Você sabe como fazer um bom marketing médico para atrair pacientes e melhorar a imagem de seu estabelecimento?
O marketing para médicos é fundamental para uma clínica de sucesso, mas simplesmente investir em publicidade não é o suficiente. Para ter os melhores resultados, é preciso ter uma estratégia muito bem pensada, que envolve desde conhecer as regras do CFM até entender o mercado das redes sociais.
Neste texto vamos esclarecer isso tudo para você, com dicas práticas para te ajudar a aproveitar todos os benefícios dessa importante prática de negócios.
O marketing para médicos envolve todas as estratégias de comunicação de um estabelecimento de saúde. Essa prática apresenta muitas vantagens para qualquer tipo de negócio, mas se destaca na gestão de clínicas e consultórios médicos.
Além do benefício mais direto de aumentar a visibilidade da clínica e atrair novos pacientes, o marketing médico ainda tem o grande potencial de mostrar o conhecimento de sua equipe e dar autoridade para seu negócio.
Assim, a clínica ou consultório pode se tornar uma referência em sua especialidade e se posicionar melhor no mercado. Afinal, na hora de escolher um médico de confiança, os pacientes dão preferência por aqueles que já têm um nome reconhecido.
Além disso, o marketing de clínica médica permite construir um relacionamento mais sólido com quem já é seu paciente. Por meio das boas práticas do marketing de relacionamento, fica muito mais fácil fidelizar pacientes e até aumentar a adesão ao tratamento.
Continue sua leitura para entender mais sobre todas essas possibilidades e ver como levar elas para sua realidade.
Antes de começar a criar estratégias e conteúdos, é preciso conhecer as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) a respeito do marketing para consultórios e clínicas.
O conselho conta com a resolução CFM n.1974/11, criada para regular a publicidade realizada na área da saúde. Essa resolução foi atualizada em 2015, para abraçar também questões das redes sociais.
Segundo o CFM, é proibido:
Também é fundamental que o médico informe seu número de registro e suas especialidades em cada peça publicitária, porque ele é o responsável pela informação apresentada.
Além disso, tenha sempre em mente que o foco do marketing deve ser a informação, e não a autopromoção.
Seguindo essas recomendações, é possível realizar tanto estratégias de marketing digital quanto de marketing tradicional.
Seja na internet ou no marketing offline, se uma marca tentar falar com todo mundo ao mesmo tempo, ela vai acabar falhando em sua comunicação. Por isso é preciso conhecer de verdade o seu público.
Avalie quem são as pessoas mais interessadas no atendimento que você oferece. O público de um ginecologista, por exemplo, costuma ser formado por mulheres, enquanto o de um geriatra são pessoas idosas.
Um pediatra, por sua vez, costuma atender crianças, mas deve focar seu marketing para alcançar pais e responsáveis, porque são eles que levarão as crianças ao consultório.
Considere essas tendências e avalie também quem costuma interagir com seu perfil nas redes sociais.
A partir dessa análise, é possível ter uma noção maior de quem é seu público e direcionar o marketing para atender as necessidades dessas pessoas.
Além disso, pelas queixas recebidas em seu consultório, o médico também saberá quais as principais dúvidas ou problemas mais comuns dos pacientes. Então é interessante levar essas questões para a comunicação.
Com essa finalidade, é válido até criar uma persona: um personagem fictício que tenha as principais características de seu público. Assim, as estratégias podem ficar ainda mais segmentadas para as pessoas certas.
Saiba mais: Entenda o que é persona e como ela pode ajudar você a segmentar as ações de marketing de sua clínica.
Tendo essa noção de quem é seu público, é hora de desenhar as estratégias e criar um planejamento de marketing.
Para isso, lembre-se de que cada campanha publicitária deve focar em objetivos específicos, para que tenham melhores resultados.
Alguns exemplos são: conquistar mais pacientes, fidelizar os pacientes atuais, criar autoridade para a clínica e compartilhar informações sobre saúde. Dependendo do objetivo você pode desenvolver uma comunicação diferenciada.
Marketing digital ou offline? Entenda o potencial de cada estratégia na gestão de clínicas e consultórios
Ao planejar suas campanhas de marketing médico também é importante definir a plataforma de comunicação.
As estratégias offline, como outdoors, panfletos e propagandas para jornal, televisão e rádio possuem um espaço interessante, podendo atingir muitas pessoas, com certa autoridade. No entanto, elas são limitadas e costumam ser mais caras.
O marketing digital, por sua vez, tem custos menores e pode alcançar pessoas em qualquer lugar. Além disso, é possível segmentá-lo para atingir seu público específico.
Ele também tem mais flexibilidade. Uma postagem de blog pode ser um texto extenso, com muitas informações, enquanto uma publicação nas redes sociais pode ser rápida, apenas com dados fundamentais, e focada em imagens.
Para isso, lembre-se de quem é seu público e direcione a comunicação para as mídias mais usadas por eles. Além disso, pense em seu objetivo. Um outdoor pode reforçar a imagem de sua clínica na cidade, enquanto uma campanha nas redes sociais pode atingir mais pessoas na região com informações pertinentes sobre sua especialidade.
A presença nas redes sociais cresceu intensamente nos últimos anos. Hoje, pessoas de todas as idades e classes sociais utilizam Instagram, Facebook, WhatsApp e outras redes sociais — e não apenas para se comunicarem, mas também para comprar, tirar dúvidas, buscar informações e muito mais.
Essa transformação digital criou uma oportunidade enorme para clínicas e consultórios médicos se aproximarem de seu público com investimentos mínimos e resultados excelentes!
Para isso, é interessante criar postagens informativas, que falem sobre sua especialidade, cuidados de saúde, dicas, possíveis tratamentos etc.
Dessa forma, você aumenta sua visibilidade, cria autoridade para a clínica, alcança mais pessoas e ainda atrai e fideliza pacientes.
Leia mais: Instagram e Facebook para clínicas médicas: como investir nas redes sociais?
Para ir ainda mais longe nas redes sociais e na internet, alcançando um número maior de pessoas de forma segmentada, inteligente e eficiente, é possível investir em mídias pagas.
As plataformas mais conhecidas são o Facebook Ads e o Google Ads, que cobrem muitos dos principais canais mais acessados pela população.
Para te ajudar nessa estratégia, temos dois textos que falam sobre essas ferramentas específicas e um terceiro que foca no investimento que você pode fazer para ter os melhores resultados. Confira:
Para aproveitar ainda mais as possibilidades da internet, você precisa contar com um site para sua clínica. Com isso, seu nome pode aparecer em ferramentas de pesquisa, como o Google, e atrair mais pacientes e pessoas interessadas.
Use esse espaço para falar sobre sua especialidade, reforçar a autoridade e o conhecimento dos médicos e da equipe, e mostrar o que a clínica pode oferecer para os pacientes.
No entanto, para colher bons resultados, é importante ter uma estratégia de marketing digital. Confira: Como ter um site médico de sucesso? Conheça as boas práticas.
O marketing médico não precisa se limitar apenas em conquistar novos pacientes. Ele também pode fortalecer a relação da clínica com as pessoas que já conhecem seu trabalho e aumentar as chances de fidelização.
Isso é possível por meio do marketing de relacionamento, uma estratégia que envolve toda a jornada do paciente e melhora seu contato com ele.
Os principais benefícios da estratégia são maior adesão ao tratamento, aumento da confiança no médico, abertura para falar sobre sintomas e, é claro, fidelização de pacientes.
Saiba como aproveitar essa técnica: Como investir em marketing de relacionamento em sua clínica ou consultório médico?
Não despreze o potencial do e-mail no marketing para consultórios
Uma estratégia interessante no marketing de relacionamento é o e-mail marketing, uma forma de falar diretamente com seus clientes, compartilhando informações sobre qualidade de vida, medicina preventiva, cuidados de saúde e muito mais.
Apesar de o e-mail ter perdido espaço para as redes sociais, ele é um excelente espaço para mostrar autoridade, compartilhar conteúdos mais longos e manter o relacionamento com os pacientes.
Você sabia que 4 de fevereiro é reconhecido como Dia Mundial de Combate ao Câncer? Já 26 de abril é Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, enquanto 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.
Esses são apenas alguns exemplos de datas marcantes na área da saúde, que podem fazer parte do marketing médico.
Explore esse calendário sazonal, busque as datas que fazem mais sentido para sua especialidade e crie campanhas que compartilhem informações, eduquem seus pacientes e fortaleçam a autoridade de sua clínica.
Também é possível trabalhar com os “meses coloridos”, como os muito conhecidos Outubro Rosa e Novembro Azul. Nesses períodos, o cuidado com a saúde aparece com frequência na mídia e sua clínica pode aproveitar essa publicidade para reforçar seu próprio marketing, além de ajudar na conscientização da população.
Leia mais:
Hoje vivemos na era da informação. A tecnologia está presente em todos os setores, e não pode ficar de fora do seu marketing médico.
Com ela, você pode automatizar muitas das atividades do marketing, para reduzir o trabalho de sua equipe. Além disso, é possível ter mais resultados, com estratégias segmentadas, que alcançam um público muito maior.
A tecnologia também permite monitorar seus resultados, o que é fundamental para melhorar suas estratégias e evitar os erros de marketing mais comuns em clínicas médicas.
Nesse sentido, nós preparamos um texto com 16 ferramentas de marketing digital para sua clínica médica. Confira e aproveite essas possibilidades!
E não paramos por aí. O sistema de gestão médica ClinicWeb conta com funcionalidades feitas especificamente para te ajudar com o marketing e com o relacionamento entre clínica e pacientes.
Confira: O que o marketing médico do ClinicWeb pode fazer por você?