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Como atrair mais pacientes particulares em sua clínica? | ClinicWeb

Escrito por Bruno Pereira | Jan 10, 2022 3:00:00 AM

É fato que os convênios médicos atraem mais pacientes para as clínicas e consultórios. No entanto, as taxas cobradas por eles fazem com que médicos precisem trabalhar mais para alcançar o valor de uma consulta particular. Por esse motivo, há uma constante busca por pacientes particulares para equilibrar a saúde financeira da clínica.

No entanto, existe uma certa dificuldade para que esses estabelecimentos consigam captar pacientes particulares com frequência. E, é claro, essa é uma questão ligada diretamente ao sucesso da clínica e do setor financeiro. Por isso, estratégias para alcançar mais pessoas e conseguir pacientes devem ser pensadas com certa frequência. 

Colocando em prática algumas atitudes, como a flexibilização no pagamento, o investimento em marketing médico, uma gestão médica de sucesso e um bom atendimento, sua clínica pode mudar esse cenário e ter cada vez mais pacientes. 

Quer saber como fazer isso? Continue sua leitura e confira as principais maneiras de atrair pacientes particulares para sua clínica ou consultório médico.

Utilize a tecnologia para melhorar o atendimento e atrair mais pacientes

O mercado da saúde está repleto de médicos com clínicas e consultórios que oferecem serviços iguais ou muito semelhantes. Para se destacar e atrair mais consultas particulares, invista em algo essencial que torne o seu trabalho mais fácil e melhore a jornada do paciente: conte com a tecnologia para se comunicar.  

Leia mais: Novas tecnologias para médicos no pós-pandemia 

Diversas clínicas ainda não implementaram recursos digitais em suas rotinas, o que pode impactar no atendimento e na impressão que o paciente tem do estabelecimento. 

Para isso, é importante que se faça um investimento em softwares de gestão, por meio deles o atendimento e a experiência de seu paciente em sua clínica médica pode mudar completamente, principalmente com a presença de funcionalidades como as presentes no sistema ClinicWeb. 

  • Prontuários eletrônicos: o simples ato de utilizar prontuários eletrônicos já diminui um bom tempo em seu atendimento ou horário de trabalho, que seria gasto procurando o prontuário de cada paciente em várias gavetas e fichários. Além disso, essa ferramenta possibilita que você ofereça uma maior assistência médica do pré ao pós-atendimento, oferecendo protocolos pré-configurados e tudo na palma de sua mão.
  • Prescrição digital: outra ferramenta que faz toda a diferença para oferecer um atendimento de qualidade é a prescrição digital, que oferece muita segurança ao paciente por ser criptografada, ou seja, não possui riscos de erros de dados ou medicações equivocadas, além da perda do documento físico também se tornar nula, o que evita retrabalhos por parte do médico ou da médica. 
  • Telemedicina: a telemedicina é outra ferramenta que permite atrair mais pacientes particulares em sua clínica, principalmente aqueles que não têm tempo ou não moram na mesma região em que seu estabelecimento está instalado. Por meio dela, você pode realizar teleconsultas totalmente integradas com o prontuário eletrônico, permitindo uma melhor interação com o paciente, além de poder dar receitas e atestados sem que o paciente precise ir até sua clínica ou consultório médico. 

Mas não é só isso, conte também com as redes sociais para manter a comunicação com seu paciente! Estar presente em redes como Facebook, Instagram e implementar o uso do WhatsApp é essencial

O WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas pelos seus pacientes. Por isso, usá-lo para agendar consultas e confirmar horários é uma ótima maneira de ter a tecnologia como um diferencial na comunicação da sua clínica ou consultório médico. 

Ofereça um ambiente aconchegante em sua clínica médica

Uma das maneiras de valorizar a sua clínica e, assim, atrair pacientes particulares, é oferecer um ambiente que seja realmente aconchegante. 

Para fazer isso aposte em melhorias como pintura, cadeiras e sofás confortáveis e em boas condições, iluminação eficiente e uma decoração que enalteça os espaços da clínica.

É muito importante pensar nas cores que serão usadas em cada ambiente. Optar por tons mais claros é sempre uma boa ideia, pois eles passam um aspecto de limpeza e tranquilidade para as pessoas. 

Caso você tenha dúvidas sobre a escolha da cor ideal, é importante ler um pouco sobre a psicologia das cores ou contar com a assessoria de um arquiteto. 

Manter a limpeza e a organização impecáveis, e evitar que a sala de espera fique com muitos pacientes aguardando consultas, também é uma forma de fazer com que o ambiente fique mais aconchegante.

Por isso procure realizar uma gestão eficiente da sua agenda, mantendo todos os horários organizados com intervalos breves entre eles. 

Facilite o processo de agendamento para atrair mais pacientes particulares

O agendamento é um processo que está diretamente ligado ao atendimento dos seus pacientes. E quando essa etapa do relacionamento com a clínica ocorre de maneira negativa, a probabilidade de ficar uma má impressão do consultório é bem grande. 

É possível facilitar essa ação com a implementação da agenda médica online, que apresenta muitas funções que vão facilitar seu trabalho como médico, diminuir a inadimplência de pacientes e ainda melhorar a comunicação interna de sua clínica médica.

Isso tudo acontece por meio das funções que uma agenda médica como da ClinicWeb possui: 

  • Gestão completa: por meio da agenda médica você pode gerenciar orçamentos, guias TISS e SADT e ainda acessar prontuários e dados dos pacientes.
  • Agenda na palma da mão: com o acesso mobile de sua agenda médica você pode realizar atendimentos de onde estiver e ainda visualizar sua rotina sem a necessidade de aplicativos. 
  • Controle de consultas: essa ferramenta ainda permite a automatização de lembretes de consultas a seus pacientes, o que te ajuda a organizar melhor os agendamentos e reagendamentos, diminuindo drasticamente as faltas e oferecendo os melhores horários disponíveis para cada novo paciente.
  • Chat interno: por meio de um chat disponível você pode realizar conversas individuais ou em grupo com o resto de sua equipe, seja informações de cuidado, lembretes ou alinhamentos internos, assim, você pode melhorar ainda mais a experiência do seu paciente mostrando uma clínica alinhada e equilibrada

Com tudo isso, a experiência de seus pacientes durante a consulta vai mudar para melhor com um atendimento mais humanizado e focado no que realmente importa: o bem estar e a melhora do paciente

Ofereça múltiplas maneiras de realizar o pagamento em sua clínica médica

A flexibilização nos formatos de pagamento é extremamente importante. Até porque nem todos os seus pacientes poderão pagar o valor da consulta particular de uma só vez. 

Por isso, é importante contar com múltiplos formatos de pagamento. Os principais disponíveis no mercado e que podem ser adotados em sua clínica são os seguintes:

  • Dinheiro: existem muitas pessoas que preferem pagar suas consultas em dinheiro. Por isso, não deixe de oferecer essa opção.
  • Boleto: o boleto é outra modalidade de pagamento ainda muito utilizada pelas pessoas. Como o pagamento pode ser feito facilmente em aplicativos de bancos e caixas eletrônicos, ofereça a opção de enviar o boleto por e-mail ou entregue-o na hora para o cliente. 
  • Cartão de crédito: a grande maioria das pessoas já não anda com dinheiro na carteira. Os pagamentos acabam sendo realizados por meio do cartão de crédito, uma ótima opção inclusive para pessoas que precisam parcelar o valor da sua consulta. 
  • Cartão de débito: a opção de débito também é uma ótima opção para pessoas que, como citado anteriormente, não costumam andar com dinheiro em espécie, porém, conseguem realizar o pagamento total sem a necessidade de parcelas. 
  • Pix: a última novidade do mercado não poderia passar despercebida. Esse método de pagamento virou febre, principalmente entre os pacientes mais jovens, que preferem a segurança de aplicativos de banco e métodos de pagamentos instantâneos em vez de cartões, que são clonados com certa frequência. 

Leia mais: Mais rentabilidade na sua clínica ou consultório 

Vale a pena avaliar seu financeiro e entender quais opções são mais viáveis para sua clínica levando em conta seu público e o tamanho do seu negócio. 

Invista em marketing para médicos e na divulgação da sua clínica médica

A divulgação de sua clínica é essencial para que mais pessoas a conheçam e entrem em contato para agendar consultas e conhecer os serviços oferecidos. 

O marketing digital para médicos é uma ótima maneira de apresentar a imagem de seu consultório para o seu público na internet. Em redes como o Facebook e o Instagram, é importante publicar conteúdos sobre:

  • Sua área de atuação;
  • Tipos de serviços oferecidos (consultas, exames);
  • Local em que sua clínica está localizada;
  • Canais de comunicação, como e-mail e telefone, para contato. 

O marketing digital proporciona ferramentas para alcançar diferentes tipos de pessoas por meio da presença online. 

Presença online é muito mais do que presença nas redes sociais, também é sobre ter um site bem rankeado utilizando estratégias de SEO para fazer sua clínica ou consultório ganhar espaço no digital e conquistar mais clientes.  

Porém, também é necessário manter-se atento às regras do Marketing Médico que compõem o código de ética de sua profissão. Na área da saúde, por exemplo, não se pode garantir resultados ou curas e divulgar fotos de pacientes ao realizar o procedimento.

Para isso, confira melhor as resoluções CFM nº 1.974/2011 e CFM nº 2.126/2015, além de buscar se informar junto ao Conselho Federal de Medicina

Leia mais: Marketing para médicos: o que você precisa para o sucesso?

Sabendo de tudo isso, você também pode começar a investir em plataformas de tráfego pago para atrair cada vez mais pacientes, como o Google Ads e o Facebook Ads

Por meio delas você atinge o público-alvo que realmente precisa e está a procura de um médico. Porém, para ter campanhas de sucesso é necessário ter uma equipe de marketing interna ou ainda solicitar os serviços de uma agência de marketing especializada, mas nada impede que você possa aprender e acompanhar melhor esse processo. Para isso, confira esses materiais: 

Dica bônus: foque na fidelização de seus pacientes 

Pacientes fidelizados tendem a indicar sua clínica ou consultório para amigos e familiares. 

Isso significa que eles, além de voltarem sempre que precisarem de um médico da sua especialidade, irão ajudar a promover a captação de novos pacientes com o marketing boca a boca. 

Não há nada melhor para fidelizar do que oferecer um bom serviço e uma boa experiência, mostrar que realmente se importa com o bem-estar do paciente, principalmente por meio de um atendimento humanizado.

Se você quer saber mais sobre como isso pode ser feito em sua clínica com a ajuda da tecnologia, fale com um de nossos especialistas para conhecer o potencial do ClinicWeb.