Você percebe que o marketing de sua clínica médica não tem apresentado resultados tão bons e precisa de um panorama para melhorar as estratégias? Então, é hora de conhecer a análise SWOT.
A análise SWOT é uma técnica de planejamento estratégico que fornece alternativas de avaliação para identificar as strengths, weakness, opportunities e threats, ou seja, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
No marketing médico, a aplicação de SWOT pode te ajudar a entender qual a situação da clínica e a unir informações para melhorar as estratégias.
Continue aprendendo sobre como aplicar essa ferramenta de marketing na gestão de sua clínica e alavancar os resultados:
É uma ferramenta que permite realizar um panorama dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças nas estratégias de marketing de sua clínica médica. Ela pode ser utilizada para avaliar desde toda a gestão de marketing de uma clínica até uma pequena campanha realizada por ela.
A SWOT te ajuda a fazer um levantamento em duas esferas:
Exemplo: qualidade de seu atendimento, condições da infraestrutura, capacitação do quadro profissional, etc.
Exemplo: taxa de juros, crise econômica, mudança de legislação.
Leia mais: 7 dicas para médicos declararem imposto de renda
A força da sua clínica vem da qualidade dos seus serviços como um todo, do atendimento empático e humanizado, da capacitação de seus profissionais, da qualidade dos materiais utilizados, entre outros aspectos.
As fraquezas de sua clínica podem ser, por exemplo, filas longas de espera ou profissionais ausentes e/ou mal capacitados.
As oportunidades de sua clínica podem ser o aumento da demanda de certos serviços, legislação que favoreça a instituição, localização com pouca concorrência etc.
Exemplos de ameaças são a crise econômica, preços incompatíveis com o mercado, legislação que prejudica os negócios da instituição, entre outras.
Porque o ambiente digital é totalmente mutável. A forma como se fazia propaganda há uma década é totalmente diferente daquilo que prende a atenção do consumidor hoje.
É por isso que as estratégias de marketing digital precisam ser analisadas e reformuladas.
Imagine o seguinte contexto:
Você tem um planejamento de marketing digital realizado por profissionais altamente qualificados. Essa é sua força.
Entretanto, essa estratégia foi produzida há 8 anos. Hoje, sua equipe de marketing mudou, são outros profissionais. Essas são suas fraquezas.
Além disso, a principal concorrente de sua clínica lançou um novo equipamento de diagnóstico super inovador e divulgou massivamente na internet. É sua ameaça.
Nesse entremeio, surgiu a chance de divulgar um novo procedimento no qual você se especializou. É sua oportunidade.
É por isso que sua clínica ou consultório médico precisa da SWOT: para tomar decisões pautadas em informações concisas, que foram conquistadas com técnicas e metodologias precisas.
Leia mais: Marketing para médicos: quanto investir para realmente ter resultados?
Não é incomum encontrar médicos e médicas com uma certa resistência frente ao marketing. Mas, ao contrário do que se pensa, é possível fazer marketing digital de uma forma ética, aumentando a captação de pacientes com divulgação de conteúdo.
Pense com a gente: quão comum é receber em seu consultório pacientes que acreditam ter um determinado diagnóstico depois de ter procurado os sintomas na internet?
Essa é a prova de que seu paciente em potencial está online.
Levar informações de qualidade para ele é o primeiro passo da relação de confiança entre médico e paciente. Depois dessa iniciativa, é preciso trabalhar para reforçar o relacionamento.
É por isso que o marketing digital é indispensável para médicos: é uma oportunidade de aparecer para seu paciente em potencial no momento exato em que ele precisa da sua ajuda e criar uma relação de confiança com ele.
Leia mais: O que o marketing médico do ClinicWeb pode fazer por você?
Com todas essas informações e compreendendo a importância de rever as estratégias de marketing digital de sua clínica, é hora de entender como fazer a análise SWOT.
Esse tipo de análise tende a ser mais direta, mas ainda assim é preciso ter cuidado para preencher da forma correta e ter o resultado desejado.
Então, no momento de completar, siga essas dicas:
Com esse diagrama realizado e seguindo esses critérios, é muito mais fácil saber quais pontos do marketing de sua clínica requerem mais atenção.
Veja alguns exemplos de situações em que a análise SWOT pode ser necessária para melhorar as estratégias:
Esses são apenas alguns exemplos de quando realizar a análise SWOT. A partir disso, você poderá avaliar as estratégias de marketing e redesenhá-las para divulgar o novo equipamento, parceria, aumento da clínica ou a nova especialização.
Para simplificar ainda mais sua análise SWOT, preparamos algumas questões que podem dar um norte no momento de construir seu diagrama:
Com essas informações em mãos, o próximo passo é planejar um caminho estratégico para seu negócio. Com um sistema para clínicas e consultórios médicos, você tem acesso à gestão de estratégias de marketing médico, que te ajuda a atrair, reter e fidelizar pacientes, com funcionalidades como:
Se você quer saber mais sobre um marketing que aproxima sua clínica do paciente e promove uma série de benefícios para seu negócio, conheça o ClinicWeb: