As redes sociais passaram a ocupar uma parte significativa da rotina das pessoas. Durante horários de folga e quando há tempo livre, as pessoas passam vários minutos, ou mesmo horas, visualizando os mais diversos tipos de conteúdo pelo celular.
Por conta disso, usar redes, como o Instagram e o Facebook, para divulgar a sua marca se tornou uma estratégia que oferece resultados significativos para várias empresas.
Nas clínicas de dermatologia, é igualmente possível utilizar as redes sociais com o intuito de divulgação e captação de novos pacientes. Afinal, ampliar a presença no mundo digital significa ganhar autoridade na área e atrair mais pessoas.
Contudo, é preciso saber explorar o que esses espaços digitais podem oferecer e usá-los de uma maneira atrativa, caso contrário, você afastará os clientes e desperdiçará o potencial desse meio.
Por isso, preparamos este artigo com dicas úteis e fáceis de se colocar em prática em seu consultório de dermatologia. Confira:
As redes sociais são ótimas ferramentas para a divulgação de projetos e troca de experiências entre os usuários. Isso faz das mídias digitais, como o Instagram e o Facebook, recursos amplamente usados em diversas áreas, inclusive na Medicina.
Soma-se a isso o fato de que as pessoas estão se preocupando cada vez mais com a própria saúde, o que aumenta muito o interesse por esse conteúdo.
Por que não somar o mundo de possibilidades das redes sociais com o crescente interesse em temas relacionados à saúde e ao bem-estar?
Isso se aplica muito à área de Dermatologia. As pessoas se interessam, buscam e consomem muitos conteúdos relacionados ao cuidado com a pele, desde a importância da alimentação até os produtos que podem contribuir com a saúde dermatológica.
Ao acompanhar profissionais que falam sobre isso nas redes sociais, é possível aprender sobre os cuidados com a pele, tirar dúvidas com um dermatologista profissional e encontrar um médico de confiança para cuidar de suas necessidades. Por isso, é tão importante estar nesse ambiente para que você também seja encontrado.
Afinal, ao produzir conteúdos digitais relevantes, você aumenta a chance de seu perfil ser encontrado. Além disso, ter um perfil profissional:
Produzir conteúdo rico e relevante é essencial para que você chame a atenção do público e, consequentemente, conquiste novos pacientes. Lembre-se de que quanto mais pessoas visitarem o seu perfil, melhor.
Para isso, é preciso que suas postagens gerem engajamento a fim de que circulem na rede. Mas, como fazer isso?
A circulação das suas postagens nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, depende diretamente do número de pessoas que interagem com elas.
Sendo assim, para captar novos pacientes na internet e fidelizar os pacientes antigos, é extremamente importante que seu conteúdo já seja produzido de modo a dar abertura para interações do público, de maneira ativa e não passiva.
Direcione o conteúdo da clínica de dermatologia da seguinte forma:
Pronto! Seguir essas recomendações fará com que suas postagens sejam encontradas no vasto universo digital!
Mas não se esqueça de responder às mensagens das pessoas que interagem com seu perfil. Também é essencial deixar o seu contato visível na sua página. Assim, o seguidor pode efetivamente entrar em contato e se tornar um paciente.
No entanto, também é preciso avaliar: o que publicar para gerar engajamento? Há certas postagens que dão abertura para isso. Continue lendo para conhecê-las.
Gerar engajamento é consequência direta de produzir conteúdo relevante, ou seja, postagens que são informativas, interessantes e que chamam a atenção são aquelas que irão conquistar maior engajamento.
Então, o perfil da clínica de dermatologia deve ser muito bem planejado e ter uma estratégia definida. Quanto a isso, temos algumas ideias para compartilhar:
As redes sociais, especialmente o Instagram e o Facebook, têm um alto apelo visual. Por isso, o texto deve ser complementar à imagem e, preferencialmente, mais curto. Assim, produzir infográficos sobre informações referentes à dermatologia é uma excelente ideia para o Instagram!
Pelo mesmo motivo anterior, vídeos representam o formato ideal para as redes sociais, especialmente para o Instagram, por meio de “Stories”, “Reels” e “IGTV”, este último para vídeos mais longos e educativos.
Pense em conteúdos sobre curiosidades, dicas ou “mitos e verdades” sobre a área da dermatologia, e use e abuse dessa ferramenta!
Seja por meio de vídeos ou fotos, é importante que seu perfil seja repleto de informações sobre cuidados com a pele. Fale sobre:
A Dermatologia permite a publicação de várias informações diferentes, pois é uma área vasta e há conteúdo para o ano todo. Seja criativo (e informativo)!
Pense em cuidados diários que o indivíduo precisa tomar para ter uma pele saudável, como dicas de alimentação e a importância de se manter hidratado e passar protetor solar todos os dias. Também, é válido recomendar produtos, como cremes e pomadas.
Gravar “Stories” no Instagram é a maneira ideal para isso. É rápido, gera visualizações e deixa o seu relacionamento com os seguidores mais próximo.
É claro que a saúde da pele está relacionada com diversos outros fatores externos e internos ao organismo. Pense nisso ao produzir conteúdo sobre dermatologia no Instagram e Facebook e convide parceiros da área de saúde para informar o seu público.
Considere convidar nutricionistas, endocrinologistas, médicos gerais e outros especialistas. É válido também incluir fornecedores de produtos dermatológicos que você usa e recomenda para impulsionar vendas.
Mais uma forma de promover o conhecimento em suas redes e gerar engajamento é divulgar dados que são de interesse da Dermatologia.
Divulgue essas informações via “Stories” ou mesmo no feed e na timeline das redes, em formato de postagens.
Assim, você mostra a sua autoridade dentro do ramo, demonstrando preocupação sobre uma informação nova e chamando a atenção do público para isso.
Existem algumas datas que não podem passar em branco, como o Dia do Dermatologista, comemorado em 05 de fevereiro.
Também, não se esqueça de movimentar suas redes em dezembro, pois o mês é todo dedicado à prevenção do câncer de pele.
Marcar datas como Natal, Páscoa, Dia das Mães, entre outros, é uma boa forma de gerar interação e criar um relacionamento com o seu paciente.
Esta é uma dica exclusiva para o Instagram, já que o canal não permite incluir links em postagens. Sendo assim, ao divulgar sua página na internet ou recomendar algum produto, não se esqueça de avisar seus seguidores onde eles podem encontrar o direcionamento para a informação.
Uma das melhores formas para isso é acrescentar o link na “bio” do seu perfil e mencionar isso no texto da postagem.
Viu só? O universo de opções é vasto e não para por aí. A partir dessas dicas, você conseguirá exercitar a sua criatividade e produzir seu conteúdo sozinho.
Lembre-se de que há uma regra muito importante para as redes sociais de dermatologistas: ser criativo e relevante.
Devido à sensibilidade da área, o marketing para dermatologistas é regulamentado junto com toda a publicidade médica pelo Conselho Federal de Medicina.
Portanto, esteja informado sobre as limitações. Por exemplo, são proibidos:
Se sua postagem evitar essas questões e se mostrar educativa e informativa, não haverá problemas. Garanta que seu conteúdo contribua positivamente à sociedade.
Desse modo, as redes sociais serão fundamentais para a atração e captação de novos pacientes em sua clínica de dermatologia!