A secretária ou o secretário são profissionais que exercem um papel administrativo importante em qualquer clínica médica. E, muitas vezes, na falta de alguém específico para trabalhar como recepcionista, o pré-atendimento aos pacientes na clínica também fica sob sua responsabilidade.
Quando isso acontece, o profissional de secretariado passa a atuar diretamente na recepção dos pacientes, além de executar funções relacionadas à gestão interna, junto aos médicos do estabelecimento.
A atualização da agenda médica, a elaboração de relatórios financeiros, a checagem do estoque, o atendimento das demandas dos pacientes e a filtragem de informações necessárias para as consultas são algumas de suas principais funções.
Além de tantas tarefas essenciais, a atuação da secretária, ou do secretário, pode definir a fidelização do paciente.
Como pessoa responsável pelo atendimento, esse profissional é quem estabelecerá aquele importante primeiro contato com os pacientes da clínica, e esse momento precisa ser positivo.
Isso também vale ao longo de todas as consultas: a jornada do paciente deve ser agradável. A recepção de quem está na linha de frente do atendimento pesa quando o paciente decide se vai ou não continuar frequentando o estabelecimento.
Tendo em mente a importância da secretária e do secretário, preparamos este artigo com dicas para aumentar a eficiência desses profissionais e melhorar o atendimento em clínicas, destacando práticas a serem evitadas, como também iniciativas que causam uma boa impressão em quem procura atendimento médico.
Esses profissionais possuem um papel central no relacionamento da clínica com os pacientes. Portanto, se suas práticas e abordagens não forem adequadas, toda a clínica é impactada negativamente com a perda de clientes e de reputação.
Diante desse cenário, é preciso prestar atenção em algumas práticas que podem desencadear situações desconfortáveis.
Lembre-se de que apenas uma atitude nem sempre é o bastante para afastar o paciente da clínica, mas a incidência de comportamentos que não são ideais e o acúmulo de situações desprazerosas podem, sim, causar esse abandono.
Então, é produtivo listar algumas abordagens que devem ser evitadas por secretárias e secretários no atendimento ao cliente:
Um descuido na agenda pode ter como consequência longas esperas no atendimento ou a ocorrência de duas consultas no mesmo horário, situações que impactam negativamente a experiência do paciente na clínica.
Por isso, o gerenciamento dos horários marcados é assunto de prioridade máxima para secretárias e secretários.
Ou seja, a pessoa que irá trabalhar na secretaria de sua clínica deve ser proativa e antecipar os desejos dos clientes. A frase correta deveria ser: “Nesse dia não é possível, mas há uma vaga em outra data”. Assim, o paciente terá a sensação de acolhimento e se sentirá bem-vindo, pois há um esforço desse profissional em encontrar um horário para ele.
Portanto, a cada pedido e solicitação, a secretária, ou o secretário, deve providenciar respostas ágeis e capazes de sanar dúvidas ou resolver problemas.
Lembre-se sempre de que gestos que mostram cordialidade e respeito fazem toda a diferença no atendimento.
O atendimento ao público é um trabalho desafiador. No entanto, ele fica mais fácil se você conhecer quais práticas devem ser evitadas.
Além de ter um papel de extrema relevância no atendimento ao cliente, a secretária, ou o secretário, também é responsável por atuar junto aos outros colaboradores da clínica, especialmente o médico e o gestor. Esse funcionário deve, ainda, manter contato com fornecedores e profissionais relacionados ao consultório.
Sendo assim, é interessante que a pessoa que trabalha na secretaria médica esteja em busca de melhorar as suas habilidades, especialmente nas seguintes áreas:
A secretária e o secretário são profissionais que representam o compromisso de qualidade no atendimento para aqueles que procuram a clínica.
Lembre-se de que, se o paciente se sente bem-vindo no estabelecimento médico, as chances de fidelização são altas.
Um software de gestão pode fazer toda a diferença no trabalho da secretaria médica. Isso porque ele ajuda na execução de atividades fundamentais e que são responsabilidade da secretária, ou do secretário, tais como:
Assim, com essas tarefas automatizadas, o profissional de secretariado terá mais tempo e disponibilidade para cuidar do que realmente importa: o bom atendimento, próximo e personalizado, ao paciente.
Ainda, graças ao sistema de gestão, questões mais burocráticas, como o setor financeiro da clínica, são tratadas com agilidade e assertividade, facilitando a vida do médico ou da médica, da gestão e da secretaria.
Diante disso, o médico e a médica empreendedores não podem deixar de procurar pelos melhores profissionais do mercado, além de tornar possível a sua profissionalização de maneira constante, fornecer as melhores ferramentas de trabalho e estar em sintonia com as contribuições e sugestões que a secretária, ou o secretário, pode colocar durante sua atuação na clínica.
Quanto maior for a sintonia entre o profissional de medicina e a secretaria, maior será o índice de fidelização dos pacientes na clínica.
Quer entender mais sobre fidelização de pacientes? Então continue acompanhando o nosso blog.