O cenário provocado pela pandemia do coronavírus, causador da doença COVID-19, mudou a maneira de se fazer muitas coisas.
Devido à necessidade da distância entre as pessoas, para evitar a propagação da COVID-19, a tecnologia passou a intermediar muitos serviços necessários no dia a dia.
Compras em supermercados, farmácias e até restaurantes feitas através de aplicativos. Todos os diferentes tipos de mercado foram e estão sendo impactados. O que significa que a sua clínica ou consultório médico também precisa rever a maneira como atende os pacientes.
A maneira de contornar a crise e reduzir o impacto destas consequências em clínica ou consultório médico, é tornando seu negócio mais digital. Quer descobrir como fazer isso?
Continue sua leitura e aprenda como fazer isso na prática!
A pandemia do COVID-19 traz consigo uma série de desafios para a gestão de clínicas e consultórios médicos. Conhecer esses desafios é a primeira maneira de compreender como encontrar as melhores soluções.
O primeiro desafio é lidar com a necessidade do distanciamento social entre as pessoas. Muitas regiões do país anunciaram estado de emergência, obrigando o fechamento de uma série de estabelecimentos, o que talvez tenha incluído também sua clínica ou consultório médico.
Outra questão que deve ser levada em conta é a situação econômica.
Alguns gestores se preocupam em manter uma reserva financeira para lidar com momentos de baixa nas consultas. Contudo, outros gestores acabam não se preocupando com esse tipo de situação.
O gestor que fez essa reserva provavelmente terá dinheiro para realizar todos os pagamentos necessários no fim do mês.
De toda a forma, com ou sem reserva financeira, é preciso encontrar uma maneira de continuar fazendo atendimentos ao paciente, mantendo um giro financeiro no caixa da sua clínica ou consultório médico.
Tendo em vista os entraves financeiros, é necessário rever diversos processos em sua gestão. O administrativo demanda de muitas ações e investimentos, portanto volte ao planejamento de sua clínica e reestruture o que for necessário.
Para vencer esses desafios, é preciso contar com a tecnologia!
Mais adiante vamos explicar quais são essas ferramentas tecnológicas e como elas podem te ajudar. Contudo, antes disso, é preciso entender seus pacientes:
Não é novidade que as novas gerações têm se tornado cada vez mais digitais. A tecnologia veio com tudo e tem facilitado muitas ações no dia a dia das pessoas, seja na vida pessoal ou no trabalho.
Seus pacientes já não fazem mais ligações, eles enviam mensagens. Essas mensagens chegam através de mídias como Facebook, Instagram e principalmente WhatsApp.
Canais de comunicação através das redes sociais, entre pessoas e empresas, são comuns e extremamente úteis. Mas é possível ir mais longe.
A tecnologia facilita as coisas e as torna mais rápidas. Isso traz um senso de urgência bem grande para os seus pacientes. Que ninguém gosta de esperar já é sabido, mas isso fica ainda mais verdadeiro quando se trata da geração que nasceu em meio à tecnologia.
Agora que você compreende que a situação causada pela pandemia do coronavírus traz muitos desafios e que seu paciente está super conectado com o universo digital, é hora de ir mais a fundo.
Tendo em vista o estilo de vida do seu paciente e todas as vantagens que a tecnologia traz, descubra como tornar sua clínica mais digital.
Confira algumas ferramentas que podem tornar isso realidade!
O prontuário em si já é um documento essencial para desenvolver os atendimentos em sua clínica médica. Quando sua gestão conta com uma versão eletrônica, tudo fica ainda melhor!
A utilização do prontuário eletrônico é muito mais fácil e ágil. As informações podem ser acessadas em poucos cliques e o documento fica armazenado em nuvem, de forma completamente segura. Isso promove melhorias na gestão e aumenta a satisfação do paciente durante o atendimento.
Contar com uma agenda online significa diminuir a probabilidade de erros no agendamento. Assim, o trabalho da secretária ou recepcionista fica bem mais fácil!
O cliente também percebe esse senso de organização e acaba não só respeitando como confiando mais na clínica por mostrar tanto profissionalismo!
Como vimos anteriormente, seus pacientes já não ficam dependendo de ligações, eles enviam mensagens. Portanto, sua clínica deve fazer o mesmo.
Envie SMS para confirmar as consultas agendadas pelos pacientes. Através dessas ferramentas, você também pode enviar mensagens lembrando que é hora de retornar ao consultório, ou felicitando em aniversários e festas de fim de ano, por exemplo.
Isso é essencial para manter um relacionamento positivo com seus pacientes.
O e-mail é outra ferramenta importante! Muitas pessoas pensam que ela parou de ser utilizada, mas principalmente quem vive no mundo dos negócios sabe que isso é mentira!
Utilize o e-mail como outro canal de comunicação com seus pacientes. Nele você também pode enviar mensagens em datas especiais. Mas é possível ir ainda mais além.
Dê algumas dicas para o seu paciente sobre como ele pode manter sua vida mais saudável. Caso algum problema seja comum entre seus pacientes, você pode enviar mensagens que mostram maneiras de prevenir essas situações.
A telemedicina acabou sendo regulamentada temporariamente, devido à situação causada pelo COVID-19. Um novo ofício do Ministério da saúde, regulamenta temporariamente a utilização da telemedicina e permite a realização de consultas de forma virtual.
Uma vez que no momento é possível fazer atendimentos remotos através de mídias virtuais, procure oferecer essa opção para seu público. O WhatsApp, por exemplo, é um canal ótimo para isso. Contudo, ele não possui integração com o prontuário do paciente.
Por isso mesmo é importante procurar por sistemas de gestão que tenham essa ferramenta, para que o acesso às informações do paciente durante a consulta, seja fácil, permitindo também que o médico salve as novas informações sobre este paciente.
Faça chamadas de vídeo com seu paciente para atendê-lo. Assim, ele estará amparado pelo seu conhecimento neste momento de tantas incertezas e medos.
Esse tipo de ação promove a saúde do profissional de saúde e do paciente também, fortalecendo o relacionamento entre ambos. Isso é ótimo para sua clínica ou consultório médico a longo prazo, pois resulta na fidelização desse paciente!
Quase toda consulta gera uma prescrição médica, e portanto, este acaba sendo um material muito presente no dia a dia da clínica ou consultório médico.
A prescrição digital diminui problemas como a dificuldade para compreender a prescrição escrita manualmente pelo médico. Além do mais, o médico possui mais controle sobre o que foi receitado para cada paciente. Isso torna o acompanhamento de cada caso mais fácil.
Um sistema de gestão online pode ser acessado em qualquer lugar. Em tempos de home office devido ao coronavírus, isso se torna essencial pois em poucos cliques se verifica seus prontuários, prescrições, agenda e muito mais.
Centralizar suas informações é importantíssimo numa gestão, é uma ótima solução sempre, mas principalmente em momentos de crise.
O armazenamento online de arquivos em nuvem significa também muito mais segurança para o seu público!
A tecnologia já tomava conta do dia a dia de todos. Com a situação que se vive agora, devido ao coronavírus, isso fica ainda mais evidente.
Utilizar a tecnologia agora é importante, mas depois da crise, isso vai ser ainda mais relevante! Afinal, todos estarão muito mais engajados nas redes sociais, aplicativos e no mundo digital!
Torne sua clínica ou consultório em um negócio digital para sair da crise e fazer a gestão do seu negócio ter melhores resultados, se tornando um sucesso!
Quer continuar aprendendo a ganhar melhores resultados na sua gestão médica? O ClinicWeb pode te ajudar com isso!