A situação causada pela pandemia mostrou uma coisa: planejamento é essencial para lidar com desafios inesperados. E isso envolve todos os setores de clínicas e consultórios médicos.
Desde o setor financeiro, até o pré e pós-atendimento, questões burocráticas e uma série de processos fazem parte do dia a dia. E organizar e planejar tudo isso é primordial para ter bons resultados. Sua gestão médica tem realizado planejamentos para suas ações?
Muitas pessoas estão envolvidas nas atividades da clínica: seus pacientes e toda a equipe médica. E a gestão deve levar em consideração todos. Porém, o foco no paciente é infinitamente importante para o sucesso da clínica ou consultório médico.
Proporcionar uma experiência de qualidade para o paciente durante o atendimento deve ser uma preocupação de todos que trabalham na equipe médica. E isso é possível com a modificação de algumas práticas exercidas na clínica.
É preciso encontrar uma maneira de ele ser sempre bem recebido, amparado e encontrar um ambiente que o faça se sentir seguro. As cores da decoração das clínicas, a disposição dos móveis e o conforto das cadeiras também impactam diretamente na experiência do paciente.
Além do mais, um médico que conhece os pacientes que frequentam a sua clínica é capaz de fazer uma grande diferença no atendimento do início ao fim. O conhecimento é uma oportunidade de direcionar a conversa de maneira humanizada melhorando a experiência dos pacientes.
Realizar um atendimento humanizado e ter uma equipe alinhada com essas práticas pode ser considerado um diferencial em relação aos concorrentes, assim como utilizar ferramentas de tecnologia que otimizem as atividades da clínica.
Confira algumas práticas que podem ser implantadas em sua gestão médica para ter mais foco no atendimento ao paciente:
Para o foco da gestão ser o próprio paciente, é preciso conhecer quais são as características dessa pessoa, isto é, saber exatamente quem é o público-alvo da clínica.
O gestor , assim como a equipe que trabalha na clínica, precisa ter em mãos as principais informações sobre seus pacientes, como gênero, faixa etária, necessidades na área da saúde e resultados que buscam encontrar nos serviços médicos.
Ter a persona da clínica bem estruturada também é importante. Isso possibilita que o gestor saiba mais sobre seu público-alvo.
A persona da clínica é criada partindo de informações reais do seu público, criando no fim um perfil fictício que representa um paciente. Para criar a persona de sua clínica faça perguntas objetivas a fim de descobrir os gostos e preferências dos pacientes.
O atendimento humanizado é uma prática que melhora a relação entre médico e paciente por ser uma maneira de oferecer um cuidado diferenciado.
Com a aplicação de simples atitudes – como gentileza, contato visual, demonstrar atenção e cuidado durante as consultas – é possível proporcionar uma experiência de alta qualidade para quem frequenta sua clínica.
É importante que tais práticas sejam realizadas não só pelos médicos, mas também pela secretária e recepcionista. Assim, o paciente irá se sentir realmente acolhido na clínica durante todo momento, o que promove a fidelização!
A gestão médica centrada no paciente requer um alinhamento eficiente entre os profissionais que trabalham na clínica. Dessa forma, todas as áreas estarão integradas e preparadas para auxiliar os pacientes que necessitarem de apoio durante seu tratamento, assim como nos momentos em que tiverem dúvidas para serem esclarecidas.
Uma clínica estruturada com o objetivo de garantir o conforto dos pacientes faz com que eles tenham boas impressões ao frequentarem esses ambientes. Por isso, realizar investimentos na decoração e nos espaços da clínica é fundamental.
Prepare sua equipe e estabeleça quais serão as práticas utilizadas para atender bem seus pacientes. Criar roteiros para conversas pode ser uma boa ideia.
O importante é sempre responder a todos de maneira gentil, e fazer o possível para ajudar esse paciente. Seja encontrando um horário que se encaixe facilmente na agenda dele para o atendimento ou encontrando o melhor tratamento para seu quadro clínico.
A medicina preventiva é um conjunto de ações que buscam o cuidado com a saúde para a detecção de doenças por um diagnóstico precoce, ou para evitar que quadros clínicos sejam agravados.
Com a prática da medicina preventiva, é possível acompanhar a saúde do paciente de maneira mais cuidadosa e atenciosa.
Para isso, é necessário que a clínica incentive o paciente a realizar consultas com maior frequência, assim é possível prever uma série de doenças e situações que podem agravar a saúde do paciente ou diminuir sua qualidade de vida.
Pacientes que frequentam médicos que praticam a medicina preventiva se sentem melhor acolhidos ao perceber que o profissional realmente se preocupa com sua saúde e qualidade de vida. Essa é uma grande vantagem, visto que o paciente pode acabar fidelizado, indicando seu trabalho para amigos e familiares.
Você pode saber mais sobre a prática da medicina preventiva, conferindo como aplicar ela em sua clínica, lendo o post: O que é a medicina preventiva e por que você, médico, deve conhecê-la?
Um atendimento digital e mais humano não é só possível, mas também é necessário porque seus pacientes estão cada vez mais submersos nas tecnologias online. É claro que isso não significa que a humanização ficará de lado, e muito menos que os atendimentos presenciais serão desnecessários.
Por isso é válido realizar o atendimento híbrido! Aliando ferramentas digitais com o atendimento presencial humanizado, melhores resultados serão alcançados.
Se perguntando quais ferramentas podem ser utilizadas? Procure por um sistema de gestão que ofereça principalmente:
Com um software de gestão médica, sua clínica contará com uma gestão otimizada e com diversos processos automatizados, possibilitando que o gestor direcione seu tempo e esforço para planejar melhorias.
Quer saber como como garantir que o atendimento em sua clínica seja um sucesso? Fale com um de nossos especialistas.