Em uma clínica, a equipe médica está em contato com as pessoas de diversas faixas etárias em tempo integral. Assim, é essencial que os profissionais saibam realizar um excelente atendimento e reconhecer as necessidades de cada paciente, principalmente dos idosos. Para isso, medidas que melhoram o atendimento para esses pacientes podem ser aplicadas em sua clínica. Confira a seguir algumas soluções para melhorar ainda mais o atendimento a esse público.
A prática do atendimento humanizado está sendo adotada por muitas clínicas com o intuito de aprimorar o relacionamento com seus pacientes. Em relação ao atendimento dos pacientes idosos especificamente, é necessário que sejam realizados cuidados especiais, visto que eles estão suscetíveis à limitações e fragilidades que aparecem com o avanço da idade. Entre as medidas relacionadas ao atendimento humanizado está o cuidado em relação a atrasos e o suporte necessário durante a consulta, entendendo que o paciente idoso deve ser tratado com empatia e respeito.
É necessário que o médico e sua equipe tenham paciência com os pacientes idosos, sabendo escutá-los durante todo o processo de tratamento ou no tempo da consulta. Dessa forma, o profissional é capaz de desenvolver um diagnóstico com mais exatidão baseando-se no que o paciente relata. Além disso, alguns pacientes podem ter dificuldade para compreender o que você está dizendo e ou até mesmo enfrentar problemas de esquecimento. Tenha paciência e permita que o seu paciente diga tudo o que deseja para, em seguida, fazer os seus comentários.
Ao chegar em uma idade mais avançada, sabemos que as pessoas vão desenvolvendo restrições de movimento ou fragilidades envolvendo características psicológicas, modificando a sua relação com aquilo que está ao redor. Assim, os profissionais da saúde precisam reconhecer que seus pacientes necessitam de certos cuidados especiais e saber como atendê-los de acordo.
Uma das melhores maneiras de atender os pacientes idosos é oferecendo um ambiente que seja confortável para eles. Para isso, aposte em um espaço acessível para cadeiras de rodas, andadores e bengalas, além de disponibilizar cadeiras aconchegantes na sala de espera. Utilizar cores neutras também pode ser uma forma de proporcionar um ambiente receptivo no qual os pacientes se sintam bem.
É importante explicar tudo detalhadamente e, quando possível, deixe registrado por escrito o que o paciente precisará fazer, ou seja, como deverá tomar o medicamento, em qual momento e por qual duração, por exemplo. Ele irá se sentir mais seguro, resultando em um sentimento de confiança em relação ao médico e à clínica. Além disso, manter uma boa comunicação é importante, já que evita que ocorra um mal-entendido entre ambos.
Para proporcionar mais conforto para o idoso, é essencial que o contato após a consulta seja estabelecido para que seja possível acompanhar o tratamento e seus resultados, desenvolvendo uma relação de confiança e proximidade. O paciente idoso sentirá que está sendo bem amparado e terá vontade de retornar em sua clínica. A sua clínica realiza um atendimento especial para os pacientes idosos? Há um preparo da equipe clínica? Conte para nós nos comentários abaixo.