Ter uma agenda cheia é uma necessidade para garantir a saúde financeira de qualquer consultório médico, independente da especialidade. Porém, o percurso a ser percorrido para que as pessoas encontrem sua clínica é cheio de desafios e, nesse momento, fazer parte de um nicho ainda mais fechado pode ser um obstáculo e tanto.
Diante disso, a captação de pacientes é uma tarefa constante e que exige inúmeros processos, como estratégias de divulgação inteligentes e bem definidas e campanhas de marketing, conhecendo todos os diferenciais que a sua especialidade oferece.
Os resultados podem demorar para aparecer, mas é preciso ser perseverante e adotar medidas cada vez mais eficazes que resultem em novos pacientes para o médico especialista.
Com isso em mente, preparamos este artigo com dicas que podem trazer os resultados tão esperados em menos tempo para as seguintes especialidades médicas:
Oftalmologista: como atrair pacientes?
Por conta de sua importância, o oftalmologista é um profissional que é procurado com frequência pelas pessoas.
No entanto, o número de médicos oftalmologistas também é alto. Por isso, o foco desse especialista deve ser em fazer com que os pacientes encontrem e escolham o seu consultório entre os demais.
Adotar campanhas de marketing para clínicas de oftalmologia, voltadas aos serviços especiais que são desempenhados no consultório, como cirurgias e tratamentos, é uma das iniciativas que mais resultam em conversões de vendas e captação de clientes.
O médico oftalmologista deve estar focado em divulgar sobre a importância de consultas de rotina e reconsultas, cirurgias executadas no consultório e produtos que podem promover a saúde dos olhos, como lentes de contato e óculos.
Tudo isso pode ser feito com as redes sociais, que podem ser usadas para divulgar produtos e as atividades que acontecem na clínica de oftalmologia.
Considere, também, ter um site para sua clínica ou consultório, que pode ser usado para compartilhar artigos e dicas para a saúde dos olhos e a importância de visitar o oftalmologista com frequência, pelo menos uma vez ao ano.
As redes sociais, como Instagram e Facebook, são excelentes ferramentas para divulgação e para criar uma relação de valor com os já clientes, o que irá chamar a atenção de um novo público.
Há um vasto público a ser conquistado nas redes, basta que seu consultório esteja presente e engajado nesses espaços virtuais.
Uma outra dica, e talvez a que seja capaz de gerar melhores resultados, é oferecer o melhor atendimento para que os clientes sejam fidelizados e se sintam encorajados a indicar o seu estabelecimento para outras pessoas.
Dicas para trazer pacientes à clínica de psiquiatria
A saúde mental é uma área que vem recebendo atenção das pessoas nos últimos anos, principalmente após esse período tenso de pandemia. Ainda que doenças como depressão e ansiedade continuem sendo estigmatizadas no mundo todo, muitas pessoas já passaram a vê-las como problemas reais e que precisam de atenção médica.
Mas o brasileiro, por exemplo, se preocupa cada vez mais com a saúde mental, o que abre um amplo leque de opções para o psiquiatra conquistar mais pacientes e ajudar pessoas a superarem (ou controlarem) essas enfermidades e conquistarem o bem-estar emocional.
De acordo com o Instituto Ipsos (uma das mais relevantes empresas de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo), em uma pesquisa encomendada pelo Fórum Econômico Mundial e cedida à BBC News Brasil, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou em 2020.
A porcentagem é elevada e se explica pelo cenário de pandemia que impactou negativamente o ano de 2020. A situação é ainda mais preocupante entre os adolescentes.
Outra pesquisa, essa divulgada pela Agência Brasil, mostra que 48,7% dos jovens entre 12 e 17 anos encontram-se nervosos, ansiosos e de mau humor e 24% dos adolescentes têm problemas para dormir.
Todos esses sintomas são de relevância para a área da psiquiatria e mostram um amplo campo para a captação de novos pacientes que precisam de ajuda médica.
A partir da presença do consultório psiquiátrico em redes sociais, especialmente no Instagram, esses jovens podem ser encontrados pelo especialista e receberem a ajuda que precisam.
Ainda, devido à alta afinidade desse público com o digital, a possibilidade de oferecer teleconsultas é outro ponto que merece a atenção do psiquiatra.
Essa estratégia pode ser um ótimo impulsionador de resultados. Esses pacientes estarão à vontade para realizar uma consulta de tamanha sensibilidade em canais digitais, o que pode gerar mais resultados positivos que uma consulta presencial.
Nesse sentido, o foco do especialista psiquiátrico precisa estar nas redes e no público jovem. E se o seu consultório ainda não está adaptado ao digital para fornecer teleconsultas, esse é um critério que vai requerer a sua atenção.
O futuro da medicina é digital e a teleconsulta é uma ferramenta que trará resultados positivos. Adapte-se o quanto antes!
Endocrinologia e o desafio de aumentar a lista de pacientes
A endocrinologia é a área da medicina que se ocupa do funcionamento adequado das glândulas, responsáveis pela liberação de hormônios na corrente sanguínea do corpo humano.
É importante levar em conta que os hormônios têm a função de regular várias funções do organismo e, quando estão desregulados, podem causar problemas bastante diversos, como obesidade, insônia, acne, entre outros.
Por isso, muitos pacientes acabam procuram ajuda em outro especialista, sendo que o problema que precisa de resolução é de natureza hormonal.
Tendo isso em vista, estabelecer contatos com outros especialistas que podem encaminhar o paciente para o seu consultório é uma estratégia que gera resultados positivos.
Pense nisso, especialmente entre as particularidades femininas. Até mesmo o atraso na menstruação pode ser um problema endocrinológico e isso vale para dificuldades para engravidar. Ginecologistas, então, são ótimos parceiros.
Também, considere outros problemas de saúde que podem ser causados por questões endocrinológicas:
- Problemas de crescimento: estabeleça parcerias com pediatras.
- Diabetes e obesidade: procure nutricionistas e cardiologistas para fazer acordos.
- Osteoporose: profissionais de geriatria, ortopedia e até mesmo de reumatologia podem ser ótimos parceiros.
- Tireóide: como causa diversos sintomas, procure parcerias em várias clínicas especializadas, como ginecologistas, psiquiatras e cardiologistas.
- Acnes e excesso de pelos em mulheres: dermatologistas são os especialistas ideais.
Diante dessas parcerias de ajuda mútua entre médicos, a agenda do consultório de endocrinologia será preenchida com novos pacientes, além de promover o bem-estar de muitas pessoas que não compreendem como tratar o seu problema de saúde. Pense nisso.
Cardiologista: sugestões para conquistar novos clientes
O cardiologista é o médico que se preocupa com a saúde do coração e outros componentes do sistema circulatório.
Desse modo, captar pacientes é realmente uma dificuldade para esse especialista. Uma das melhores maneiras de captar a atenção do público é por meio de campanhas de marketing direcionadas para públicos específicos.
Não basta ao cardiologista atrair a atenção. É preciso atrair a atenção do público certo e com potencial para agendamentos, como pessoas idosas ou pacientes que já apresentam alguma comorbidade, como obesidade e colesterol alto.
Investir na divulgação de exames de rotina pode ser outra estratégia bem sucedida para a especialidade. A saúde cardíaca é um cuidado que todos devem possuir.
A forte produção de conteúdo para informar o público sobre a saúde do coração é outra estratégia que pode acontecer nas redes sociais para gerar conversões.
Viu só? Até as mais difíceis áreas da medicina proporcionam abertura para a ampliação da lista de pacientes.
Dermatologista: como alcançar o público e trazer novos pacientes ao consultório?
Uma das especialidades mais conhecidas e requisitadas pelo público em geral, a dermatologia é a área da medicina que se preocupa com a pele, unhas, cabelos, pelos e mucosas.
Visitas ao dermatologista costumam acontecer com frequência, ou pelo menos deveriam. Nesse viés, fidelizar pacientes na dermatologia, que exige visitas regulares, é uma facilidade se a clínica fornecer o melhor atendimento possível.
A área da dermatologia também permite que o profissional seja criativo na hora de pensar em campanhas de marketing, como usar as estações do ano como impulsionadores.
Por exemplo, o inverno e o verão podem causar irritações na pele e alergias, que exigem o cuidado de profissionais. Aproveite isso para alcançar essas pessoas e ajudá-las com essa dificuldade. A primavera e outono também podem ser alvos de campanhas.
Com tudo isso, vimos que cada especialidade da Medicina exige um cuidado específico no momento de atrair novas pessoas para a clínica. Conquistar clientes novos é, sim, uma tarefa árdua, mas que deve ser vista como um desafio e com criatividade.
Pense que alcançar esse público que precisa de ajuda é muito mais que uma questão de aumentar a receita, mas também uma atitude que pode beneficiar uma pessoa e ajudá-la a superar um momento difícil.