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9 maneiras simples para divulgar sua clínica médica

Escrito por Bruno Pereira | Jan 21, 2022 3:00:00 AM

Atrair mais pacientes deve ser o objetivo de qualquer médico-gestor que quer ver sua clínica crescendo e se tornando referência em sua especialidade. Afinal, além de gerar um excelente fluxo de caixa, uma agenda cheia também é sinal de que sua clínica está ficando conhecida.

O segredo para atrair mais clientes para clínicas ou consultórios médicos está na aplicação de boas estratégias de marketing. No entanto, para muitos médicos, o marketing pode parecer algo caro e fora das possibilidades de investimento da sua gestão médica.

Por isso, preparamos este pequeno guia para um marketing médico de sucesso que faça a divulgação de sua clínica gastando pouco. Continue sua leitura e descubra 9 maneiras baratas de atrair mais pacientes!

Melhore estratégias de marketing médico gastando pouco

Marque presença nas redes sociais

Na atualidade, para ter uma clínica médica de sucesso, estar no meio digital é algo básico que a grande maioria dos médicos e clínicas já fazem. Principalmente os que estão em processo de crescimento profissional e buscando mais visibilidade.

Dito isso, criar um perfil profissional para a sua clínica nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, é essencial. Você deve publicar conteúdos interessantes e relevantes para seus pacientes, como dicas de saúde e registros de cursos e formações que você realizar, tudo para aumentar sua credibilidade.

Uma grande tendência para esse ano são os conteúdos em vídeos. Esse tipo de marketing é um dos que mais ajudam na hora de conversão de pacientes para o seu consultório, então explore muito bem essa mídia.

Além disso, quando o seu público vê a clínica em suas redes sociais e tem acesso a conteúdos interessantes, você está proporcionando engajamento orgânico — ou seja, gratuito — para o seu consultório. Então, seus posts precisam ter hashtags relevantes e conteúdos atrativos.

Invista em tráfego pago

Uma alternativa mais rápida de impulsionar sua clínica é investir em tráfego pago. Contudo, diferente das redes sociais, esse meio de divulgação precisa de investimento monetário.

Existem dois tipos de segmentação e divulgação principais no meio do marketing digital. Não necessariamente um é melhor que o outro, são formas alternativas de conseguir pacientes. 

Primeiramente, temos o tráfego orgânico. Nesse caso, você precisa contar com um time habilidoso de desenvolvedores de conteúdo, que entendam de otimização de buscas, técnicas de divulgação, posts interessantes de acordo com o público etc.

Já a técnica de tráfego pago é o método de pagar para que o Google mostre os seus conteúdos de forma destacada para os usuários. Com ela, você também vai precisar de ajuda para ter um conteúdo e anúncio chamativo, porém, o resultado vem mais a curto prazo com o investimento.

O tráfego pago é uma maneira simples e barata de divulgação, para aqueles que estão com pressa para atrair pacientes. Neste sentido, uma alternativa interessante de usar esse método é construir uma campanha por meio do Facebook Ads, que promove propagandas tanto para o Facebook, quanto para o Instagram.

Leia mais: 7 dicas para médicos declararem imposto de renda  

Desenvolva um site de qualidade

As redes sociais são importantíssimas na hora de desenvolver um bom marketing digital para médicos. No entanto, além de marcar presença nas redes, com conteúdos interessantes, ter um site médico de qualidade também é essencial. 

Quando uma pessoa tem dúvidas sobre sua saúde, uma das ações mais comuns é fazer uma pesquisa no Google. Por isso, é importante que seu site apareça nessa busca, assim, você se torna referência de qualidade e conquista novos pacientes.

Contudo, para que isso aconteça é necessário otimizar os mecanismos de busca do seu site, dessa forma, você terá mais chance de aparecer nas pesquisas. Neste sentido, sua técnica de SEO precisa ser muito apurada.

Na hora de desenvolver seu site, você precisa que algumas informações básicas sobre sua clínica constem no site: dados sobre o(s) médico(s) e suas especialidades, endereço, botão de agendamento, entre outras coisas.

Além disso, você também pode ter um blog, para publicar conteúdos mais extensos que vão ajudar os pacientes e mostrar seu conhecimento sobre o assunto. Tudo isso faz parte das estratégias de marketing de atração para médicos.

Esteja também no marketing offline

Apesar da maioria da população estar conectada e usar os meios digitais como principal ferramenta de busca e informações, ainda há pessoas que não passaram pela inclusão digital ou preferem outros meios para receberem notícias e novidades.

Há, inclusive, pessoas que preferem um contato mais físico na hora de procurar um lugar ou informações para fazer suas consultas médicas. Dito isso, trabalhar com folders, outdoors, cartões de visitas e anúncios em jornal, dependendo da sua região é uma alternativa interessante.

Outra opção ainda nesse segmento, são os anúncios no rádio e na tv. Adquirir comerciais nesses meios de comunicação podem ser opções interessantes, apesar de serem segmentações mais caras.

Por isso, trabalhar também com o marketing offline é um complemento às divulgações online de clínicas médicas. Lembre que isso pode envolver investimentos regulares, mas também é possível escolher opções mais baratas e fazer a divulgação da clínica gastando pouco.

Conheça seu público

Para criar estratégias de marketing que sejam efetivas e evitar gastos desnecessários, é importante que a clínica saiba com precisão qual o seu público-alvo.

Isso envolve conhecer a faixa-etária dos seus pacientes, qual meio de comunicação eles mais usam, em quais redes sociais eles estão presentes e o mais importante: o motivo pelo qual eles escolheram você e sua clínica para fazer as suas consultas médicas.

Dito isso, é importante que os médicos pratiquem a empatia com seus pacientes. Uma visita a um consultório para fazer uma consulta não é um momento fácil, as pessoas muitas vezes estão fragilizadas, então, é importante desenvolver esse sentimento.  

Além de praticar a empatia, também é essencial possuir informações sobre seus pacientes, por isso, contar com um sistema de gestão médica que possa te oferecer relatórios sobre seus pacientes é indispensável.

Conhecendo seu público, você poderá traçar metas mais realistas e estratégias de marketing mais condizentes com seus desejos. Vale ressaltar que quanto mais direcionado seu marketing é, mais efetivo e barato ele se torna.

Tenha opções para o agendamento

O agendamento tradicional, por telefone, ainda é muito popular em clínicas médicas. No entanto, o ideal é subir um degrau para ser referência no meio da medicina.  

Então, a melhor opção é contar com um sistema inteligente de agendamento que facilite a distribuição de consultas, a comunicação com os pacientes e o cadastro de novas pessoas.

Com essa ferramenta, você tem o controle completo da agenda de seu consultório de forma ágil e tranquila, sem ter que lidar com vários papéis que podem ser extraviados. Isto facilita o agendamento, otimiza o trabalho da sua equipe e transforma a sua gestão do consultório médico.

Além disso, com esse sistema você diminui as faltas dos pacientes, envia sms automáticos para a confirmação de consultas, acaba com a papelada acumulada pelo escritório, tem gráficos dinâmicos divididos em cores e muito mais.

Ofereça teleconsultas

Devido às complicações da pandemia, as teleconsultas passaram a ser uma ótima alternativa para os médicos e suas clínicas. Contudo, muito mais que uma opção para os atendimento presenciais, esse meio virou referência para os pacientes.  

A teleconsulta transformou o atendimento no país e está cada vez mais difícil para médicos ignorarem essa nova modalidade de consulta. Muitos pacientes procuram e já preferem esse tipo de atendimento personalizado. 

Então, o software da sua clínica precisa contar com telemedicina integrada, ter essa opção certamente vai te ajudar a atrair mais pacientes, inclusive para consultas presenciais. 

Garanta a fidelização de seus pacientes

Você certamente já conhece a importância de fidelizar pacientes para que eles voltem para sua clínica para novas consultas, não é? No entanto, essa prática também ajuda na divulgação da sua clínica médica gastando pouco!

Um paciente fidelizado vai recomendar a sua clínica para amigos e familiares, e esse tipo de marketing gratuito é um dos melhores que existem. Afinal, a recomendação ainda é uma grande aliada das clínicas médicas, porque é considerada mais confiável do que anúncios.

Para fidelizar, você precisa oferecer a melhor experiência para o paciente, desde o agendamento até o pós-atendimento. Além disso, é essencial mostrar profissionalismo em todos os momentos e ter ferramentas tecnológicas para atender mais e melhor.

Isto é o que muitos clientes valorizam na hora de procurar um médico ou recomendar alguém. Por isso, sempre tenha um atendimento empático e que faça o paciente sentir-se confortável. 

Explore outras mídias digitais

Durante esse momento de dificuldade que foi a pandemia, muitas pessoas passaram a explorar novas formas de entretenimento e informação online. 

Uma dessas tendências é o podcast. Um programa que tem formato parecido com o de rádio, mas que transmite muito mais conhecimento em pouco tempo e pode ser ouvido a hora que o usuário decidir.

Essa mídia tornou-se uma grande estratégia de marketing, pois você conquista pacientes com informações relevantes e praticidade. Tudo que o paciente moderno deseja.   

Além disso, você também pode evoluir na sua área e fazer grandes parcerias, já que o podcast pode ter o formato de conversa e ainda é possível chamar pessoas relevantes em diferentes especialidades.

Por isso, não deixe de explorar essa e outras diferentes mídias que mostram grande potencial de engajamento entre as diferentes gerações. 

Mais do que atrair pacientes: a importância do marketing na gestão médica

O marketing médico tem um potencial muito grande para atrair mais pacientes para clínicas médicas. Mas suas vantagens não param por aí.

Seguindo essas dicas que nós trouxemos, você vai aumentar a visibilidade da sua clínica, principalmente no mundo digital, o que significa que não há barreiras e você pode se tornar conhecido para além da sua região, tornando-se uma referência em sua especialidade até mesmo a nível nacional.

Além disso, bons conteúdos e estratégias de marketing digital ajudam o médico a mostrar conhecimento e criar autoridade na sua especialidade. Dessa forma, seu trabalho se torna não apenas reconhecido, mas também valorizado e respeitado por pacientes e por colegas.