Em ascensão no Brasil, a prescrição digital está ganhando espaço dentro de clínicas e até hospitais, por conta de todas as vantagens que ela oferece ao médico, ao paciente e à gestão de consultórios médicos.
Em alguns países, como os Estados Unidos, essa prática já chega a ser obrigatória, pois deixa as ordens médicas registradas formalmente no sistema de computadores, dificultando falsificação de receitas, por exemplo.
Mas você sabe o que é e como funciona o sistema de prescrição médica digital? Sabe em quais aspectos ele pode agregar no serviço que você oferece?
Neste post explicaremos como é a mecânica dessa nova ferramenta, que cada vez mais tem sido adotada por médicos de todo o Brasil. Falaremos também sobre todos os benefícios que o profissional, estabelecimento médico, pacientes e farmácias ganham ao aderir essa nova tecnologia.
Confira a seguir:
A prescrição digital é uma das ferramentas oferecidas pela telemedicina, que por sua vez é a prática de usar canais interativos para promover a saúde, por meio de materiais educativos, recursos audiovisuais para a realização de teleconsultas, entre outros.
Nesse contexto, a prescrição digital vem com a missão de facilitar o trabalho do profissional de saúde e o processo de recuperação do paciente. Em linhas gerais, ela pode ser vista como uma versão digital da prescrição de medicamentos tradicional.
Mas não se deixe enganar, pois a prescrição digital vai muito além da receita. Ela envolve um sistema integrado com farmácias, auxiliando na indicação de medicamentos previamente cadastrados em um banco de dados, bem como o controle mais preciso sobre o tratamento do paciente e seus dados.
Para facilitar o entendimento de como funciona a prática da prescrição digital, vamos contextualizá-la na rotina dos profissionais de saúde e pacientes:
Após fazer a cuidadosa análise do caso de cada paciente, o médico prescreve o tratamento indicado. Em sua plataforma de prescrição digital, ele seleciona, entre os diversos medicamentos cadastrados, quais – ou qual – considera adequados para o caso do paciente.
Nesse contexto, já é possível receitá-los como de uso contínuo ou não. A posologia, tempo de tratamento e demais orientações já devem ser incluídas na sequência pelo médico.
Em seguida, para que a prescrição seja gerada, o profissional insere seus dados e sua assinatura digital, seguindo as normas do ICP – Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Isso confere autenticidade ao documento, evitando fraudes.
Assim que for gerada, a prescrição médica será disponibilizada de forma on-line para acesso do médico, do paciente e também da farmácia ligada à plataforma de prescrição digital, facilitando a aquisição de medicamentos pelo paciente.
O envio da receita pode ser feito pelo celular, por exemplo. Nesse caso, o paciente apresenta a prescrição por SMS ao farmacêutico e pode comprar seus remédios sem complicações.
Caso seja necessário o consumo de um medicamento de uso controlado, a prescrição digital elimina a necessidade do profissional farmacêutico reter a receita, uma vez que após a compra o próprio sistema registra que o paciente já obteve o medicamento.
A segurança é só uma das várias vantagens que a prescrição digital apresenta para todas as partes envolvidas no processo de atendimento ao paciente. Saiba mais sobre esse tópico a seguir:
São diversas as conveniências que esse sistema oferece. Em um primeiro momento, os mais notáveis são a diminuição de gastos com materiais gráficos, como papel e tinta para impressoras, e a praticidade no ato da prescrição de medicações e tratamentos.
Trabalhar com prescrições digitais, sobretudo em uma plataforma completa, incluindo prontuários eletrônicos, otimiza tempo de trabalho e permite que o profissional foque sua atenção no atendimento e na análise dos casos dos pacientes.
Vale lembrar que atenção e cuidado são pontos cruciais para um bom atendimento. Sua atenção fortalece a confiança do paciente e resulta em boas avaliações e até mesmo indicações a conhecidos.
Se concentrar nessas questões essenciais pode render bons frutos, como atrair e fidelizar novos pacientes.
Soma-se ao aperfeiçoamento no atendimento, a melhora na organização dos dados referentes aos pacientes e seus respectivos tratamentos.
Com prescrições disponíveis online, o acesso a informações importantes como a restrição a determinados medicamentos, alergia, histórico do paciente e tratamentos realizados anteriormente fica facilitado. Ainda mais se o médico contar com um prontuário eletrônico.
O controle mais rigoroso do tratamento de cada paciente é mais um ponto a favor das prescrições digitais. Ao receitar um determinado medicamento, o profissional tem a possibilidade de restringir a compra a um remédio específico ou permitir o uso de genéricos.
A prescrição digital também facilita o consumo de medicamentos controlados de uso contínuo. Se o médico pré-definir no sistema que este é o caso, elimina-se a necessidade de visitas dos pacientes apenas para buscar uma nova receita.
Ao prescrever remédios, um dos pontos mais importantes observados pelos médicos é a interação medicamentosa. Atualmente já existem plataformas que automaticamente cruzam os dados de medicamentos, emitindo alertas para o profissional de saúde sobre interações que podem trazer risco ao paciente.
Outro tipo de segurança que se observa é a dos dados do médico e dos pacientes, que aqui não são motivo de preocupação.
As plataformas de prescrição digital trabalham com dados criptografados, que garantem o sigilo das informações dos pacientes. Estas, portanto, só podem ser acessadas pelo médico.
As prescrições online, da mesma forma, só podem ser acessadas mediante login e senha próprios e os links de acesso às receitas podem ser enviados diretamente ao paciente via e-mail ou celular, com toda a segurança.
Como podemos observar, são vários os benefícios que a prescrição digital traz para a rotina de consultórios e clínicas médicas. Mas, para usufruir de todos os benefícios do uso desse sistema de trabalho, você precisa de uma plataforma adequada:
Existem diversas plataformas para prescrições digitais disponíveis no mercado. Encontrar a melhor para o seu negócio é fundamental para garantir o bom funcionamento desse novo sistema. A Memed é uma plataforma brasileira que foi pioneira nesse setor.
Se trata de uma interface intuitiva para se trabalhar, onde o médico consegue inserir as informações de forma simples, apenas preenchendo o sistema com os dados necessários para o tratamento.
Inclusive, é possível incluir informações sobre o consultório (como nas tradicionais folhas pautadas dos blocos de receita médica) e a assinatura digital do médico.
Nessa plataforma também estão cadastrados mais de 60 mil medicamentos, constantemente atualizados, dando mais opções ao profissional da saúde para indicar o remédio que achar mais adequado para seu paciente.
Com a Memed, a prescrição on-line é enviada por SMS diretamente ao número previamente cadastrado do paciente e pode ser acessada através de um link, sem a necessidade de aplicativos adicionais.
O Software de Gestão ClinicWeb funciona de forma integrada à plataforma Memed, tendo acesso a todas as funcionalidades descritas acima, como o Alerta de Alergias e Interação Medicamentosa, com mais de 1.500 cruzamentos de medicamentos registrados, garantindo uma base dados confiável para uma prescrição precisa.
Além disso, o ClinicWeb oferece vários outras ferramentas para aumentar a eficiência da prescrição digital - como os benefícios do prontuário eletrônico.
Sabendo de toda a praticidade, organização e otimização que esse novo sistema de prescrições oferece, fica fácil entender porque ele está ganhando cada vez mais espaço na rotina dos profissionais da área da saúde.
Agora que você sabe o que é e como funcionam as prescrições digitais, o que acha de aprimorar seu atendimento através de um sistema desse tipo?
A ClinicWeb oferece a você um software completo de gestão e atendimento para sua clínica e consultório médico que funciona integrado ao Memed.
Entre em contato conosco para saber mais e aproveite nosso blog para ter acesso a diversos conteúdos exclusivos para refinar seus conhecimentos sobre gestão financeira, organizacional e marketing!
E se você quer ainda mais tecnologia no atendimento de sua clínica ou consultório médico, fale com um de nossos especialistas: