É fato que os convênios médicos atraem mais pacientes para as clínicas e consultórios. No entanto, as taxas cobradas por eles fazem com que médicos precisem trabalhar mais para alcançar o valor de uma consulta particular. Por esse motivo, há uma constante busca por pacientes particulares para equilibrar a saúde financeira da clínica.
No entanto, existe uma certa dificuldade para que esses estabelecimentos consigam captar pacientes particulares com frequência. E, é claro, essa é uma questão ligada diretamente ao sucesso da clínica e do setor financeiro. Por isso, estratégias para alcançar mais pessoas e conseguir pacientes devem ser pensadas com certa frequência.
Colocando em prática algumas atitudes, como a flexibilização no pagamento, o investimento em marketing médico, uma gestão médica de sucesso e um bom atendimento, sua clínica pode mudar esse cenário e ter cada vez mais pacientes.
Quer saber como fazer isso? Continue sua leitura e confira as principais maneiras de atrair pacientes particulares para sua clínica ou consultório médico.
O mercado da saúde está repleto de médicos com clínicas e consultórios que oferecem serviços iguais ou muito semelhantes. Para se destacar e atrair mais consultas particulares, invista em algo essencial que torne o seu trabalho mais fácil e melhore a jornada do paciente: conte com a tecnologia para se comunicar.
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Diversas clínicas ainda não implementaram recursos digitais em suas rotinas, o que pode impactar no atendimento e na impressão que o paciente tem do estabelecimento.
Para isso, é importante que se faça um investimento em softwares de gestão, por meio deles o atendimento e a experiência de seu paciente em sua clínica médica pode mudar completamente, principalmente com a presença de funcionalidades como as presentes no sistema ClinicWeb.
Mas não é só isso, conte também com as redes sociais para manter a comunicação com seu paciente! Estar presente em redes como Facebook, Instagram e implementar o uso do WhatsApp é essencial.
O WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas pelos seus pacientes. Por isso, usá-lo para agendar consultas e confirmar horários é uma ótima maneira de ter a tecnologia como um diferencial na comunicação da sua clínica ou consultório médico.
Uma das maneiras de valorizar a sua clínica e, assim, atrair pacientes particulares, é oferecer um ambiente que seja realmente aconchegante.
Para fazer isso aposte em melhorias como pintura, cadeiras e sofás confortáveis e em boas condições, iluminação eficiente e uma decoração que enalteça os espaços da clínica.
É muito importante pensar nas cores que serão usadas em cada ambiente. Optar por tons mais claros é sempre uma boa ideia, pois eles passam um aspecto de limpeza e tranquilidade para as pessoas.
Caso você tenha dúvidas sobre a escolha da cor ideal, é importante ler um pouco sobre a psicologia das cores ou contar com a assessoria de um arquiteto.
Manter a limpeza e a organização impecáveis, e evitar que a sala de espera fique com muitos pacientes aguardando consultas, também é uma forma de fazer com que o ambiente fique mais aconchegante.
Por isso procure realizar uma gestão eficiente da sua agenda, mantendo todos os horários organizados com intervalos breves entre eles.
O agendamento é um processo que está diretamente ligado ao atendimento dos seus pacientes. E quando essa etapa do relacionamento com a clínica ocorre de maneira negativa, a probabilidade de ficar uma má impressão do consultório é bem grande.
É possível facilitar essa ação com a implementação da agenda médica online, que apresenta muitas funções que vão facilitar seu trabalho como médico, diminuir a inadimplência de pacientes e ainda melhorar a comunicação interna de sua clínica médica.
Isso tudo acontece por meio das funções que uma agenda médica como da ClinicWeb possui:
Com tudo isso, a experiência de seus pacientes durante a consulta vai mudar para melhor com um atendimento mais humanizado e focado no que realmente importa: o bem estar e a melhora do paciente.
A flexibilização nos formatos de pagamento é extremamente importante. Até porque nem todos os seus pacientes poderão pagar o valor da consulta particular de uma só vez.
Por isso, é importante contar com múltiplos formatos de pagamento. Os principais disponíveis no mercado e que podem ser adotados em sua clínica são os seguintes:
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Vale a pena avaliar seu financeiro e entender quais opções são mais viáveis para sua clínica levando em conta seu público e o tamanho do seu negócio.
A divulgação de sua clínica é essencial para que mais pessoas a conheçam e entrem em contato para agendar consultas e conhecer os serviços oferecidos.
O marketing digital para médicos é uma ótima maneira de apresentar a imagem de seu consultório para o seu público na internet. Em redes como o Facebook e o Instagram, é importante publicar conteúdos sobre:
O marketing digital proporciona ferramentas para alcançar diferentes tipos de pessoas por meio da presença online.
Presença online é muito mais do que presença nas redes sociais, também é sobre ter um site bem rankeado utilizando estratégias de SEO para fazer sua clínica ou consultório ganhar espaço no digital e conquistar mais clientes.
Porém, também é necessário manter-se atento às regras do Marketing Médico que compõem o código de ética de sua profissão. Na área da saúde, por exemplo, não se pode garantir resultados ou curas e divulgar fotos de pacientes ao realizar o procedimento.
Para isso, confira melhor as resoluções CFM nº 1.974/2011 e CFM nº 2.126/2015, além de buscar se informar junto ao Conselho Federal de Medicina.
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Sabendo de tudo isso, você também pode começar a investir em plataformas de tráfego pago para atrair cada vez mais pacientes, como o Google Ads e o Facebook Ads.
Por meio delas você atinge o público-alvo que realmente precisa e está a procura de um médico. Porém, para ter campanhas de sucesso é necessário ter uma equipe de marketing interna ou ainda solicitar os serviços de uma agência de marketing especializada, mas nada impede que você possa aprender e acompanhar melhor esse processo. Para isso, confira esses materiais:
Pacientes fidelizados tendem a indicar sua clínica ou consultório para amigos e familiares.
Isso significa que eles, além de voltarem sempre que precisarem de um médico da sua especialidade, irão ajudar a promover a captação de novos pacientes com o marketing boca a boca.
Não há nada melhor para fidelizar do que oferecer um bom serviço e uma boa experiência, mostrar que realmente se importa com o bem-estar do paciente, principalmente por meio de um atendimento humanizado.
Se você quer saber mais sobre como isso pode ser feito em sua clínica com a ajuda da tecnologia, fale com um de nossos especialistas para conhecer o potencial do ClinicWeb.