A Medicina é uma das áreas que mais evolui com sucessivos avanços científicos e tecnológicos.
Novos equipamentos, medicamentos e descobertas demandam, dos profissionais da saúde, constante atualização sobre tudo que, dia após dia, transformam a profissão.
Recentemente, uma prática da medicina que sempre foi assunto de debate e controvérsias acabou por ser regulamentada: o atendimento médico online. A pandemia de covid-19 certamente acelerou o processo da telemedicina que, sem dúvidas, traz benefícios aos pacientes e ao mercado.
Neste contexto, a tecnologia se coloca novamente como aliada da medicina, uma vez que, para as consultas à distância, ela é fundamental no atendimento aos pacientes.
Para entender como a tecnologia está atrelada à esta fatia do atendimento médico, a Resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) número 2.314, de 20 de abril de 2022, define a telemedicina como o exercício da medicina mediado por tecnologias digitais, de informação e de comunicação, para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde.
Essa resolução regulamenta a telemedicina no Brasil após um amplo debate reaberto em 2018 com entidades médicas e especialistas, e substitui a Resolução CFM nº 1.643/2002.
É assim que a internet, que utilizamos para uma série de tarefas do dia a dia, como fazer compras, conversar com família e amigos, trabalhar e estudar, também serve para viabilizar consultas médicas.
Mas, para se realizar a teleconsulta, é preciso mais tecnologia do que uma boa conexão com a internet.
Neste artigo, vamos falar sobre como realizar uma teleconsulta que não perca em qualidade para os atendimentos presenciais. Confira.
- O que é teleconsulta?
- Como uma teleconsulta é realizada?
- Benefícios do atendimento médico online
- O sistema de apoio que faz a diferença
O que é teleconsulta?
A teleconsulta é um braço da telemedicina que se caracteriza pela implementação de metodologias interativas de comunicação entre paciente e profissional.
Esse tipo de atendimento, sem contato físico, sempre gerou um amplo debate entre a classe médica, mas foi importante – e, por isso, regulamentado – durante a pandemia, quando o distanciamento social foi um imperativo regulamentado legalmente por decretos municipais, estaduais e federais.
A norma assegura autonomia ao médico – que deve estar inscrito nos Conselhos Regionais de Medicina – da decisão sobre utilizar ou recusar a telemedicina, indicando o atendimento presencial sempre que entender necessário.
Essa autonomia é limitada aos princípios da beneficência e não maleficência do paciente, além de que deve ser em consonância com os preceitos éticos e legais.
À época, o relator da norma, Donizetti Giamberardino, ressaltou que a consulta médica presencial segue como padrão ouro. Ou seja, o atendimento presencial é referência no atendimento ao paciente.
No entanto, a telemedicina serve como um importante ato complementar à assistência médica, principalmente porque permite o acesso a milhares de pacientes.
Essa resolução também colocou a assistência médica brasileira em sintonia com a inovação e os avanços da tecnologia.
Como uma teleconsulta é realizada?
A teleconsulta é realizada por videoconferência, que pode ser feita por meio de computadores, smartphones ou tablets, permitindo que o paciente seja atendido por um médico sem sair de casa.
Ela pode ocorrer de duas formas diferentes, síncrona e assíncrona, cada qual com suas vantagens:
Teleconsulta síncrona
As teleconsultas síncronas se caracterizam pelo atendimento em tempo real do médico com o paciente. Nesse caso, a consulta precisa ser agendada e o paciente tem acesso imediato ao diagnóstico, podendo realizar perguntas e receber as respostas instantaneamente.
É o método mais parecido com as tradicionais consultas presenciais, e é geralmente realizado por videochamada, mas chamadas de voz e mensagens instantâneas também podem ser opções, ainda que menos comuns e menos eficientes.
Teleconsulta assíncrona
Nas teleconsultas assíncronas, o horário de atendimento é diferente para o médico e o paciente, realizando-se por meio de formulários e questionários a serem enviados para o paciente, respondidos e enviados de volta para o médico.
Esse método é menos comum e indicado para casos não urgentes, que não necessitem da interação direta entre profissional e paciente ou para retorno e avaliação de exames.
[hubspot portal="20499330" id="4ffc3787-0033-444f-ba01-3a3dec2c2a68" type="form"]Benefícios do atendimento médico online
São várias as comodidades de receber atendimento médico de casa, algo permitido por meio de inovações tecnológicas que são muito bem-vindas para tornar a experiência o mais otimizada e acessível possível.
Entre os benefícios, relacionamos os mais relevantes:
Atendimento para quem não consegue sair de casa
Ainda hoje existem muitos obstáculos em relação à acessibilidade, o que representa desconforto para pacientes que possuem dificuldade em se locomover, como pessoas com deficiência física e idosos.
Na outra via, grande parte dos médicos não fazem atendimento domiciliar, ou cobram a mais por esse tipo de consulta presencial que necessita de seu deslocamento, se tornando financeiramente inacessível aos pacientes.
Redução na sobrecarga dos serviços de saúde
Uma pesquisa realizada pela PUC-PR e Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), publicada na Frontiers in Digital Health, que analisou dados de três cidades brasileiras (Curitiba, São Bernardo do Campo e Catanduva) entre julho a outubro de 2020, mostrou que o atendimento médico à distância, utilizando plataformas de telemedicina e chatbots, reduziu a sobrecarga do sistema de saúde.
Durante o período avaliado, a sobrecarga era grande devido à pandemia de covid-19, mas essa é a realidade de diversas cidades brasileiras.
Com a teleconsulta, há uma redução na sobrecarga, fila de espera e grandes deslocamentos.
Mais acesso às especialidades médicas
Em algumas regiões do Brasil, especialmente nas cidades de pequeno porte e geograficamente distantes das capitais, faltam médicos especialistas em determinadas áreas.
Os pacientes procuram por consultas e procedimentos em cidades vizinhas, com necessidade de deslocamento, às vezes de centenas de quilômetros, gerando uma demanda de serviço que poderia ser suprida pela telemedicina.
Além da teleconsulta tradicional, feita por meio de encaminhamento do generalista para o especialista, e que ocorre entre médico e paciente, o atendimento online permite também consultas entre especialistas, ou teleinterconsultas.
Esse é um serviço muito útil, por exemplo, no caso de exames que necessitam da leitura de mais de um médico. À distância, a telessaúde estabelece uma comunicação direta entre os profissionais.
Em geral, esse tipo de atendimento é solicitado pelo médico que atende o paciente de forma presencial, mas precisa da opinião de um especialista que não reside por perto.
Neste caso, a teleinterconsulta acelera o diagnóstico do paciente por suprir a necessidade de uma reunião presencial.
Leia mais: Como melhorar a jornada do paciente em uma clínica médica.
Redução de custos para sua clínica médica
As teleconsultas são uma ótima ferramenta de otimização de recursos, tanto temporais quanto financeiros, especialmente para médicos que atendem em mais de uma clínica ou município. Somado ao tempo de deslocamento, há o custo de transporte, que encarece a rotina.
A teleconsulta surge como método para o atendimento eficaz da demanda de serviços médicos, mesmo a longas distâncias. É uma forma segura, econômica e eficiente de se realizar as consultas, mantendo o número de atendimentos e cortando gastos.
Auxílio na prevenção à saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 60% dos atendimentos de triagem médica poderiam ser resolvidos online. Ainda assim, grande parte das consultas de saúde primárias são realizadas em consultório clínico.
Mas, a partir da regulamentação e popularização da telemedicina, a atenção primária pode utilizar dessas novidades. Médicos e os demais profissionais que cuidam da prevenção à saúde conseguem tratar com qualidade seus pacientes de forma remota.
Além da telemedicina, com atendimento médico, é possível oferecer cuidados remotos com uma equipe multidisciplinar de saúde formada por psicólogos, nutricionistas e outros segmentos da saúde.
Com esse tipo de atendimento, também é possível promover a educação e conscientização da comunidade sobre práticas importantes para a saúde. É um caminho para tornar sua clínica ou consultório médico mais digital.
Segurança para médico e paciente
Quando se fala de novas tecnologias e serviços online, sempre é levantado um válido questionamento relacionado à segurança de dados.
As teleconsultas oferecem um atendimento seguro para os pacientes, pois as informações e dados entre médicos e pacientes são criptografados.
Outra vantagem é que os exames ficam armazenados em nuvem, só podendo ser acessados com login e senha próprios do profissional ou paciente.
Além de preservar dados a salvo, o serviço de nuvem permite o acesso aos resultados de forma remota a qualquer hora, bastando uma conexão com uma rede segura de internet.
Outra vantagem do sistema em nuvem, como o MedPlus, é manter a organização dos dados e exames, facilitando o acesso ao histórico do paciente. Além de ser eficiente para o médico, é prático para o paciente, pois previne desencontros de informações ou um simples esquecimento de um exame, que não precisa mais ser impresso, uma vez que já está em formato digital disponível para acesso.
Essa prática age também como facilitadora para a emissão de laudos médicos, uma vez que podem ser arquivados e enviados ao paciente de forma online e estão disponíveis para acesso a qualquer momento, e também ao arquivamento no prontuário eletrônico.
O sistema de apoio faz a diferença
Em tempos de evolução tecnológica, se conectar a ferramentas digitais ajuda a aprimorar o atendimento ao paciente. Assim, as teleconsultas já são muito utilizadas como forma de oferecer acesso à saúde a todos que necessitam.
Contudo, para aproveitar todos os benefícios da aplicação da telemedicina , é necessário um sistema de gestão eficiente, que auxilie na organização dos processos de uma clínica médica. Desde os horários das teleconsultas, até a segurança dos dados dos pacientes, tudo precisa caminhar perfeitamente alinhado para potencializar os resultados desse atendimento.
O MedPlus leva aos seus usuários uma experiência inovadora na gestão organizacional e financeira de suas clínicas e consultórios médicos, atendendo todas as suas necessidades.
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