Contar histórias é uma prática que está presente em nossa sociedade há séculos. Somos contadores de histórias natos!
A arte de conduzir narrativas recebe, atualmente, o nome de storytelling e está bastante relacionada às ações de marketing, sendo capaz de auxiliar as clínicas na captação de novos pacientes.
Por meio de uma narrativa bem estruturada e com um tom mais pessoal e até afetivo, o seu marketing médico pode se comunicar com o público de diferentes formas e atrair mais pessoas interessadas em seus serviços.
Uma possibilidade, por exemplo, é apresentar a origem da clínica, utilizando uma narrativa envolvente e apresentando as pessoas responsáveis pelo cuidado com o paciente em cada etapa.
Mas, para que o storytelling envolva o público, seu enredo precisa ser baseado em algumas características que iremos apresentar neste artigo.
Podemos definir o storytelling como uma técnica que atribui vida ou movimento a algum relato. No marketing médico, esses relatos podem ser postagens do Facebook, do Instagram, vídeos da clínica, ou qualquer outra estratégia de comunicação que você possua com o seu público.
O objetivo dessa estratégia narrativa é buscar conectividade com o público. Por isso, seu pilar principal é o sentimento de empatia.
Ou seja, a história é contada com um tom de voz persuasivo e envolvente, para ir além de convencer alguém a agendar uma consulta com o profissional. Esse convencimento faz parte, mas, além dele, busca-se conquistar o público, criar um relacionamento com ele e já iniciar o processo para fidelizar pacientes.
No universo do marketing médico, o storytelling tem como objetivo cativar o seu público-alvo, para criar uma proximidade entre a clínica e esses possíveis pacientes.
Por isso, é importante que você não apresente somente seus serviços médicos na hora do storytelling. É preciso ir mais longe.
A sua clínica oferece saúde, bem-estar, conforto, praticidade e a capacidade de solucionar um problema que o paciente esteja enfrentando, não é mesmo?
Então, tudo isso pode ser apresentado na sua “contação de histórias”. O conteúdo deve estar pautado em como sua clínica pode melhorar a vida do paciente, com uma redação atrativa e com a possibilidade de atrair esse público para a conversão (o agendamento de uma consulta).
Desse modo, práticas de storytelling devem ter, sobretudo:
Para ter um contato mais envolvente e que seja atraente para o seu público, vale a pena buscar e definir a sua persona: o “paciente perfeito” da sua clínica. Ou seja, avaliar qual é o tipo de paciente com quem você consegue ter um relacionamento melhor, partindo de critérios como gênero, idade, profissão, renda mensal ou tratamento necessário.
Saiba mais: Entenda o que é persona e como ela pode ajudar você a segmentar as ações de marketing de sua clínica.
Nos próximos parágrafos, vamos entender melhor como aplicar o storytelling na clínica de forma prática e bem-sucedida.
Utilizar o storytelling para apresentar uma marca é mais do que simplesmente escrever uma história. Ele envolve o investimento em uma estrutura que faça com que o leitor chegue até o fim do texto. Por isso, planeje o que você pretende contar.
É importante pensar e organizar a estrutura de cada narrativa e quais elementos se encaixam em cada parte, como datas, dados e outras informações.
Assim, você consegue criar textos e relatos que são mais coesos, organizados e interessantes para ler. Essa organização também favorece a sua criatividade e ajuda a pensar em coisas novas e interessantes para acrescentar à narrativa. Tudo isso melhora a experiência do leitor e favorece o sucesso do seu storytelling.
Além disso, um bom planejamento também facilita o seu trabalho na hora de escrever um texto, gravar um vídeo ou organizar alguma outra forma de relato. Você terá um domínio maior do assunto, perderá menos tempo e chegará ao fim do processo com uma história de maior qualidade.
Qualquer boa narrativa precisa contar com três partes essenciais em sua estrutura: começo, meio e fim. É muito importante que você considere essas etapas na hora de construir o seu storytelling.
Por exemplo, se você estiver contando a história da sua clínica, a primeira parte pode deixar em evidência a sua origem, suas inspirações, como foi a ideia inicial para a sua criação e as razões para tal.
No meio, apresente os desafios que fizeram parte de todo o processo e como eles foram superados. Aqui, é possível mostrar muita humanização e, também, apresentar a evolução da clínica e de seus profissionais.
Por fim, na última parte, é importante mostrar o seu momento atual, os serviços oferecidos e a maneira como todos os desafios resultaram em uma clínica pronta para cuidar realmente do bem-estar de seus pacientes.
Nas três partes da narrativa, é essencial que se faça uso de valores emocionais, a fim de envolver e cativar o público.
Você pode explorar os seguintes itens para aplicar a técnica do storytelling:
Uma história envolvente é capaz de chamar a atenção do paciente no meio de tantas outras informações que ele recebe diariamente.
Sua clínica pode utilizar a mesma história para se apresentar em diferentes canais, mas é importante fazer uma adaptação para melhor se adequar a cada formato de mídia.
Por exemplo, quando se trata de um texto no blog da clínica, ou mesmo na página “quem somos” do seu site, é possível ter um conteúdo mais extenso, com muito cuidado na legibilidade, estilo, pontuação e ritmo da história.
Nesse caso, prefira parágrafos breves, frases curtas e considere a elaboração de tópicos e listas. Isso favorece a leitura e, também, facilita que seu site seja encontrado nos mecanismos de busca, como o Google.
Caso seja um vídeo institucional, a estrutura da história deve fazer as alterações para que tenha o tom de voz, as pausas e as expressões visuais adequadas.
Além desses formatos, é possível aplicar o storytelling em:
Também, é preciso saber adaptar as informações da história para a persona de sua clínica. Isso irá influenciar diretamente no tom de voz, linguagem e estilo a serem utilizados na construção da narrativa.
Toda história apresenta uma mensagem para o público, podendo ser positiva ou negativa. Então, quando mencionamos que os fracassos não devem ser evitados, é claro que queremos dizer que houve, sim, dificuldade, mas que ela foi superada.
Afinal, uma mensagem positiva é capaz de atingir mais pessoas e melhorar o envolvimento com o público.
Ao contar a história real por trás da imagem da clínica, com a superação de fracassos e desafios, o paciente irá identificar a mensagem positiva em sua história e se sentirá tocado por ela.
Assim, você tem muito mais chances de criar uma relação de proximidade e de confiança com seu público.
O storytelling é uma ferramenta que está sendo cada vez mais utilizada por empresas de diferentes segmentos do mercado, com o intuito de atrair novos clientes.
E a técnica vai além disso:
Acima de tudo, o storytelling faz com que o público consiga estabelecer uma conexão com seu consultório ao se identificar com elementos de sua história.
Sejam os fracassos, a superação, a missão, as razões para fazer o que você faz e, principalmente, o fato de que sua clínica é construída por pessoas comuns, mas dispostas a defender um ideal e atingir um objetivo. Tudo isso faz parte de um bom marketing de relacionamento.