios de reabilitação motora (fisioterapia) e respiratória, além de consultas médicas e de enfermagens frequentes.
Para que todo o tratamento ou acompanhamento médico tenha sucesso, é necessário incluir outros profissionais de saúde no processo, além do médico, como nutricionistas, fisioterapeutas e até mesmo dentistas.
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Serviços privados de Home Care precisam ser levados a sério e cobrados de maneira profissional, principalmente para pagar os recursos que a modalidade exige, como os próprios profissionais atuantes. Sem ambos, fica insustentável manter o paciente em sua casa.
Para que você melhore sua cobrança e tenha um bom rendimento, separei algumas dicas que podem te ajudar:
Outro ponto importante é definir sua tabela de preços referente aos cuidados e serviços prestados de acordo com a média de sua região. Para isso, você pode pesquisar o valor cobrado pelos seus concorrentes e pelos convênios médicos.
O serviço de Home Care pode apresentar limitações importantes no atendimento e no tratamento do paciente, principalmente por ser realizado fora de uma unidade de saúde.
Por isso que a equipe multiprofissional é tão necessária. Dessa maneira, você garante uma melhor qualidade do atendimento e dos serviços prestados.
Sendo assim, se você quer prestar atendimento domiciliar em sua clínica, garanta parcerias com outros profissionais para realizar um serviço de qualidade e não comprometer a saúde do seu paciente.
Como você já sabe, também é necessário contar com um hospital de retaguarda para garantir a saúde e o bem-estar do paciente. Portanto, se você deseja trabalhar com esse serviço, tudo isso precisa estar em ordem e bem definido.
Por fim, para oferecer esse serviço, é muito importante realizar um planejamento para contabilizar gastos e o tempo necessário em cada consulta. Além disso, contar com ferramentas tecnológicas para te ajudar a ter mais tempo, e organizar melhor sua gestão, é fundamental para ter sucesso na área.
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Com a autorização do projeto de lei n.º 13.989, de 15 de abril de 2020, que permitiu às práticas da telemedicina no Brasil, você pode utilizar essa ferramenta para realizar teleconsultas de Home Care. O Software de Gestão Médica ClinicWeb conta com a funcionalidade de Teleconsulta.
Por meio dessa ferramenta você conta com:
Além disso, ao oferecer teleconsultas em seus serviços, você gasta menos com deslocação, já que não precisará ir até a residência do paciente toda vez que for realizar uma consulta de rotina, por exemplo — o que pode te fazer perder muitas outras consultas e ter gastos maiores com combustível e manutenção do veículo.
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