Sua clínica de oftalmologia está de portas abertas, a agenda de atendimentos se mantém equilibrada com um bom número de consultas, exames e procedimentos dia após dia.
Contudo, na hora de verificar sua margem de lucro no fim do mês, você sente que esse valor poderia ser maior. Essa é a realidade na qual você vive atualmente em seu negócio?
Para tornar essa apenas uma fase em sua clínica de oftalmologia e começar a ir de encontro ao sucesso, é preciso começar a colocar algumas estratégias em prática agora mesmo. Assim, seu futuro pode acabar sendo uma bela margem de lucro no caixa da sua clínica.
Existem muitas coisas que podem ser feitas para aumentar a margem de lucro: aumentar o controle do seu fluxo de caixa, fidelizar mais pacientes, evitar a inadimplência e investir em marketing são algumas ações que podem ser adotadas pela sua clínica de olhos.
Quer entender melhor como aplicar essas e outras práticas para ter mais sucesso? Então continue sua leitura:
Todo negócio lida com a inadimplência de clientes, e sua clínica de oftalmologia não está salva disso, não é mesmo? Mas o problema fica mais sério quando o número de pacientes inadimplentes é muito grande.
Por isso mesmo é importante que o médico gestor procure maneiras de diminuir a inadimplência. E isso pode ser feito da seguinte maneira:
É importante destacar que melhor do que focar na resolução da inadimplência, é fazer o possível para evitar que ela aconteça. Para isso, conte com uma boa gestão de pagamentos!
Contar com opções de pagamento seguras para sua clínica é uma ótima maneira de evitar que a inadimplência ocorra. Para isso, sua gestão financeira pode oferecer as seguintes opções para seus pacientes: links de pagamento, maquininha de cartão de crédito e débito e boleto automatizado.
Com um link de pagamento, seu paciente pode realizar o pagamento de onde ele estiver. Basta enviar um link em que ele deverá cadastrar um cartão de crédito ou débito.
A maquininha de cartão é uma opção de pagamento muito utilizada por todo o comércio. As pessoas já não estão acostumadas a andar com dinheiro em espécie na carteira.
Quando sua clínica começa a utilizar a maquininha de cartão, ela facilita o pagamento para seus pacientes, permitindo até mesmo o parcelamento de valores mais altos.
O boleto automatizado é uma funcionalidade que deve estar integrada ao seu sistema de gestão. Com ele, um boleto é gerado com o valor que deve ser pago pelo paciente, sendo enviado para um canal de comunicação, como o e-mail.
Todas essas opções de pagamento aumentam a probabilidade da sua clínica receber o valor da consulta ou procedimento realizado, evitando que a inadimplência ocorra.
Também vale destacar que todas essas ferramentas estão integradas ao sistema de gestão ClinicWeb!
Uma boa gestão financeira em sua clínica de oftalmologia depende de um controle eficiente do fluxo de caixa. Em muitas empresas isso acontece através de planilhas ou em cadernos de contabilidade. Esse é o caso em sua clínica?
Fazer o controle do fluxo de caixa de maneira manual deixa espaço para o erro humano. Isso impede um controle mais rigoroso, que é exatamente o que sua clínica precisa para aumentar sua margem de lucro.
Por isso, conte com um sistema de gestão como o ClinicWeb. Assim, todos os pagamentos realizados através dos links de pagamento, cartão de crédito e boleto, são registrados automaticamente.
Para saber mais sobre rentabilidade, leia também: 7 passos para sua clínica de oftalmologia ser mais rentável
E se você quer ir mais a fundo no assunto gestão financeira, evitando erros, confira nosso material: eBook: Guia do planejamento financeiro para sua clínica
Os recebimentos de consultas e procedimentos não representam a única fonte de renda de uma clínica de oftalmologia. Também costuma ser realizada a venda das lentes de contato.
E a dica é: se você ainda não vende esse produto em sua clínica de oftalmologia, este é o momento perfeito para fazer isso e aumentar sua margem de lucro.
Porém, quantas vezes foi receitada uma lente ao seu paciente e sua clínica estava sem esse produto disponível? É exatamente por essa razão que é importante falar sobre gestão de estoque. Caso contrário, essa venda acaba sendo realizada por outro estabelecimento, ou mesmo através da internet!
É importante que exista uma pessoa da sua equipe responsável pelo controle do seu estoque de lentes, para que sua clínica de oftalmologia não deixe de realizar uma venda!
É preciso acompanhar quais são as lentes que têm maior saída e evitar que sua reserva delas acabe zerada. Para isso, confira frequentemente seu estoque.
Acompanhe também o volume de vendas diário e semanal, para saber exatamente quando é hora de realizar as compras, sempre levando em conta o prazo de entrega dos seus fornecedores.
A fidelização de pacientes é uma parte bem importante no processo de aumentar a margem de lucro de uma clínica e oftalmologia. Isso porque pacientes fidelizados não só sempre irão voltar a consultar com você, como também vão indicar o oftalmologista para amigos e familiares.
Para fidelizar é preciso que toda a equipe da clínica esteja focada em garantir que seu paciente tenha uma boa experiência com o atendimento, desde o primeiro contato por telefone, ou presencialmente.
Para promover a fidelização foque principalmente nos seguintes pontos:
Saiba mais sobre o assunto no nosso eBook: Atendimento em clínicas e consultórios médicos: o guia para fidelizar mais pacientes!
Investir em marketing em clínicas de oftalmologia é a melhor maneira de captar novos pacientes e, por consequência, aumentar a margem de lucro. O universo digital traz ótimas oportunidades para isso.
Por isso, confira as principais ferramentas online para divulgar sua clínica de olhos:
Estas duas redes sociais possuem um grande volume de usuários ativos. Por isso, elas oferecem uma excelente oportunidade para sua clínica de oftalmologia: ser encontrada pelo seu público.
Por isso, invista no Facebook Ads. É através dele que as publicações, tanto no Facebook quanto no Instagram, podem ser patrocinadas, garantindo visibilidade para sua clínica de oftalmologia.
O volume de buscas feitas no Google diariamente é gigantesco, e as ferramentas de busca ajudam pessoas a encontrar as mais diversas respostas, empresas e profissionais.
E se em algumas destas buscas, sua clínica de oftalmologia for encontrada? Isso é possível se existir um blog ou um site da sua clínica.
Mas não é só isso! Usando o Google Ads o oftalmologista pode anunciar sua clínica e garantir visibilidade nas buscas feitas na rede.
Também é importante que sua clínica de oftalmologia seja cadastrada no Google Meu Negócio. Assim as pessoas poderão encontrar informações importantes sobre você, como: contato, horário de funcionamento, localização e site.
Leia também: 10 estratégias certeiras de marketing digital para oftalmologistas
O sistema ClinicWeb possui um CRM que auxilia você, oftalmologista, no marketing da sua empresa. Contar com a ferramenta certa é essencial para garantir que suas estratégias sejam eficientes.
Falando nisso: quais ferramentas estão sendo utilizadas em sua clínica para promover seu marketing digital e captar mais pacientes particulares?