Além de lembrar datas importantes, feriados e alguns eventos que ocorrem anualmente, o calendário sazonal também é uma importante ferramenta no marketing para clínicas e consultórios médicos.
As campanhas baseadas em datas comemorativas podem ajudar principalmente na retenção e na captação de pacientes. Além, é claro, de ajudar a distribuir informações à população, contribuindo para uma melhor expectativa de vida, mais saúde e bem-estar da comunidade.
Aliás, realizar campanhas de marketing bem estruturadas também aumentará o lucro de sua clínica ou consultório e, ainda, contribuirá com campanhas na área da saúde que ajudam a salvar a vida de muitas pessoas.
Vale lembrar que grande parte dessas campanhas são realizadas em datas que, normalmente, criam-se ações de prevenção e tratamento relevantes para a população.
Sendo assim, ao longo deste texto mostramos como e quais as maneiras de utilizar essas datas em ações de marketing médico. Acompanhe a leitura e confira!
O calendário sazonal é uma ferramenta importantíssima para relembrar datas especiais, fatos históricos, conquistas e registros de eventos. Muitas dessas datas são relevantes para o segmento da saúde e também para ajudar a clínica ou consultório médico com ações de marketing, permitindo que melhore em:
A maior parte das datas “comemorativas” relacionadas à área da saúde tem como principal objetivo a promoção de campanhas de conscientização a respeito da prevenção e identificação de alguns sintomas de diversos tipos de doenças.
Nesses casos, em datas especiais — como Dia Mundial do Combate ao Câncer, Dia Nacional de Combate à Dengue, entre outros — a clínica pode aproveitar para criar e distribuir materiais com informações a respeito dos sintomas das doenças, explicar como identificá-los, falar das formas e dos exames de prevenção, entre outros. Tudo com o intuito de informar a população.
Adotar essa estratégia de levar conhecimento a quem interessar (marketing de conteúdo) é uma ótima forma de se posicionar como especialista e se solidificar no mercado.
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A clínica ainda pode utilizar essas datas para promover campanhas de conscientização e enviar mensagens para os pacientes ressaltando a importância da realização dos exames de rotina para a identificação precoce de doenças. Essa estratégia pode aumentar o número de pacientes comparecendo a consultas durante o período de campanhas.
As datas sazonais que se relacionam ao público em geral — como a troca de estações — também são ótimas para aumentar o número de pacientes atendidos e, consequentemente, os lucros da clínica. Isso porque você pode criar e divulgar conteúdos informativos nessas datas também, por exemplo: “por qual razão cálculos renais aparecem mais no verão?”, “cuidados para manter a saúde no inverno”, entre outros. Você pode usar a criatividade.
Dessa maneira, você mostra autoridade no assunto, conquistando a confiança dos pacientes, atraindo-os para sua clínica e aumentando sua receita.
Se sua clínica é especialista na saúde da mulher, a equipe de marketing pode utilizar o mês de outubro — em que o foco é a conscientização a respeito do câncer de mama — para criar e distribuir panfletos e publicar em seu blog informações relevantes a respeito da doença. Assim, você garante que as mulheres que tiveram acesso ao seu material lembrarão da sua clínica quando precisarem de serviços médicos.
E como fazer tudo isso? Isso tudo vai depender de como seu estabelecimento vai planejar e aplicar essas campanhas conforme o calendário sazonal. Acompanhe dicas!
Como você já sabe, a área da saúde pode aproveitar o calendário sazonal para disseminar informações e prestar serviços específicos, promovendo campanhas de conscientização, prevenção e tratamento de doenças.
Dessa maneira, existem muitas formas de se trabalhar essas campanhas no marketing médico de sua clínica ou consultório, veja a seguir como fazer isso:
O primeiro passo é um dos mais importantes na elaboração dessas campanhas é o planejamento. Realizá-lo é essencial para saber quais datas sua clínica vai aproveitar e como usá-las em seu marketing médico. Acompanhe:
Dessa maneira, você utiliza essas referências para ter uma breve ideia de por onde começar suas campanhas e de estratégias que darão certo ou não. Porém, é preciso lembrar que a inovação também é importante para chamar a atenção do público.
Exemplo - Dia das mães em clínicas psiquiátricas
Conteúdos:
Propósito: conteúdo informativo para aumentar a atração de pacientes e o número de consultas.
Formato: texto de blog e post em rede social com tom de voz informal para se aproximar do público mas mostrando conhecimento e autoridade no assunto.
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Vale lembrar que esse é um exemplo simples e básico do que pode ser feito. Com a ajuda de uma agência de marketing especializada no assunto, suas campanhas serão melhor elaboradas e irão apresentar melhores resultados.
Isso tudo também vale para as sazonalidades e não apenas nas datas comemorativas. Lembrando que o conceito de sazonal se define em campanhas, eventos e outras datas que são comemorativas e acontecem todo ano, mas podem ocorrer em datas diferentes.
A melhor maneira de se divulgar campanhas é pelas redes sociais. Isso gera engajamento com seu público e bem como uma maior adesão.
Essa divulgação nas redes sociais também permite não apenas conscientizar seus pacientes, como promover sua clínica ou consultório. Dessa maneira, demonstrando o cuidado e sua dedicação com eles.
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Outra forma de atingir mais pessoas ainda durante a campanha é na utilização de anúncios pagos para promover seus posts em redes sociais, como o Instagram e Facebook, pelo Facebook Ads.
Outra forma de chegar aos seus pacientes nesse tipo de campanha é o e-mail marketing, uma estratégia de manter contato e atualizar seus pacientes sobre as novidades para fortalecer o relacionamento.
Para formulá-los, espera-se que o conteúdo seja direto e fácil de ler, contendo todas as informações que realmente importam sobre a data comemorativa e por qual razão sua clínica aderiu a esse evento.
Também é importante lembrar de que o assunto do corpo do e-mail deve chamar atenção do cliente, por conta disso, utilizar gatilhos mentais e outras técnicas de marketing podem ajudar.
Uma das partes que mais podem chamar a atenção para sua clínica ou consultório médico é investir na decoração das datas comemorativas e durante as campanhas. O que também pode ser uma tarefa divertida e diferente da usual em que todos de sua equipe podem ajudar, inclusive a gestão médica.
Com uma decoração bem elaborada os pacientes se sentem acolhidos e confortáveis, além de atrair muitos novos olhos para sua clínica, ajudando também no marketing boca a boca.
É extremamente necessário acompanhar os resultados de suas campanhas de marketing. Estabeleça métricas e técnicas de monitoramento de cada campanha e compare com seus objetivos em cada uma delas, seja fidelizar, atrair etc.
Esse é um ponto importante que já pode ser desenvolvido junto com o mapeamento das datas comemorativas, mas de preferência em lugares separados para não misturar o propósito de cada campanha.
As datas comemorativas na área de saúde não necessariamente têm apenas a função de serem comemoradas. Essas datas frequentemente já vêm acompanhadas de campanhas de conscientização com métodos de prevenção e outras ações desenvolvidas pelos órgãos de saúde.
Por conta disso, é de extrema importância aderir a essas campanhas, como é o caso do Outubro Rosa e seu papel na prevenção do câncer de mama, do câncer de colo de útero etc. Isso deve acontecer mesmo que sua clínica ou consultório não faça atendimento ginecológico e obstétrico, pois mostrar que você se importa com seu paciente é o que vai realmente fidelizá-lo.