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Mais pacientes particulares para oftalmologistas | ClinicWeb

Escrito por Bruno Pereira | Nov 11, 2020 3:00:00 AM

O número de pacientes está diretamente ligado à rentabilidade da sua clínica de oftalmologia. Afinal, quanto mais atendimentos forem realizados, maior será o volume de recebimentos!

Porém, é preciso avaliar quais tipos de pacientes sua clínica está captando. Em clínicas de oftalmologia particulares, existem dois tipos:

  • Pacientes particulares que pagam pela consulta por conta própria;
  • Pacientes de planos de oftalmologia.

O valor que o médico recebe da consulta de pacientes de planos costuma ser bem menor do que das particulares. E isso faz uma diferença imensa no seu caixa, no final de cada mês. 

A pergunta que fica, portanto, é: como atrair mais pacientes particulares para sua clínica de oftalmologia? 

Continue sua leitura e confira um passo a passo simples para que você consiga atrair mais pacientes para atendimentos particulares: 

1. Realize um bom atendimento com foco na fidelização

Comecemos por um fato: os clientes sempre querem ser bem atendidos quando escolhem um oftalmologista para resolver seu problema. 

E um bom atendimento, somado a uma experiência positiva, é a única maneira de garantir que ele voltará à sua clínica e até mesmo indicará seu trabalho para conhecidos, amigos e familiares.

É difícil captar pacientes particulares, e uma vez que isso acontece, é preciso fazer tudo que está ao alcance do médico e da equipe da clínica para que esses pacientes retornem sempre que precisarem de um atendimento oftalmológico.

Vale lembrar que um paciente satisfeito se transforma em um verdadeiro divulgador da sua clínica de oftalmologia. Ele fala bem do profissional nas redes sociais, faz stories em sua clínica e, por fim, acaba indicando o oftalmologista para pessoas que compõem seu círculo social, como amigos e parentes.

Então é importante que o oftalmologista esteja atento a alguns detalhes como: a duração da consulta, a atenção individual dada ao paciente e, por fim, o treinamento dos funcionários.

O ambiente de sua clínica, como a sala de espera e o próprio consultório, são fatores determinantes no processo de fidelização. Eles devem ser aconchegantes e feitos para que o paciente se sinta confortável. 

Estratégias de marketing digital, como responder as mensagens e comentários enviados para o seu perfil, interagindo com seus pacientes e tirando dúvidas, também promovem a fidelização. 

A imagem que o paciente tem da clínica começa a ser formada já no momento do agendamento da consulta e passa pelo atendimento na recepção, na sala de espera, no contato com o oftalmologista e continua no processo de pós-atendimento.

Saiba mais sobre o assunto lendo: Fidelize seus clientes em sua clínica de oftalmologia

2. Desenvolva um bom relacionamento com os seus pacientes

Estreitar o relacionamento do paciente com o oftalmologista e a equipe da sua clínica é um passo essencial para aumentar o número de pacientes fidelizados. E isso pode ser feito de diversas maneiras! 

  1. Use as redes sociais para tirar dúvidas frequentes de seus pacientes;
  2. Utilize múltiplos canais de comunicação para facilitar a comunicação com seu público;
  3. Aproveite as datas comemorativas para enviar mensagens, desejando um Feliz Natal, um próspero Ano Novo ou felicidades no aniversário.

Enviar mensagens em datas especiais, como essas, mostra que sua clínica se lembra do paciente e que tem carinho por ele. Isso reforça e fortalece o relacionamento dele com sua clínica. 

A tecnologia pode transformar sua clínica de oftalmologia, auxiliando no envio dessas mensagens, por exemplo. Esse tipo de ação custa muito pouco, ou nada, para sua clínica e dá ótimos resultados. 

3. Divulgue o seu trabalho através de estratégias de marketing

A maneira mais efetiva de captar novos pacientes é através da divulgação do seu trabalho com estratégias de marketing. 

Vale a pena destacar que na hora de criar suas estratégias de marketing é imprescindível conhecer as diretrizes do CFM (Conselho Federal de Medicina), pois esse órgão proíbe algumas ações como: tirar selfies com os pacientes, realizar promoções e fazer anúncios para marcas e produtos.

Para que você não erre na hora de realizar estratégias para captar novos pacientes particulares, leia:

Instagram e Facebook para clínicas: vale a pena investir em redes sociais para divulgar sua clínica?

Como ter um site médico de sucesso? Conheça as boas práticas

4. Esteja aberto para dar entrevistas

Ao colocar-se à disposição de sites, jornais e revistas para dar entrevistas sobre a sua área de atuação, mais pessoas passarão a conhecer sua clínica de oftalmologia.

Essa é uma maneira bastante simples e de baixo custo, que ajuda a tornar o profissional oftalmologista referência no assunto. Lembre-se de divulgar essas entrevistas em suas redes sociais, principalmente no seu Instagram e Facebook. 

Caso sua entrevista tenha sido divulgada em algum site, vale a pena enviar o link para os e-mails de seus pacientes. Deixe claro que a entrevista pode acabar tirando dúvidas frequentes, e aproveite para lembrar de realizar a consulta de retorno! 

Ter um site ou um blog da sua clínica também é uma maneira de reforçar a divulgação de entrevistas dadas por você. 

5. Realize pesquisas de opinião com seus pacientes a respeito da sua clínica de oftalmologia

Conversar com pacientes e realizar pesquisas de opinião com eles, é a melhor maneira de medir a satisfação dessas pessoas em relação ao atendimento e à experiência que eles estão tendo com sua clínica de oftalmologia.

Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas para tanto. Porém, a mais indicada, por permitir uma avaliação simples e rápida, é o NPS (Net Promoter Score). 

Para aplicar o NPS basta enviar uma simples pergunta aos pacientes que já foram atendidos pelo oftalmologista:

“De 0 a 10, quão disposto você estaria a indicar a nossa clínica para um amigo ou familiar?”

Basta avaliar os resultados para saber como sua clínica está se saindo! Para saber como fazer isso, confira nosso post: Pesquisa NPS em clínicas e consultórios médicos: o que é e como usar?

Além dessa pergunta citada anteriormente, você também pode deixá-los livres para darem uma opinião mais pessoal, com um espaço para justificar sua resposta. Dessa maneira, você saberá o que está fazendo certo e o que precisa ser mudado.  

Como você percebeu durante a sua leitura, o foco no atendimento e na fidelização de seus pacientes é a base para captar pacientes particulares e garantir que eles continuem voltando. 

Como resultado, seu financeiro terá melhores resultados a cada dia, pois sua agenda se manterá cheia!