O atendimento híbrido é uma das principais tendências da saúde para os próximos anos. Com o potencial do atendimento online, ele permite transformar a jornada do paciente em clínicas e consultórios médicos.
Por meio dessa metodologia médica, você poderá contar com um atendimento online que não substitui as consultas presenciais, mas as complementa de forma humanizada, eficiente e focada na experiência do paciente.
Você já conhece a prática do atendimento híbrido? Já aplica essa inovação em sua clínica médica?
Neste texto, você saberá o que é o atendimento híbrido, como ele pode transformar seu trabalho e como você pode aplicá-lo em seu dia a dia com eficácia e organização. Confira:
Você certamente sabe o quanto é importante ter um atendimento presencial na maioria das especialidades médicas, principalmente quando a consulta envolve exames físicos. No entanto, há situações em que uma conversa entre médico e paciente é suficiente — e isso pode acontecer em um ambiente digital.
É aí que entra o atendimento híbrido: uma combinação entre esses diferentes métodos de atender seus pacientes, usados em momentos específicos e de forma complementar. Entenda melhor esse processo:
O atendimento presencial permite uma atenção mais completa, com exame físico, medição da pressão e análise do paciente. Por isso, é essencial para a primeira consulta e preferencial nas demais.
No entanto, ele demanda de deslocamento, ocupa mais o tempo do médico, envolve o trabalho do restante da equipe, causa mais gastos e pode ser desafiador para encaixar na agenda do paciente.
O atendimento online, por sua vez, dispensa essas questões, exigindo apenas uma conexão com a internet, onde quer que médico e paciente estejam. No entanto, ele é mais limitado.
Dessa forma, as teleconsultas são ótimas opções para reconsultas, conferência de exames, acompanhamento do paciente e resolução de dúvidas — todas situações que não demandam de uma atenção tão próxima do médico.
Leia mais: Teleconsulta: o que é e quais os benefícios para a sua clínica.
O atendimento híbrido, então, ocorre quando sua clínica faz um planejamento unindo essas duas formas de atender seu paciente estrategicamente para aproveitar ao máximo as possibilidades.
Por exemplo, se o paciente sente uma dor de estômago, mas não sabe identificar muito bem seus motivos e detalhes, é recomendável fazer uma análise física, recebê-lo na sua clínica e dar o atendimento completo (de forma tradicional, mas contando com ferramentas digitais para torná-lo mais efetivo).
Por outro lado, se essa pessoa já é sua paciente, já está fazendo o tratamento e sentiu dor por causa do remédio, essa análise presencial não é tão necessária. Você, como médico, pode dar orientações e tirar dúvidas por meio de uma videochamada.
Isso vale também para fazer acompanhamentos frequentes da situação do paciente que está em tratamento.
Em vez de depender de uma visita mensal, ou bimestral, ou até mais distante, você pode facilitar o processo entrando em contato com ele por meio de teleconsultas durante o intervalo. É uma ótima forma de melhorar o tratamento e facilitar a fidelização do paciente.
A primeira grande vantagem de contar com o atendimento híbrido é a satisfação dos pacientes. Afinal, você facilita toda a jornada deles durante o tratamento, oferecendo atendimentos adequados para cada situação, com acompanhamentos mais frequentes e sem que eles precisem se deslocar até a clínica todas as vezes.
Leia também: Como melhorar a jornada do paciente em uma clínica médica?
Obviamente, essa satisfação também te ajuda a fidelizar pacientes, o que é ótimo para as finanças da clínica e para manter uma agenda sempre cheia.
Além disso, os atendimentos online ajudam a diminuir o tempo de espera e possibilitam uma gestão mais eficiente da agenda médica, porque geralmente têm uma duração mais curta e são mais fáceis de marcar.
Eles ainda reduzem seus custos operacionais e permitem que você atenda pacientes que moram em lugares distantes de sua clínica.
Para completar, o acompanhamento frequente possibilitado pelas teleconsultas ainda melhora o trabalho do médico, que ganha acesso a mais informações para dar diagnósticos precisos, além de um contato direto para incentivar a adesão ao tratamento.
Agora você conhece o potencial do atendimento híbrido na gestão de clínicas e consultórios. Mas, para colocar todas essas vantagens em prática, é preciso ser estratégico e contar com as ferramentas certas.
Continue sua leitura e confira as cinco principais dicas para o atendimento híbrido de sucesso:
Simplesmente marcar atendimentos online quando “der na telha” do médico não é uma estratégia muito interessante. Isso dificulta a organização da clínica e pode te levar a perder boas oportunidades.
Por isso, estabeleça um planejamento para o atendimento híbrido. Responda perguntas como:
A partir dessas questões e outras que façam sentido para sua gestão médica, construa um conjunto de regras que ajude a formalizar o atendimento híbrido e compartilhe-as com toda a equipe.
Se você for o único médico do estabelecimento, esse conjunto de regras é importante, mas pode ser mais flexível. No entanto, em clínicas que contam com equipes maiores, ele é indispensável para evitar problemas e confusões de agenda.
Para oferecer um bom atendimento híbrido, você precisa contar com as possibilidades da tecnologia e da saúde digital. E isso vai além do básico, que é ter um computador ou um celular conectado à internet.
Em seu atendimento online, o médico também vai precisar de:
O ideal, nesse sentido, é ter um sistema de gestão médica que integre todas essas funções. Enquanto está na consulta, o médico deve poder acessar o prontuário, a prescrição e a agenda com poucos cliques, sem sair da tela e sem prejudicar a comunicação com o paciente.
Você pode ter toda a tecnologia necessária, mas ela vai ser inútil se sua equipe não souber usá-la. Por isso, prepare capacitações para todos os envolvidos.
Em primeiro lugar, faça uma capacitação geral com o conceito do atendimento híbrido. Toda a equipe deve conhecer a modalidade, entender como ela funciona em sua clínica e saber qual sua função nesse contexto.
A partir disso, parta para as capacitações individuais, principalmente com o secretário e com os médicos que realizarão a teleconsulta.
O secretário precisa estar preparado para realizar agendamentos diferenciados para cada tipo de atendimento, para evitar confusões com os médicos. Também deve conhecer o funcionamento da teleconsulta para explicar ao paciente e, em alguns casos, enviar o link no horário marcado.
Os médicos, por sua vez, precisam dominar a ferramenta de teleconsulta, com entendimento pleno de suas funcionalidades e de como lidar com possíveis problemas. Além disso, é importante ter uma capacitação sobre como atender um paciente online de forma satisfatória.
Leia mais: Qualificação da equipe médica: qual a importância de melhorar as competências profissionais?
O atendimento híbrido também demanda de um bom relacionamento com o paciente, além de uma comunicação clara e acessível.
Isso é importante tanto para combinar os detalhes e explicar o funcionamento da teleconsulta quanto para conquistar a confiança do paciente para que ele aproveite esse atendimento diferenciado.
Leia também: Descubra como melhorar o relacionamento com o paciente e evitar cancelamentos.
A experiência do atendimento híbrido em clínicas médicas é muito eficiente para melhorar as suas consultas, a satisfação do paciente e resultado do tratamento.
Contudo, a eficiência não é a única necessidade de um paciente. Ele requer também humanização no atendimento.
Lembre-se de praticar a empatia, o cuidado e a paciência em todas as consultas, sejam elas presenciais ou online. Isso permite que o paciente se abra mais, aceite seu tratamento e realmente se empenhe em alcançar o resultado.
Se você quer saber mais sobre o assunto, confira em nosso blog: Como aplicar o atendimento humanizado em sua clínica?