Você investe no treinamento e desenvolvimento das competências profissionais de sua equipe médica? Conhece a importância e o potencial disso para melhorar a produtividade, a motivação e até o atendimento dos pacientes?
O investimento em qualificação é uma parte central da gestão de equipes médicas, mas muitas vezes acaba ficando em segundo plano.
Para evitar esse erro de gestão, continue sua leitura e entenda toda a importância da qualificação da equipe médica. Saiba também quais as principais áreas que devem evoluir com o treinamento e desenvolvimento de médicos, auxiliares e demais colaboradores.
Evolução das competências profissionais e qualificação da equipe médica
O primeiro ponto é o mais direto: por meio de treinamentos, cursos e capacitações, sua gestão médica proporcionará aos colaboradores uma séria evolução nas próprias competências profissionais.
Isso significa melhorias em todos os setores da clínica, desde o atendimento ao paciente até a produtividade da gestão — falaremos melhor de cada uma dessas áreas na sequência.
Mas o que devemos destacar aqui é que a capacitação da equipe médica é o principal ponto para ter eficiência, organização e sucesso em sua clínica. Além, é claro, de mostrar que você valoriza os profissionais e quer investir no crescimento deles.
Melhorias no atendimento ao paciente
Um excelente resultado da capacitação da equipe médica é a evolução no atendimento em sua clínica. E isso, consequentemente, melhora também a satisfação, retenção e fidelização de pacientes.
A qualificação da equipe oferece avanços em todas as etapas da jornada do paciente.
Secretários bem treinados, por exemplo, potencializam a experiência do paciente na comunicação, no agendamento de consultas, na recepção e até na hora do pagamento — ainda mais se você tiver um sistema de gestão médica que agilize esse processo.
Já a capacitação de médicos, enfermeiros e auxiliares ajuda a ter diagnósticos mais acertados, tratamentos adequados e, também, uma experiência mais positiva.
Para completar, profissionais preparados também são capazes de reduzir o Tempo Médio de Atendimento (TMA) de sua clínica, sem perder nada da qualidade.
Leia também: Como aplicar o atendimento humanizado em sua clínica?
Acompanhamento das novidades e da transformação digital na saúde
A saúde está cada vez mais digital. Hoje, vivemos com tecnologias como inteligência artificial, cirurgias robóticas, telemedicina, realidade virtual e tantas outras que dão mais poder de diagnóstico e tratamento ao médico.
Além disso, há várias tecnologias que transformam a própria eficiência da clínica, como é o caso da agenda digital, que reúne os cadastros dos pacientes, os horários dos médicos e toda a gestão de tempo de seu estabelecimento de saúde.
Há ainda os prontuários eletrônicos, que ajudam tanto na organização da clínica quanto no trabalho do médico, com clareza e acessibilidade para o histórico do paciente.
Em resumo: a tecnologia chegou para revolucionar a saúde, mas para aproveitar essas novidades, sua equipe médica precisa estar preparada para lidar com ela. É aí que entram treinamentos e desenvolvimento tecnológico para os profissionais.
Aumento da produtividade da equipe médica
Esta questão é simples: profissionais capacitados e organizados têm muito mais agilidade no trabalho diário.
Isso significa que a qualificação da equipe resulta, diretamente, em mais produtividade para sua clínica e, consequentemente, em uma redução de custos.
Treinamento e desenvolvimento de competências pessoais e liderança
Apesar da importância desses pontos, a gestão de equipe em clínicas médicas não pode se resumir à eficiência e à produtividade. Ela deve ir além, estimulando também as competências comportamentais e pessoais.
Isso envolve preparar os funcionários para o trabalho em equipe, que é essencial para que haja harmonia, organização e bons resultados em sua clínica. Sem esse tipo de capacitação, o gestor pode acabar tendo de lidar com muitos conflitos e falta de sintonia no time.
Alguns dos outros principais pontos essenciais para a “saúde” de sua equipe médica são:
- Inteligência emocional para lidar com momentos de crise e desafios.
- Empatia no relacionamento com pacientes e familiares, entendendo situações de dor, tristeza e luto, e realizando um atendimento mais humanizado.
- Comunicação efetiva, tanto nas relações com os pacientes quanto no trabalho com o restante da equipe.
- Flexibilidade e capacidade de se adaptar para solucionar problemas, lidar com conflitos e ajudar o time.
- Proatividade para atuar de forma produtiva, positiva e eficiente.
- Ética para respeitar limites, agir com responsabilidade e garantir a segurança de pacientes, colegas e da própria clínica.
Investir em treinamento e desenvolvimento da equipe significa, então, dar atenção também a esses elementos, com cursos, formações e até dinâmicas rotineiras para que sua equipe nunca pare de se desenvolver.
Além disso, a qualificação da equipe médica permite ensinar a competência de liderança, principalmente para preparar novos líderes para sua clínica, ou manter os gestores atualizados.
Isso é ótimo principalmente para clínicas maiores, com equipes grandes e líderes setoriais. Formar a habilidade de liderança em todos eles é essencial para o bom desenvolvimento profissional do estabelecimento.
No entanto, consultórios menores também têm essa necessidade. Afinal, todo gestor pode e deve buscar mais qualidade e competência no momento de liderar sua equipe.
Garantia da segurança do paciente
A segurança do paciente precisa ser resguardada pela clínica. Garantir o bem-estar e a tranquilidade de uma pessoa durante atendimentos, cirurgias e exames é obrigação por lei e deve estar nas prioridades do gestor.
Para garantir isso, capacite seu corpo clínico com cursos e formações técnicas, principalmente nas áreas de cirurgia e anestesia.
No mesmo sentido, trabalhe a questão ética e moral, analisando seus profissionais constantemente para que eles mantenham o entendimento de que a segurança do paciente deve estar em primeiro lugar.
Leia mais: Manual de segurança do paciente: cuidados nos serviços de saúde.
É preciso também cuidar da segurança de dados de seus pacientes. Hospitais, clínicas e consultórios médicos acumulam muitas informações sensíveis, que devem ser protegidas — principalmente considerando as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Para isso, vale a pena investir em um curso sobre o assunto com toda a equipe, além de formações para secretários e outros profissionais responsáveis por trabalhar diretamente com as informações.
Nunca esqueça: não respeitar a segurança do paciente — seja ela física, psicológica ou de informações — é um dos caminhos mais rápidos para o fracasso de sua clínica.
Maior valorização e motivação na gestão médica
Esta é uma das maiores regras na gestão de pessoas: profissionais motivados trabalham mais e melhor. E isso é real também em clínicas e consultórios médicos.
Há muitas formas de motivar uma equipe médica com salário, eventos, bônus e o simples reconhecimento do bom trabalho realizado, por exemplo.
Mas, entre essas questões, também é importante destacar o potencial dos treinamentos, cursos e outras atividades de formação e desenvolvimento. Afinal, possibilitar esse tipo de benefício a seus colaboradores é uma prova de que a clínica reconhece o trabalho deles e está disposta a investir em seu sucesso.
Além disso, todo o ensinamento adquirido por meio dessas formações é totalmente do colaborador. Ele vai aplicar na clínica, é claro, mas também poderá usar no futuro, seja em outro emprego, seja para crescer dentro do mesmo estabelecimento.
Por isso, invista em capacitações, mostre as vantagens para a equipe e valorize os funcionários que realmente buscam melhorar constantemente.
Dica bônus: faça avaliação do desempenho em sua gestão de equipe médica
Agora você já entendeu o quanto é importante qualificar sua equipe médica para potencializar o sucesso da clínica. Mas há um passo extra que não pode ficar de fora: avalie como seus profissionais estão colocando em prática o que aprenderam.
Afinal, de nada serve investir em cursos e formações se a equipe não aplicar esses aprendizados.
Da mesma forma, pouco adianta levar seus funcionários para fazer cursos sobre assuntos que eles já dominam. Por isso, é fundamental analisar os profissionais e descobrir quais são seus pontos fortes e fracos e o que pode ser melhorado.
Com avaliações de desempenho constantes, você pode identificar lacunas e até oportunidades de melhoria e reorganização de sua equipe.
Para saber como trabalhar sua equipe para que ela tenha os melhores resultados em cada etapa da jornada do paciente, continue acompanhando o nosso blog.