Quem trabalha com oftalmologia sabe que o mercado dessa especialidade da medicina é muito concorrido. Por isso, o gestor de uma clínica oftalmológica precisa saber como promover seu negócio.
O marketing aparece então como uma solução para essa questão, apresentando diversas ferramentas para facilitar a comunicação do seu consultório médico com o público.
Muitos têm a visão errônea de que marketing é um gasto supervalorizado. Na verdade, é muito pelo contrário. Quanto melhor você mostrar seu trabalho, mais as pessoas o conhecerão e se lembrarão da sua clínica de olhos quando precisarem. Ou seja: serão mais pacientes fidelizados.
Esse resultado é fruto de uma boa estratégia de marketing, que deve fazer parte dos planos de gestão de sua clínica. Sendo assim, encare o marketing como um investimento. Algo que renderá frutos e trará retorno – principalmente financeiro – para seu consultório de oftalmologia.
Sendo assim, vale a pena estar a par de todas as possibilidades que a comunicação pode oferecer para o seu negócio. Mas como conseguir os melhores resultados? Quais conceitos e ferramentas você, como gestor de uma clínica oftalmológica, precisa conhecer? Será que a solução é contratar um time de marketing?
Acompanhe este artigo para ter a resposta dessas perguntas!
Como estratégias de marketing podem ajudar a sua clínica de olhos?
Uma boa campanha de marketing ajudará sua clínica a se tornar conhecida pelas pessoas, fazendo com que muitas se convertam ao status de paciente. E existem muitas estratégias utilizadas por profissionais do marketing para fazer com que esse processo aconteça.
Tradicionalmente se trabalha com a divulgação no seu sentido mais bruto, isto é, estampando sua clínica em outdoors, revistas, jornais, ou falando sobre ela na televisão ou no rádio.
Mas hoje em dia existem ainda novas maneiras de fazer isso. A internet e toda sua flexibilidade nos presentearam com diversas possibilidades. Essa é uma das formas como a tecnologia pode transformar sua clínica oftalmológica.
É possível fazer a divulgação através de vídeos, posts e outros conteúdos institucionais. Criar conteúdos informativos é uma ótima forma de, além de divulgar seus serviços, construir uma imagem sólida e com credibilidade para sua clínica.
Além disso, atualmente a internet (principalmente as redes sociais) possui um trunfo para tornar qualquer empresa ou marca conhecida: os influenciadores digitais.
Antigamente, onde havia apenas a mídia tradicional, apenas artistas faziam parte desse time. Hoje há inúmeras personalidades com plenas capacidades de impactar seu público e você não precisa, necessariamente, pagar uma fortuna.
Muitas vezes um microinfluenciador da sua cidade ou região terá um resultado muito mais eficaz que um influenciador com milhões de seguidores, que certamente cobraria valores muito maiores.
No fim, tudo se resume em saber qual tipo de material e conteúdo funciona melhor para o seu tipo de público e em qual canal a veiculação se fará mais efetiva. E é aí que entra a estratégia e o planejamento em marketing.
Por que o marketing digital é uma solução interessante para uma clínica de oftalmologia?
Atualmente, pelo fato da internet ter se tornado mais popular, era de se esperar que as ferramentas do marketing digital também se democratizassem.
Portanto, logo de cara podemos afirmar que a acessibilidade e facilidade de operar tais ferramentas se configuram como uma vantagem, sobretudo para os gestores que querem se aventurar por conta própria no mundo do marketing.
Outro ponto que está fazendo o marketing digital cair no gosto até dos que não são formados na área são os valores de investimento. Por valores bem mais acessíveis, é possível realizar uma boa campanha de marketing para divulgar sua clínica.
O tamanho da campanha, é claro, influencia no preço. Essa flexibilidade de valores está incluída nessa vantagem do aspecto financeiro do marketing digital.
Mas as ferramentas não são tudo no mundo do marketing. Para operá-las com propriedade e tirar o máximo de resultado de cada campanha é necessário conhecimento profissional. Para isso, existem diversos profissionais especializados no mercado, desde autônomos até agências.
Marketing médico por conta própria ou investimento em uma equipe especializada?
Tudo depende do quão profissionalizado você deseja que seu marketing seja. Como dissemos anteriormente, muitas vezes é possível fazer o básico por conta própria, utilizando ferramentas mais simples.
Contudo, se sua clínica precisa de resultados mais expressivos, com maior atração de pacientes, será necessário investir em uma equipe de profissionais. Principalmente se suas táticas envolvem materiais complexos.
Vídeos, posts para blogs, eBooks, folders, requerem uma produção e direção criativa e artística de pessoas com competência na área. Afinal, são materiais de maior complexidade do que um post em redes sociais, por exemplo.
Além disso, materiais assim dependem de ferramentas e equipamentos específicos para sua produção.
Como funciona e quanto custa o investimento em marketing digital?
Existem duas maneiras de engajar seu público no marketing digital: de forma orgânica e de forma paga. A sua clínica cresce de forma orgânica quando sua empresa gera engajamento no meio virtual sem que haja investimento específico em anúncios.
Muitas clínicas já se utilizam desse método para se promover, criando conteúdo em blogs institucionais e nas redes sociais. Mas como ir além disso?
Para obter ainda mais resultados, você pode contar com os conteúdos patrocinados e impulsionados. Ao pagar para seu anúncio ser exibido em um site, ou para sua página ficar melhor ranqueada nas pesquisas do Google, você está fazendo com que sua mensagem chegue de forma mais efetiva ao seu público-alvo.
As próprias redes sociais, por exemplo, não entregam todas as suas publicações a todos os seus seguidores. Somente uma parte os recebe na timeline.
No entanto, ao impulsionar um post, o algoritmo das redes sociais irá mostrá-lo a mais pessoas (sendo essa quantidade de pessoas proporcional ao valor pago no impulsionamento). Por isso, para garantir bons resultados, é recomendado o investimento nesse tipo de mídia.
Mas não são só esses valores que determinam o investimento final em marketing digital. Falamos muito sobre os profissionais da área de marketing e eles também entram nessa conta. Portanto, de forma resumida, o que vai determinar o valor final investido em marketing é:
- O preço dos serviços de quem vai produzir e postar o conteúdo;
- Se sua comunicação conta com personalidades, como influenciadores, por exemplo;
- Quais canais serão escolhidos para veiculação e quanto cada um deles cobra;
- A variação dos preços em cada um deles conforme o alcance desejado para o anúncio;
- A mensalidade das ferramentas de automação e gerenciamento (caso o marketing seja feito internamente pela clínica).
Por todos esses fatores, é necessário pôr tudo na balança e definir o quanto o seu consultório oftalmológico irá investir.
Estudos indicam que o valor que uma empresa investe em marketing varia entre 5% a 20% do faturamento anual bruto, distribuído ao longo dos meses do ano, mantendo uma gestão constante de marketing. Os investimentos variam de acordo com o nível de estabilidade da empresa perante o mercado.
Empresas novas, que ainda estão se estabelecendo no mercado, investem mais em marketing justamente porque seu serviço precisa se tornar mais conhecido.
Marcas que já estão estabelecidas tendem a investir em marketing para se manterem estáveis, mais do que para ampliar o mercado. Esse raciocínio pode incluir clínicas e consultórios médicos, dependendo das suas prioridades.
Conheça as principais ferramentas de marketing digital
Contratando ou não um time especializado de marketing para gerenciar a comunicação da sua clínica, é importante que o gestor conheça algumas das principais ferramentas de planejamento, gerenciamento e automação em marketing.
A seguir vamos apresentar resumidamente esses softwares que são famosos em agências especializadas em marketing digital.
- Google Ads e Analytics: Ads é a ferramenta de anúncios do Google. Com ela é possível fazer anúncios em sites e blogs, além de patrocinar links de pesquisa para que eles apareçam no topo da lista de resultados do Google. Os anúncios no YouTube também são feitos com o Google Ads.
Já o Google Analytics é a ferramenta de análise de resultados das campanhas feitas no Google. É ele que dá acesso a dados como: visualizações do anúncio, número de curtidas, compartilhamentos e comentários, além de número de cliques no link vinculado.
- Facebook Ads: semelhante ao Google Ads, o Facebook Ads promove posts dentro das plataformas do Facebook e Instagram, já sendo possível visualizar as métricas das postagem e resultados de campanhas em gráficos e planilhas, tudo dentro da própria plataforma.
- SEM Rush: o SEM Rush dá acesso às métricas, programação de anúncios e até mesmo auxilia na busca por palavras-chave, tudo dentro da mesma plataforma.
- RD Station: o RD Station permite administrar e planejar campanhas, além de acompanhar as redes sociais da empresa, tudo de um único lugar.
- Crie sua persona: ter em mente quem é o seu público-alvo é essencial para qualquer planejamento de marketing. Sendo assim, o site “Crie sua persona” auxilia nesse processo. Assim, é possível criar campanhas de marketing muito mais assertivas e eficientes.
Esperamos que com este post suas dúvidas sobre investimento em marketing, principalmente marketing digital, tenham sido sanadas. Na sua clínica oftalmológica, você já faz esse tipo de investimento? Nos conte nos comentários!
E se você quiser continuar inovando, fidelizando seus clientes não apenas com marketing, mas também com o profissionalismo da sua clínica, é hora de contar com um sistema de gestão.