Você já ouviu falar da era da saúde digital?
A tecnologia é o braço direito de diferentes áreas no mercado de trabalho, simplificando as tarefas do dia a dia com apenas alguns cliques em um site ou aplicativo, por exemplo.
Ao longo dos anos, a evolução de ferramentas tecnológicas tornou processos mais rápidos e efetivos, diminuiu o número de erros e retrabalho e facilitou a vida de milhares de pessoas e empresas.
Na área da saúde não seria diferente. A utilização desses recursos tornou a medicina muito mais exata, além de ajudar a desenvolver novos procedimentos e medicamentos capazes de salvar vidas.
Dessa maneira, toda essa evolução ganhou ainda mais potencial quando surgiram as ferramentas digitais. Portanto, elas influenciaram diretamente na relação entre médico e paciente, resultando no que se chama de saúde digital.
A saúde digital já é uma realidade presente em diversas clínicas. Como resultado, facilitam o atendimento e o acompanhamento de doenças e de hábitos dos pacientes, assim como ajudam no diagnóstico e em outras tarefas que uma clínica e seus profissionais precisam administrar.
Para que você e sua clínica não fiquem de fora dessa tendência, apresentamos neste artigo o que é o conceito de saúde digital e os benefícios que esse recurso pode trazer tanto para os pacientes quanto para os médicos e profissionais de saúde.
Continue sua leitura!
Saúde digital é a união entre a revolução tecnológica e a área da saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos por meio da prática da medicina. Ela busca permitir que mais pessoas tenham acesso às consultas, aos exames e aos diagnósticos de forma eficiente.
Outra razão para o surgimento da saúde digital é possibilitar a aproximação dos médicos de seus pacientes, de modo que a medicina se torne algo mais personalizado para cada indivíduo, garantindo seu bom desempenho.
Esse conceito pode estar em um aplicativo e/ou um software, redes sociais ou, simplesmente, em ferramentas que promovem a conectividade com a internet.
Um grande avanço na saúde digital é a possibilidade de realizar consultas por meio de videochamada. Isso graças à telemedicina!
Essas teleconsultas funcionam como um complemento para o atendimento presencial. Sendo assim, caso um paciente da clínica possua dúvidas sobre seu tratamento ou alguma outra questão, ele pode conversar sobre isso com o médico, sem a necessidade de se dirigir até a clínica ou consultório.
Durante situações de pandemia, como a causada pelo novo coronavírus, poder atender os pacientes da clínica de maneira segura é um ponto alto na experiência do paciente em relação ao seu trabalho.
Além disso, com uma ferramenta de teleconsultas, é possível:
A transformação digital na saúde implica na alteração de muitos processos para os profissionais e para os pacientes.
Dentre tantas vantagens, ferramentas digitais na saúde também são capazes de ajudar a reduzir gastos e aumentar a receita, beneficiando sua gestão financeira, além de fazer com que muito mais pessoas tenham acesso à medicina.
Considerando o fato de que uma boa parte das pessoas conta com um smartphone e conexão com a internet, a estrutura da saúde digital já existe e está em pleno funcionamento.
A tecnologia da era da saúde digital está transformando para melhor o trabalho dos médicos. Isso porque o uso de sistemas e recursos digitais pode simplificar a rotina dos médicos e outros profissionais em relação aos prontuários, diagnósticos, exames e agendamentos.
Um exemplo prático disso é um médico poder conferir o diagnóstico de seu paciente rapidamente e sem precisar gastar papel, apenas com o uso da internet.
Além disso, ele também pode gerar a prescrição de tratamentos ou medicamentos, e ainda fazer o controle da gestão da clínica. Tudo por meio de um sistema de gestão médica.
Com as consultas acontecendo virtualmente, os médicos conseguem ganhar tempo entre um atendimento e outro, podendo atender mais pacientes em um mesmo dia e, assim, aumentar o lucro da clínica.
Além disso, os dados de cada paciente estão salvos digitalmente na nuvem, facilitando o acesso quando o médico precisar consultá-los.
Por fim, vale destacar também que isso garante a segurança do armazenamento dos dados da clínica e de seus pacientes.
Para os pacientes, a saúde digital também tem um impacto altamente positivo, apresentando vantagens como a economia de tempo e a personalização do atendimento.
Em alguns sistemas é possível agendar consultas sem que o paciente precise ligar para o consultório. Além disso, o sistema também ajuda o paciente a lembrar da consulta, enviando mensagens de confirmação em lembretes por SMS e e-mail.
Essa facilidade para contatar o médico ou sua clínica em qualquer momento necessário, principalmente se for o caso de apenas solucionar uma dúvida ou solicitar um exame, é muito bem-vista pelos pacientes.
Pois, no fim das contas, ele não precisa se deslocar até o consultório e aguardar sua vez na sala de espera para resolver algo simples como pegar uma receita médica, por exemplo, o que pode ser resolvido pela telemedicina com uma prescrição médica digital.
É importante lembrar que seu paciente tem se tornado cada vez mais digital. E ao passo que a gestão torna sua clínica mais digital, o engajamento do público com o trabalho desenvolvido pela clínica aumenta muito.
É possível que o médico acompanhe a situação do paciente por meio de equipamentos que ficam ligados em seu corpo, como relógios inteligentes capazes de captar a pressão arterial, respiração e frequência cardíaca, além de lembrar os horários dos remédios.
Dessa forma, essas tecnologias auxiliam muito no diagnóstico de cada caso. Além do mais, esses fatores também são um diferencial e deixam a consulta personalizada, já que o médico tem dados específicos do paciente e pode atendê-lo da melhor forma para melhorar alguma condição de saúde.
A saúde digital também está relacionada com a medicina preventiva. Em alguns casos, a tecnologia dos dispositivos móveis auxilia a captar algo que está fora do comum e que possa representar uma possível doença.
Dispositivos que ajudam a monitorar uma doença crônica, por exemplo, enviam um alerta para o médico e para o paciente quando algo aparenta anormalidade.
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Mas isso tudo vai ainda mais além, pois dentro da clínica existem muitas outras ferramentas que podem auxiliar tanto na gestão administrativa quanto no atendimento e diagnóstico do paciente.
Conheça algumas dessas funcionalidades:
Todas essas ferramentas podem melhorar o atendimento ao seu paciente. Aliás, conhecer o público que costuma ser atendido em sua clínica é muito importante para garantir que essas pessoas tenham uma experiência positiva em relação à clínica ou ao consultório.
Quer ir mais a fundo no conhecimento sobre seus pacientes e a relação disso com a internet? Então continue acompanhando o nosso blog.