Coronavírus: como o vírus impacta a gestão de clínicas e consultórios médicos?

31 de Março de 2020

A situação de pandemia que está tomando conta de diversos países no mundo tem causado desespero e até mesmo pânico nas pessoas. A situação é resultado da transmissão em massa do novo coronavírus, mais especificamente a doença COVID-19.

Dentre tantos negócios essenciais para as pessoas como hospitais, farmácias e mercados, temos as clínicas e consultórios médicos. O atendimento médico se faz essencial para ajudar a conscientizar as pessoas e indicar o que deve ser feito em cada situação.

Contudo, é preciso prezar pela saúde destes profissionais, levando em conta que uma das principais maneiras de prevenir a transmissão é mantendo distância das pessoas. 

Justamente por isso muitos empreendimentos estão fechados, ou fazendo um atendimento delivery. Em muitos estados, foi decretado que todos os serviços não essenciais fechem para evitar a transmissão do vírus. E gestores estão procurando saídas para ajudar a população e garantir um fluxo de caixa positivo! 

Se perguntando como sua clínica pode ajudar as pessoas quando se é necessário manter distância delas? 

Continue sua leitura que te contamos tudo!

Panorama de desafios do COVID-19

Começamos dizendo que consultas médicas costumam demandar que o profissional esteja bastante próximo do paciente. Isso põe em risco a saúde do médico e do paciente também. Afinal, ambos podem estar infectados e não mostrar nenhum sintoma. 

No entanto, é fato que se o seu consultório ou clínica médica permanecer fechado por muito tempo, ele terá problemas financeiros no futuro. 

Além do mais, já existiam agendamentos de pacientes feitos para este momento, que agora é de quarentena. Quando as atividades voltarem, será complicado reorganizar sua agenda.

Permanecer parado neste momento não é a melhor opção para suas finanças. Se perguntando como contornar a situação? Uma solução temporária eficiente é a telemedicina!

Telemedicina em tempos de coronavírus

Oferecer atendimentos através de mídias digitais é um ótimo posicionamento estratégico de clínicas e consultórios em relação à pandemia. 

A discussão sobre a regulamentação da telemedicina tem sido frequente nos últimos meses. Contudo, a situação causada pelo COVID-19 acabou requerendo algumas ações por parte do poder público. 

Um novo ofício do CFM regulamentou temporariamente a utilização da telemedicina e permitindo a realização de consultas através de mídias.

Sua clínica possui uma canal de comunicação através do WhatsApp? Se sim, você pode utilizá-lo para fazer as chamadas. Mas vale destacar que a utilização deste app para fazer os atendimentos não é a melhor opção. 

Através de ferramentas específicas para telemedicina, o médico pode fazer chamadas para atender seus pacientes. Essas consultas remotas podem ter um custo mais baixo que as consultas particulares feitas presencialmente. 

Existem sistemas de gestão, como o ClinicWeb, que oferecem a ferramenta para que a teleconsulta seja feita pelo sistema, integrada a todas as outras informações necessárias para realizar o atendimento! 

Assim, durante a consulta, o médico pode acessar facilmente o prontuário do paciente sem perder informações importantes!  

Como contornar a crise do COVID-19 na gestão da sua clínica médica

Sua gestão médica irá sofrer neste momento de crise. Contudo, algumas ações podem ajudar a diminuir este impacto. 

Primeiramente, vale destacar que a comunicação através do envio de SMS e email, ajudam a promover a fidelização dos seus pacientes, e até mesmo de novos. Alguns sistemas, como o ClinicWeb, possuem integração com ambas as ferramentas, o que garante ainda mais facilidade no contato com o paciente. 

Quando aqueles que já são seus pacientes percebem que podem contar com seu atendimento neste momento de tanta insegurança e medo, eles veem em você uma figura confiável. Portanto, ele acaba se tornando um paciente fidelizado.

Novos pacientes também irão procurar por você, pois querem saber se estão seguros, que medidas tomar e até mesmo como prosseguir com familiares que estão em quarentena pois possuem alguns dos sintomas do coronavírus. 

Percebendo que você está fazendo o possível para contornar esta difícil situação em que se encontra não só o país, mas o mundo todo, essa pessoa acabará se tornando também, um paciente fidelizado.

Não se trata de utilizar este momento como oportunidade. Mas se tornar útil para a sociedade como um todo trará benefícios para sua clínica médica.

Outra maneira de contornar a situação referente ao coronavírus é fazendo um planejamento financeiro para os próximos meses!

Esteja ciente da sua situação financeira. Existe uma reserva financeira para dar suporte neste momento? Qual a quantia monetária necessária para manter seu negócio neste momento de crise?

Primeiramente, leve em conta o fato de que as contas de luz e água terão um valor bem menor, uma vez que seus atendimentos estarão sendo feitos remotamente. Depois considere as contas que são fixas, como aluguel e o pagamento dos salários dos seus funcionários. 

Depois é hora de calcular a média de tempo dos atendimentos remotos virtuais, e o quanto será cobrado por eles. Assim, poderá se ter uma média do quanto será recebido nos próximos meses.

Vale destacar que, ainda assim, a média de atendimentos provavelmente será menor que o comum.  Então leve isso em conta na hora de desenvolver seu planejamento. 

Cortar custos que não são essenciais também é um tópico que deve estar presente no seu planejamento financeiro. Existem muitos custos que não são tão necessários e que podem ser retirados do seu orçamento, como a impressão de documentos e a utilização de agendas de papel. 

Portanto, faça um controle de custos verificando todas as entradas e saídas da sua clínica ou consultório médico, situações de inadimplência e tudo o mais que envolve o seu setor financeiro.

Tomar as precauções citadas acima pode ser a solução para manter a saúde financeira de sua clínica ou consultório médico. 

Vale destacar uma situação. Caso você, profissional da saúde, decida oferecer os atendimentos remotos virtuais, é preciso divulgar para as pessoas. Para tanto conte com o marketing digital!

Faça posts avisando que você estará realizando este tipo de atendimento, e divulgue quais serão os horários. Deixe um número de contato para que as pessoas possam agendar o horário e deixe claro como eles acontecerão. 

Impulsionar, ou seja, pagar para que o post tenha mais visibilidade e alcance mais pessoas, é uma ótima ideia. Assim, mais pessoas saberão que você está disponível para ajudá-las neste momento. 

Os pagamentos podem ser feitos através plataformas online, enviando o boleto referente a consulta diretamente para seu paciente através do próprio WhatsApp ou para o e-mail dele.

Os profissionais da saúde também podem cogitar aceitar transferências bancárias comuns ou através de canais como Nubank e Picpay. Esse é o tipo de medida que pode ajudar a diminuir o risco da saúde do paciente e do médico. 

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O ClinicWeb se destaca por sua abrangência e inovação. Em cada interação, percebemos o empenho da equipe do ClinicWeb em se manter atualizada com as tendências do mercado e em trazer essas inovações para nós, usuários. Graças ao desenvolvimento contínuo do sistema, conseguimos acessar ferramentas essenciais para atrair e engajar nossos pacientes de forma eficaz. ClinicWeb tem se mostrado não apenas uma ferramenta, mas um verdadeiro parceiro estratégico para o nosso negócio.
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