Conscientizar seus pacientes faz parte da missão que os médicos assumem ao abraçar sua carreira. A conscientização acontece, por exemplo, quando o cardiologista recomenda exercícios físicos ou quando o gastrologista dá orientações sobre uma alimentação balanceada. Mas isso pode ser potencializado ainda mais por meio de uma campanha de conscientização.
Campanhas de conscientização na saúde são conjuntos de ações focadas em educar a população sobre alguma doença, sobre tratamentos ou mesmo sobre atividades e atitudes que podem melhorar seu bem-estar e sua qualidade de vida.
Essas ações podem ser realizadas por clínicas médicas de forma individual ou acompanhando tendências maiores e campanhas nacionais. Um exemplo é o Outubro Rosa: uma campanha de conscientização focada na prevenção e no diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero.
Além de promover a medicina preventiva e os cuidados com a saúde, essa prática ajuda a melhorar o posicionamento de sua clínica no mercado e potencializar a atração e fidelização de pacientes.
Quer entender mais sobre o assunto? Então continue sua leitura:
Em nível nacional — e até mesmo internacional — as campanhas de conscientização fazem parte das políticas públicas como importantes estratégias para cuidar da saúde da população, evitar epidemias, combater doenças e melhorar a qualidade de vida de todos.
Mas, quando aplicadas no contexto de clínicas e consultórios médicos, elas podem entregar outros grandes benefícios, tanto para o paciente quanto para a própria clínica.
Apresentamos aqui as principais vantagens dessas iniciativas:
A função de um médico não deve ser apenas tratar doenças e outros males. Um cuidado de verdade também envolve a prevenção.
É por isso que a medicina preventiva deve fazer parte do trabalho em qualquer clínica e consultório médico — e as campanhas de conscientização fazem parte desse processo, orientando os pacientes e ajudando-os a prevenir problemas de saúde.
Conscientizar seu paciente pode realmente fazer a diferença, ajudando-o a evitar o desenvolvimento de doenças graves.
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Uma campanha de conscientização, quando realizada da maneira certa, mostra para seus pacientes que a clínica se importa. Esse é um passo fundamental na fidelização de pacientes.
Afinal, eles percebem que os médicos, atendentes e demais profissionais não estão ali apenas para tratar uma doença e receber o pagamento pelo atendimento. Pelo contrário: querem oferecer bem-estar, prevenção e qualidade de vida.
Um paciente que sente-se importante e bem cuidado tende a confiar muito mais no trabalho do médico e a voltar sempre que precisar de um atendimento, além de recomendar a clínica para amigos e familiares.
Esse cuidado também incentiva os pacientes na adesão ao tratamento médico, o que melhora seus resultados.
Agir na conscientização de pacientes também é uma ótima estratégia para a imagem da clínica. Ao se envolver em campanhas, você estará mostrando para a população — e não apenas para seus pacientes — que sua equipe realmente se importa.
Isso é ótimo para a captação de novos pacientes, pois eles verão a clínica como um lugar confiável e de boa índole.
Além disso, você pode ganhar visibilidade para seu estabelecimento ao atuar junto às campanhas nacionais. Afinal, muita gente conhece iniciativas como Outubro Rosa e Novembro Azul, por exemplo.
Se sua clínica estiver envolvida em eventos ou publicações relacionados a isso, ela passará a chamar atenção de pessoas que ainda não estão familiarizadas com seu trabalho.
Por fim, também vale mencionar que uma campanha de conscientização oferece muitos conteúdos interessantes para alimentar suas redes sociais, o que é fundamental para um bom marketing médico.
Agora que você entendeu as principais vantagens de realizar uma campanha de conscientização, é hora de aprender como realizá-la de maneira eficiente.
Uma campanha de conscientização realmente tem o potencial de alcançar as pessoas, ajudar na prevenção de doenças, aumentar a fidelização de pacientes e melhorar a imagem de sua clínica.
No entanto, para alcançar todas essas vantagens em sua gestão médica, é fundamental usar as melhores técnicas. Confira:
Uma campanha individual, totalmente idealizada e executada pela clínica, pode dar bons resultados e alcançar muita gente. Mas o potencial é muito maior quando você acompanha tendências que já estão presentes na área da saúde.
Afinal, ao realizar uma campanha de conscientização ligada ao Outubro Rosa, por exemplo, você estará participando de algo que já faz parte do dia a dia das pessoas.
Elas têm visto esse assunto nos meios de comunicação, na internet e até em campanhas pela cidade. Então, quando encontram as faixas cor de rosa e os materiais informativos em sua clínica, elas relacionam o assunto e estão mais suscetíveis à conscientização.
De certa forma, você “pega emprestada” a credibilidade das campanhas nacionais.
Algumas das datas comemorativas que você pode aproveitar são:
Esses são apenas alguns exemplos, mas é interessante que você busque datas que tenham a ver com sua área de especialidade.
Também é possível investir em datas como o Dia da Mulher para fazer campanhas vinculadas à saúde feminina como um todo, por exemplo.
Além disso, temos os “meses coloridos”, que ganham destaque nas campanhas nacionais e até na mídia, então é uma ótima ideia acompanhá-los. Confira:
Também é válido ficar atento a campanhas pontuais que aparecem na mídia.
Busque sempre dar preferência por campanhas de conscientização que estejam conectadas ao que você realiza na clínica. Isso faz com que o paciente sinta-se seguro para que, caso tenha aquele problema, possa resolver com você.
Por isso, se você é cardiologista, não dá para deixar passar o Setembro Vermelho, enquanto o hepatologista precisa ficar de olho no Julho Amarelo, por exemplo.
É claro que campanhas como Outubro Rosa ou Novembro Azul, que são muito conhecidas, podem ser abordadas em diferentes clínicas. Mas, quando o fizer, busque destacar o que sua especialidade pode fazer para ajudar na saúde da mulher e do homem, respectivamente.
A informação é a principal chave para a conscientização. Por isso, busque deixar em sua clínica fliers, panfletos e até revistas que falem sobre a campanha. É bom manter vários na sala de espera, mas, se a campanha tem a ver com o trabalho do médico, ter alguns conteúdos no consultório também é uma boa pedida.
Ter vídeos é outra ideia interessante. Assim, a conscientização não depende da iniciativa do paciente.
Além de disponibilizar os materiais, o médico também deve reforçar a conscientização durante a consulta, falando sobre a campanha, sobre os riscos da doença e sobre os métodos de prevenção.
Mas lembre-se de tomar cuidado para não falar demais! O foco precisa ser na demanda que o paciente está apresentando, por isso, escute-o primeiro e fale da campanha como um complemento à consulta.
Leia mais: Como aplicar o atendimento humanizado em sua clínica?
Quando você está realizando uma campanha que tem tudo a ver com sua especialidade, é interessante investir também na identidade visual da clínica.
Para isso, você pode contar com cartazes, objetos e faixas que evoquem as cores da campanha e mostrem aos seus pacientes que a equipe realmente está dedicada à conscientização.
As redes sociais são um espaço excelente para fortalecer sua campanha e alcançar muito mais pessoas — inclusive quem ainda não é seu paciente.
Com postagens interessantes, focadas em prevenção, você vai mostrar que sua clínica está dedicada a cuidar das pessoas e que sua equipe entende do assunto e está pronta para realizar um atendimento de excelente qualidade.
Com isso, além de aumentar a conscientização, você melhora também o potencial de fidelizar e até atrair novos pacientes.
Apesar de ser um excelente caminho para conscientização, a internet também pode ser um ambiente para propagação de mentiras, notícias falsas e até tratamentos arriscados para doenças e outros problemas de saúde.
Por isso, lembre sempre-se de focar seus materiais informativos e suas postagens nas redes sociais em informações reais, combatendo as fake news na saúde, que estão cada vez mais presentes.
Marcar presença em eventos — online ou presenciais — que envolvem a campanha é uma ótima forma de ajudar a conscientizar mais pessoas.
Além disso, você chamará atenção para seu trabalho e mostrará que é especialista no assunto, o que é ótimo para os resultados da clínica.
As campanhas de conscientização são uma forma importante de cuidar dos pacientes e de aproximá-los de sua clínica, alimentando um relacionamento positivo e produtivo, que melhora a adesão ao tratamento, a confiança no médico e até a fidelização.