O marketing é uma importante ferramenta para qualquer empresa e tem sido cada vez mais imprescindível para as prestadoras de serviços médicos devido à alta concorrência no mercado. Entretanto, muitas clínicas têm receios quanto a publicidade do seu negócio por conta das regulamentações do CFM.
Para esclarecer alguns pontos e te ajudar a fazer um marketing médico ético, nós listamos algumas boas práticas segundo o Conselho Federal de Medicina. Confira!
Segundo o CRM, a divulgação da clínica não deve ser feita de forma a se autodenominar “a melhor” ou “a única”, bem como é vetada a utilização de imagens sensacionalistas – como imagens de doenças ou de pessoas doentes, por exemplo.
O marketing médico deve ser claro, coerente e sempre visar a informatividade, buscando munir o público dos conhecimentos necessários para que ele busque pelo profissional mais adequado segundo seus sintomas – seja esse profissional um colaborador da sua clínica ou não.
Outro fator ao qual você deve se atentar é a utilização da imagem de pacientes. É estritamente proibido veicular essas imagens, mesmo que com autorização, para anunciar seus serviços.
Sabe aquelas imagens de “antes e depois” muito divulgadas por aí? Segundo as regras do CFM, ela é proibida e antiética. O uso da imagem de pacientes só é permitido em congressos e outros eventos desse tipo.
Também é importante ter uma atenção especial em relação às parcerias que a clínica fecha, cuidando para que fornecedores, farmácias e afins não liguem o nome da sua clínica (ou de algum de seus colaboradores) a propagandas enganosas – principalmente no que concerne a marca de produtos e medicamentos ou, ainda, de equipamentos.
Além disso, antes de compartilhar qualquer informação em suas redes sociais, verifique e garanta que ela seja baseada em fontes seguras e, portanto, verdadeira. Da mesma maneira, repasse essas instruções para todos os colaboradores da sua clínica.
Com o advento da internet e, consequentemente, com o fácil acesso à informação, o número de pesquisas relacionados a doenças, sintomas e hábitos saudáveis cresceu consideravelmente. A partir disso, tornou-se necessário que as empresas prestadoras de serviços de saúde, bem como médicos e profissionais dessa área, divulgassem informações relevantes e verdadeiras para a população.
Nesse sentido, o marketing médico tem um papel fundamental. Entretanto, todo o conteúdo médico divulgado deve, invariavelmente, levar o indivíduo a procurar por um serviço de saúde e consultar-se presencialmente com um médico.
Embora seja possível que os profissionais da saúde retirem dúvidas de pacientes por meio de aplicativos e mensagens, nenhum atendimento informal substitui a consulta presencial. Portanto, segundo o CFM, é proibido que profissionais da saúde prestem serviços médicos por meios informais, de forma a substituir a consulta presencial.
O CFM é um órgão regulamentador que busca garantir a boa conduta médica de todos os profissionais da saúde por meio de leis e fiscalização. Se atente às suas regras quanto ao marketing médico e garanta o bom andamento da sua clínica!