Um atendimento de qualidade é capaz de trazer uma série de benefícios para sua clínica de oftalmologia. Ele promove a fidelização e até auxilia na captação de novos pacientes.
Muitos médicos e gestores de clínica se perguntam o que é necessário para melhorar seu atendimento. E a resposta disso está nas expectativas de seus pacientes.
Toda e qualquer pessoa que optar por consultar em sua clínica de olhos espera ter seu problema resolvido e ser bem atendida. Essas duas premissas são básicas e devem reinar na sua busca pela melhora no atendimento ao paciente!
Mas, afinal de contas, como melhorar o atendimento de sua clínica ou consultório de oftalmologia?
Para que sua clínica de oftalmologia tenha um bom atendimento, é preciso compreender do que se trata essa expressão! Continue sua leitura e confira:
O que é um atendimento de qualidade?
Para melhorar o atendimento de uma clínica, é preciso colocar em prática ações que promovam uma experiência positiva para seu paciente em relação a sua clínica.
Confira quais são as ações que podem melhorar seu atendimento ao paciente:
Conhecer a jornada do seu paciente é de grande relevância! Esse é o primeiro passo para melhorar o atendimento em sua clínica de oftalmologia.
A jornada do paciente se trata do caminho que ele percorre até tomar a decisão de agendar a consulta com um profissional.
Conhecendo a jornada de decisão do seu paciente, o gestor também compreende melhor as expectativas dele em relação ao atendimento. Assim, fica mais fácil organizar ações que façam com que as pessoas atendidas em sua clínica fiquem satisfeitas com a experiência.
Treinar sua equipe para que o atendimento promovido seja de qualidade é essencial. Existem muitos workshops e cursos online que falam sobre esse assunto, até mesmo de maneira gratuita!
Lembre-se de que todo o contato da sua clínica com um paciente deve ser harmônico e positivo. Por isso deixe bem claro para todos que compõem sua equipe que seu paciente deve ser muito bem tratado, e que se deve fazer o possível para que ele se sinta bem!
Leve em conta também as próximas dicas do texto:
O dia a dia das pessoas é bastante corrido. Por isso mesmo, procure facilitar a vida do seu paciente o máximo possível!
Quando um paciente ligar para agendar sua consulta, peça se ele tem mais disponibilidade durante as manhãs ou tardes, por exemplo. Procure por horários que se encaixam na rotina dessa pessoa. Isso mostra que você se importa com ele.
Permitir que o agendamento seja feito através de um link externo, ou pelo seu site, também é de grande valia. A maioria das pessoas prefere formas mais simples para resolver essas questões. Dessa maneira, em poucos cliques o usuário realiza o agendamento!
Outro ponto que deve ser destacado é que a grande maioria das pessoas não gosta de realizar ligações. Elas preferem enviar mensagens. Por isso mesmo, tenha um número de WhatsApp para que essas pessoas possam contatar sua clínica!
Grande parte da população brasileira utiliza o WhatsApp e, por essa razão, a sua clínica estar disponível nessa rede torna a vida do seu paciente mais fácil.
Investir em telemedicina também é uma ótima opção. Por vezes, pacientes que já costumam consultar com o profissional atuante da clínica precisam tirar dúvidas sobre seus tratamentos ou efeitos colaterais. Contudo, eles não possuem disponibilidade ou tempo para se dirigir até a clínica.
Uma teleconsulta pode resolver este problema. Assim, seu paciente poderá recorrer ao seu oftalmologista sempre que precisar do seu conhecimento.
É sempre bom lembrar que a tecnologia pode transformar sua clínica de olhos e promover uma série de benefícios!
A verdade é que ninguém gosta de longas esperas para ser atendido!
Quando um paciente possui um horário agendado em sua clínica de olhos, ele organiza seu dia para que possa chegar no horário certo. Portanto, é preciso que o médico também tenha esse senso de organização para não atrasar seus atendimentos.
A primeira dica para evitar esses atrasos é organizar sua agenda por tipos de atendimento. Vale a pena calcular a média de tempo de cada tipo de atendimento para tanto.
De maneira geral, primeiras consultas tendem a ser mais longas do que consultas de rotina. No momento de realizar o agendamento, sua secretária ou recepcionista deve levar isso em consideração.
Atrasos de até 15 minutos costumam ser mais tolerados. Porém, sempre faça o possível para evitar isso!
Quer mais dicas de como organizar seus agendamentos? Então confira nosso post: Dicas para otimizar o agendamento das consultas na clínica.
Seus pacientes não possuem seu conhecimento técnico, por isso mesmo, termos rebuscados devem ser evitados durante a explicação do tratamento e o feedback para o paciente.
Durante a consulta, procure explicar tudo com calma e de maneira simples. Quando termos técnicos precisarem ser ditos, explique do que trata.
Essa dica também vale para sua secretária ou recepcionista. Quando questões burocráticas tiverem de ser resolvidas com seus pacientes, explique tudo da maneira mais simples e clara possível.
Comunicação é uma parte muito importante de um atendimento de qualidade!
A humanização do atendimento é um assunto que tem se tornado cada vez mais relevante no mundo médico. Isso porque pacientes costumam estar em situações mais delicadas. Por isso mesmo, o atendimento humanizado pode fidelizar seus pacientes.
Essa humanização no atendimento demanda de simpatia e de uma grande dose de empatia. Procure sempre ouvir o paciente atentamente. Vale destacar que essa dica também serve tanto para o médico quanto para a secretária ou recepcionista da sua clínica de olhos!
Quer saber mais sobre o assunto? Então leia nosso post: Como aplicar o atendimento humanizado em sua clínica.
Marketing é uma parte importante do atendimento. Isso porque ações de publicidade também promovem o contato de sua clínica com o paciente. Principalmente no âmbito digital!
Posts em redes sociais, por exemplo, podem gerar comentários e o envio de mensagens. Procure responder tudo o quanto antes e de maneira atenciosa. Esse ato de responder também se trata de atendimento.
O investimento em marketing digital pode ajudar a promover sua clínica, por isso, não deixe isso de lado.
Escolha um membro da sua equipe que seja responsável por responder as pessoas. Peça que ele organize ao menos dois horários distintos durante sua jornada de trabalho para verificar e responder as mensagens.
Quer mais dicas de como promover ações de marketing poderosas e efetivas em sua clínica de oftalmologia? Então continue acompanhando nosso blog.