O conceito de paciente no centro do tratamento ganhou ainda mais destaque nos últimos dois anos, especialmente por conta da pandemia e da fragilidade na saúde de tanta gente. É por isso que envolver o indivíduo em todas as decisões sobre sua saúde e tratá-lo com dignidade é mais do que prezar pela boa jornada do paciente, é parte de seu direito.
Além disso, é necessário se comunicar e coordenar o atendimento de maneira cuidadosa, encontrando formas de ajudar o paciente a ficar melhor, cuidar de si e ter autonomia. É sobre centrar o tratamento no paciente e vê-lo a partir da sua individualidade.
Fazer uma gestão de qualidade envolve considerar esses aspectos. Por meio da implementação de algumas simples práticas, é possível proporcionar uma melhor experiência ao paciente, possibilitando uma assistência mais completa por parte de todos os envolvidos nos procedimentos médicos.
Além disso, com os recursos tecnológicos que estão surgindo para auxiliar a área da saúde, é cada vez mais viável realizar um atendimento personalizado e de acordo com as preferências dos pacientes, garantindo a sua satisfação em todo o período de tratamento.
Pensando nisso, preparamos este texto com dicas valiosas para que você consiga aumentar a fidelização, oferecer um atendimento humanizado e melhorar o relacionamento com o paciente. Aproveite a leitura!
Importância de ter o paciente no centro do tratamento
Em um passado recente, tanto a abordagem médica quanto às decisões seguia um passo a passo: diagnóstico, consideração acerca das alternativas de tratamento e, por fim, informar os pacientes sobre o que seria feito.
Entretanto, com o tempo e a ascensão do atendimento humanizado, passou a ser necessário que os profissionais de saúde valorizassem a jornada do paciente como um todo.
Interpretar o que é melhor para os pacientes parou de ser apenas sobre qual é o tratamento mais eficiente, mas também sobre considerar a individualidade dele. É importante nunca perder de vista o fato de que todos os pacientes merecem estar no centro das atenções em seus tratamentos de saúde.
Quando a prática médica é pautada em colocar o paciente no centro, os benefícios são vários, como:
Resultados aprimorados
Quando os pacientes são priorizados no tratamento e, por consequência, sentem mais confiança em seus médicos, a tendência é que eles tenham muito mais envolvimento. Isso proporciona melhores resultados, aumento na taxa de adesão ao tratamento, melhor satisfação do paciente, da família e da equipe de atendimento.
Maior satisfação do paciente
A satisfação do paciente está diretamente ligada a quão bem o tratamento se alinha com as suas expectativas. Esse cuidado em centrar o tratamento em pacientes faz com que seus objetivos pessoais relacionados à saúde sejam atendidos. No mais, a participação ativa também faz com que eles se sintam mais satisfeitos.
Melhor satisfação para a equipe
Quando a equipe de saúde está inteira focada em centrar o tratamento nas necessidades individuais do paciente, eles têm maior chance de sentirem-se satisfeitos com o trabalho, pois encontrarão pelo caminho resultados mais positivos.
Agora que você já viu a importância de colocar cada paciente no centro do seu tratamento, continue a leitura para receber dicas preciosas de como fazer isso:
Leia mais: A importância do período pós-consulta para a fidelização de seus pacientes
Empatia na relação entre médico e paciente
Os cuidados de saúde de alta qualidade dependem da comunicação aberta entre o profissional de saúde e o paciente. E, para isso, é indispensável trabalhar com uma boa dose de empatia.
A famosa frase do cirurgião francês, Ambroise Paré, nos faz refletir sobre essa relação:
Curar ocasionalmente, aliviar frequentemente e consolar sempre.
Nesse contexto, entendemos a empatia como a sensibilização do médico diante da dor do paciente. Só quem já passou por um atendimento apressado compreende o quão desagradável pode ser. Um atendimento centrado no paciente prioriza a empatia, que é capaz de desenvolver laços mais profundos entre médico e paciente, criando uma relação de confiança.
Leia mais: Como o ClinicWeb auxilia sua clínica de psiquiatria na relação médico-paciente?
Essa relação favorece o bom desempenho dos tratamentos e um diagnóstico aprofundado. O médico empático sabe escutar seu paciente e respeitar suas emoções, como medo e insegurança.
Por meio da empatia, o profissional de saúde consegue demonstrar suporte emocional, fazendo com que o paciente se sinta mais confiante e acolhido, possibilitando um tratamento com uma evolução positiva.
Utilizar a empatia para acolher os seus pacientes é uma maneira de realizar o atendimento humanizado, isto é, um atendimento que entende o outro como um ser humano com sentimentos que devem ser respeitados.
Focar na jornada do paciente
Muito mais do que apenas a consulta, a jornada do paciente abrange todas as interações que ele terá com a sua clínica. Compreender essa experiência do paciente é um passo fundamental para avançar em direção ao cuidado centrado nele, de forma a responder suas necessidades.
Desde o primeiro atendimento durante o agendamento, os médicos devem prezar pela qualidade na recepção, com investimentos constantes em treinamento e qualificação da equipe. Há também outras formas de priorizar o oferecimento de uma boa jornada ao paciente e colocá-lo no centro:
- Oferecer um atendimento humanizado, sem rotulação
- Realizar perguntas
- Garantir acessibilidade
- Priorizar a agilidade do atendimento
- Trabalhar com a inovação
- Solicitar a colaboração de todos os envolvidos no tratamento
Melhores experiências, que focam em envolver o paciente como um indivíduo único e repleto de singularidades, aumentam a chance de que eles cumpram seus planos de tratamento e, além disso, é uma maneira de medir a qualidade dos processos da clínica. Uma boa gestão atua priorizando a qualidade da jornada do paciente.
Leia mais: Como acontece a jornada do paciente em clínicas médicas?
Para oferecer agilidade e praticidade ao paciente, uma possibilidade é eliminar os papéis da clínica com o ClinicWeb. Com o sistema para clínicas e consultórios médicos, seu paciente não precisa ir até a clínica para retirar a receita. Também é possível enviar de maneira online exames e atestados sem custo adicional. É uma excelente forma de centrar o atendimento no paciente, que precisa de praticidade para lidar com sua rotina corrida.
Além disso, a partir do chat do ClinicWeb, você pode trocar mensagens com seus pacientes e compartilhar exames, imagens e arquivos para atendimentos mais completos. Seu paciente pode ficar a par do tratamento com muito mais facilidade.
Leia mais: Experiência do paciente na clínica: você tem se atentado à essa questão?
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Utilizar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)
O uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma das ferramentas que permite um tratamento personalizado, já que reúne todas as informações do paciente em um mesmo lugar e com o acesso facilitado por ser armazenado na nuvem.
Leia mais: Por que começar o ano com um sistema de gestão em nuvem?
Por meio desse recurso, o profissional da saúde tem a possibilidade de observar todos os dados referentes ao diagnóstico, tratamento e acompanhamento em geral de um mesmo paciente, sendo uma maneira de colocá-lo no foco de seu tratamento.
Você também pode utilizar a ferramenta para entender por quais procedimentos seu paciente já foi submetido e quais medicamentos ele já usou, a fim de questioná-lo sobre suas experiências e tornar o paciente ainda mais importante no processo de decisão.
Além disso, o PEP também é fundamental para auxiliar o médico na gestão de pacientes. Sabemos que pode ser difícil oferecer um atendimento personalizado para todos, especialmente devido a horários cheios e grande quantidade de atendimento diário.
Contudo, um sistema de gestão médica facilita tudo isso tornando o atendimento mais preciso e acabando com os papéis e as dificuldades na transmissão de informações entre as áreas.
Fazer a integração entre as áreas para melhorar o relacionamento com o paciente
Você sabia que a ausência da integração entre as áreas da sua clínica médica pode impactar o seu atendimento?
A descentralização de dados dificulta seu relacionamento com o paciente. Um sistema com armazenamento na nuvem, que conta com um registro completo dos pacientes, prontuário e prescrição eletrônica, permite que você acesse os dados de qualquer lugar.
Assim, sempre que o paciente precisar de esclarecimento sobre alguma questão ou urgência, sua equipe estará apta a atendê-lo e entrar em contato com os familiares se necessário.
Diminuir as falhas de comunicação por meio da integração das informações é uma das principais formas de colocar o paciente no centro do tratamento, uma vez que ele pode se afastar e perder a confiança na clínica.
Além disso, a segurança das informações deixa o paciente mais tranquilo para se tratar na clínica. E, é claro, com esse controle, o médico consegue ter mais tempo para focar em um atendimento humanizado e centrado no paciente.
Leia mais: Quais são os dados sensíveis do seu paciente?
Por fim, uma clínica que apresenta a integração entre suas diferentes áreas de atuação está respeitando o paciente e o colocando como centro de seu tratamento, já que toda a equipe médica estará preparada para atendê-lo da melhor forma.
Para que essa prática aconteça, mantenha todos os profissionais da saúde de sua clínica atualizados sobre o andamento dos procedimentos dos pacientes e informe quais serão os próximos passos em relação a cada caso específico.
Agora que você já tem várias dicas de como colocar seu paciente no centro do atendimento, pode saber mais sobre como a prescrição eletrônica de medicamentos pode oferecer vários benefícios para os seus pacientes, que o deixarão mais a vontade para realizar o tratamento em sua clínica:
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