O investimento em tráfego pago é uma das melhores estratégias de marketing médico digital para aumentar o número de agendamentos de consultas em seu estabelecimento.
Isso acontece pois o tráfego pago consiste no número de visitas de seu site por meio do uso de plataformas de anúncios em mecanismos de busca como o Google Ads e nas redes sociais como Facebook Ads.
Dessa maneira, você aparece a um público segmentado de pessoas que podem não conhecer sua clínica ou não te seguir nas redes, mas que possuem grande possibilidade de virarem seus pacientes.
Porém, nada é tão simples assim. Apenas clicar em “promover”, sem saber como investir e criar estratégias para atrair mais pessoas, não é o suficiente para aumentar seu número de pacientes.
Para que isso ocorra, é necessário criar campanhas buscando atrair esses possíveis pacientes para seu funil de vendas. Assim, é possível relacionar-se com o maior número de pessoas possível, além de ajudá-las a reconhecerem os problemas que enfrentam e convencê-las de que sua clínica é a solução.
Com isso em mente, separamos neste artigo algumas dicas para aumentar o agendamento de consultas em sua clínica ou consultório médico por meio do tráfego pago. Aproveite a leitura!
Construa estratégias de campanhas de marketing médico para tráfego pago
Para formular uma boa estratégia de marketing médico, para ser aplicada no tráfego pago, muitas coisas devem ser levadas em consideração, a fim de estruturar e executar a campanha, o que levará a melhores resultados.
Leia mais: Marketing médico para clínicas e consultórios
O primeiro passo consiste em conhecer seu público, ou seja, conhecer os pacientes que já frequentam sua clínica ou te seguem nas redes sociais para entender melhor quem utiliza seus serviços.
Para que isso aconteça, a melhor forma de caracterizar seus tipos de pacientes ideais é criando personas, representações fictícias de seus clientes ideais. Elas são criadas com base em comportamentos e características demográficas de seus pacientes. Porém, também podem apresentar outros dados como: histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Essa é uma parte fundamental na criação de anúncios, pois é por meio dela que você aprende como se comunicar com seu público e a humanizar essa comunicação. É por conta disso que utilizamos dados de motivações e histórias pessoais.
Após a criação de sua persona, é preciso entender como seu público-alvo procura pelos serviços que você oferece em sua clínica.
Entenda o comportamento de buscas de seu público-alvo
Quando falamos em marketing digital, é de extrema necessidade saber como seus possíveis pacientes procuram por serviços médicos na internet. Esse é um passo importante principalmente para que você saiba quais palavras-chave aplicar em seu anúncio a fim de que chegue nas pessoas certas.
Muitas vezes, seus possíveis pacientes vão ao Google buscar pelos sintomas que estão sentindo, já que muitos desconhecem até mesmo que tipo de profissional devem buscar ao enfrentar certos problemas de saúde.
Dessa forma, é necessário que você busque em plataformas específicas de palavras-chave, como o Google Trends, os termos que mais são buscados em seu ramo para inserir em suas campanhas de tráfego pago.
Outra dica para esse momento é a criação de um site, ou ao menos de uma Landing Page, ou ainda “página de destino”.
O que é uma Landing Page?
É uma única página da web em que os usuários serão direcionados após clicarem em seu anúncio. Essas páginas focam totalmente em sua oferta central.
Segmente seu público-alvo para suas campanhas
Todas as plataformas de anúncio citadas possuem opção de segmentação de público: uma ferramenta poderosa para o marketing digital.
É por meio da segmentação que seu anúncio vai aparecer para as pessoas certas e nas pesquisas certas. Por conta disso, ter suas personas definidas e saber o comportamento de busca de seu público-alvo é muito importante.
Para segmentar seu público, leve em consideração elementos como:
- Sua especialidade
- Perfil de paciente que precisa de seus serviços
- Idade
- Sexo
- Localização geográfica
- Classe social
- Profissão
Com essas características já é possível atingir um grupo de pessoas que têm maior possibilidade de adesão ao clicar em seus anúncios. Além disso, a melhor maneira de se criar essa segmentação é olhando o banco de dados de seus atuais pacientes, já que é um reflexo de seu público-alvo.
Qual é o melhor meio para se fazer tráfego pago no marketing médico?
Após ter todos esses dados coletados e separados para a aplicação de seu anúncio em uma das plataformas, é hora de analisar seus objetivos e descobrir qual vai gerar melhores resultados.
Google Ads no marketing médico
Segundo dados do próprio Google Ads, mais de 100 bilhões de pesquisas são realizadas mensalmente na plataforma. Isso já mostra seu grande poder de alcance e o quanto sua clínica ou consultório médico pode se beneficiar com ela.
Esse vasto número significa que, em algum momento, alguém estará pesquisando na internet alguma clínica ou consultório capaz de resolver seu problema, ou ainda algum conteúdo sobre como resolvê-lo.
Por isso, ao investir no Google Ads, algumas outras estratégias podem ajudar ainda mais a melhorarem seus resultados, como o uso do marketing de conteúdo, que consiste em criar e compartilhar conteúdos relevantes para atrair mais clientes e ajudá-los durante cada etapa do funil.
Anunciando com o Google Ads, sua clínica pode usufruir de todas suas vantagens, como:
- Mensurar resultados de forma rápida e prática
- influenciar seus pacientes em potencial
- Conseguir mais visibilidade
- Obter resultados mais rápidos do que no tráfego orgânico
- Decidir quanto pagar
Além disso, se suas estratégias e campanhas estiverem dando certo, também será possível ver os resultados dentro de sua clínica ou consultório médico com um maior agendamento de consultas e de clientes fidelizados.
Para anunciar na plataforma, você precisa considerar qual é o objetivo de seu anúncio. Seja converter mais leads (atrair contatos de marketing que têm interesse em sua clínica), aumentar a autoridade da clínica na internet ou direcionar as pessoas para certas ações, como preencher formulários etc.
Como o uso do Google Ads é gratuito, só é necessário ter uma conta na plataforma e investir o valor que você preferir em cada campanha. Você pode começar aplicando pouco dinheiro para analisar seus resultados e melhorar suas campanhas e estratégias gradualmente.
Mas, tenha em mente que, quanto menor o valor, menos pessoas vão ver seu anúncio. Isso pois o algoritmo do Google também considera seus concorrentes e quem paga mais, consequentemente, aparece mais.
Facebook Ads no marketing médico
O Facebook é a maior rede social do mundo, porém, quando falamos de Facebook Ads, seu alcance fica ainda maior, já que a plataforma cria e compartilha anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram.
Por meio da plataforma, é possível criar anúncios personalizados para cada tipo de paciente que frequenta sua clínica ou consultório médico. Dessa maneira, você divulga seus serviços para aqueles que realmente precisam.
É muito provável que seu público esteja no Facebook, já que o Brasil sozinho apresenta mais de 130 milhões de perfis ativos na rede.
Assim como no Google Ads, a plataforma de anúncios do Facebook requer que você tenha em mente seu público-alvo, seus objetivos com cada campanha, posicionamento dos anúncios, seu orçamento e o próprio conteúdo do anúncio.
Leia mais: Ideias de Instagram e Facebook para clínicas
Com tudo isso definido, você pode aproveitar dos benefícios de utilizar o Facebook Ads em suas estratégias e campanhas de marketing digital, por exemplo:
- Visibilidade
- Investimento baixo
- Crescimento nas redes
- Conversão de seguidores em pacientes
- Fidelização de pacientes
- Valorização da imagem profissional
Com o uso dessa plataforma, fica mais fácil mensurar resultados no marketing e atingir mais pessoas, tanto no Facebook quanto no Instagram. Além disso, você aumenta o número de agendamentos em sua clínica ou consultório médico.
Qual das plataformas de tráfego pago escolher?
Ambas as plataformas são excelentes ferramentas quando falamos da captação de pacientes para seu estabelecimento. Elas possuem uma grande quantidade de usuários e recursos de segmentação capazes de direcionar melhor seus anúncios para aqueles que realmente se interessam por seus serviços.
A melhor opção é escolher aquela que seu público-alvo mais utiliza. Porém, muitas estratégias de sucesso também buscam atingir pessoas de ambas plataformas. Com o investimento e as estratégias certas, você pode ser capaz de conseguir bons resultados nas duas.
Use anúncios no tráfego pago para clínicas e consultórios sem ferir a ética médica
Outro ponto importante, ao investir em tráfego pago para clínicas e consultórios médicos, é seguir as normas e restrições de marketing médico estabelecidas pelo CFM.
Isso não significa que a publicidade paga é indevida, mas que você precisa cuidar especificamente do conteúdo de seus anúncios. O Manual de Publicidade Médica criado pela resolução n.º 1.974/11 do CFM estabelece alguns critérios, como:
- Obriga que o médico informe sua identificação ou da empresa de que é responsável.
- Proíbe que o profissional declare que é o único capaz de realizar algo ou que prometa a eficácia de algum tratamento.
- Proíbe a divulgação de imagens de pacientes, mesmo que com autorização.
- Proíbe o uso de imagens impactantes do corpo humano.
- Proíbe o uso de propagandas direcionadas a crianças e adolescentes.
- Não autoriza o uso de conteúdos sensacionalistas.
- Proíbe a divulgação de preço e de opções de pagamento em anúncios.
Além disso, muitas outras restrições são apresentadas no Manual. Cabe ao médico responsável saber de todas para atrair mais clientes para sua clínica e evitar problemas com a justiça.