A prescrição eletrônica, também conhecida como receita digital, é uma ferramenta fundamental para ter uma clínica médica eficiente, aproveitando a tecnologia nesta era da saúde digital.
Isso acontece porque as vantagens da receita digital impactam profundamente no dia a dia dos médicos, na experiência do paciente e até na produtividade da clínica ou consultório.
Afinal, a emissão de prescrições é um dos principais trabalhos do médico. É por meio dela que ele vai apresentar para o paciente seu diagnóstico e as soluções de tratamento que encontrou.
Por isso mesmo, quase todos os atendimentos demandam que o médico gere uma prescrição clara, organizada e compreensível, para que o cliente entenda o que precisa fazer e reconheça a profissionalidade do médico que o atendeu.
Assim, muitos profissionais que dependem de prescrições tradicionais (preenchidas a mão) acabam perdendo muito tempo em cada consulta, para entregar receitas que atendam a todas essas necessidades. Esse tempo pode ser dedicado a um atendimento mais humanizado.
Outros profissionais, por sua vez, não conseguem dedicar o tempo e a atenção necessários às receitas. Geralmente eles estão sobrecarregados pelos atendimentos, ou muito cansados. Afinal, sabemos como a rotina de um médico pode ser exigente.
Nesses casos, a prescrição corre o risco de sair com erros e rasuras, ou de não ficar clara o suficiente para o paciente poder seguir seu tratamento com tranquilidade. Você certamente pode imaginar o impacto que isso pode ter nos resultados de sua clínica, na fidelização de seus pacientes e até nos ganhos financeiros do médico.
É aí que entra a receita digital. Graças a essa tecnologia, você pode emitir prescrições com rapidez, sem erros e com o máximo de eficiência.
Para você entender melhor esse potencial, listamos aqui quais são as principais vantagens da prescrição eletrônica. Confira:
10 vantagens de trocar a prescrição manuscrita pela receita digital
Como vimos, a receita digital pode transformar sua clínica, superando os desafios da prescrição manuscrita, integrando todas as funcionalidades da clínica e oferecendo benefícios, tanto para os pacientes quanto para os médicos e gestores.
Para deixar isso mais claro, separamos as vantagens:
Alguns dos principais impactos da prescrição digital serão sentidos por seus pacientes. Eles perceberão o potencial dessa ferramenta em oferecer uma experiência mais positiva no atendimento, facilitar suas vidas e até melhorar os resultados do tratamento.
Um dos grandes desafios enfrentados pelos pacientes, ao saírem do consultório de um médico que utiliza prescrições tradicionais, é entender o tratamento recomendado.
Uma prescrição em papel pode ser confusa, gerar diferentes interpretações, ter rasuras e ser de difícil leitura— tanto para o paciente quanto para o farmacêutico que vai disponibilizar o medicamento.
Esse não é um problema quando o médico conta com a receita digital, principalmente se ela for feita em uma plataforma clara e inteligente, como a da ClinicWeb.
A prescrição eletrônica da ClinicWeb tem todos os tratamentos, medicamentos e posologias organizados de forma clara. Com ela, o paciente pode seguir com tranquilidade seu tratamento, sem se estressar com uma receita confusa.
Em consultórios que não contam com a receita digital, o paciente corre o risco de perder a prescrição ou, simplesmente, de esquecê-la na hora de ir à farmácia. Sem falar que, quando lembrar, ele terá de carregar um grande pedaço de papel na hora das compras.
A tecnologia resolve esses problemas, já que a receita digital não precisa ser impressa. O médico pode enviá-la diretamente para o celular do paciente, por e-mail, SMS ou WhatsApp.
Assim, o paciente só precisa do celular, e o risco de perder ou esquecer o aparelho é muito menor, não é!?
A opção de enviar a prescrição no celular do paciente está presente de forma automatizada no ClinicWeb para facilitar a vida do médico. Com ela, o paciente recebe um link, e pode acessar sua receita a qualquer momento, sem a necessidade de aplicativos.
Com a prescrição digital, suas receitas ficam muito mais seguras, pois ela reduz drasticamente o risco de erros e ainda evita a indicação de remédios que podem ser nocivos ao paciente.
Para isso, o ClinicWeb conta com a ferramenta “Interações Medicamentosas”, que possui um banco de dados com cerca de 1.500 cruzamentos de diversos remédios.
Assim, no momento em que o médico receitar dois ou mais medicamentos, que possam apresentar algum risco ao paciente quando consumidos em conjunto, ele recebe uma notificação, avisando sobre a interação problemática.
Além disso, a prescrição pode ser integrada ao prontuário eletrônico de seu paciente. Com as informações coletadas em seus atendimentos e registradas no banco de dados, a plataforma indica se algum medicamento, que tenha sido receitado, pode desencadear um processo alérgico no paciente.
Leia mais: 5 dicas para garantir uma prescrição sem erros.
Receita digital também é segurança de dados
Além de evitar erros e interações medicamentosas perigosas, a prescrição digital oferece outro tipo de segurança: a proteção de dados pessoais. Isso porque ela fica disponível digitalmente e pode ser acessada apenas por pessoas autorizadas, o que garante o atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O preenchimento da prescrição manual costuma ser um momento um pouco desconfortável para o paciente. Em muitos casos, ele não pode falar com o médico para não distrair sua atenção, então acaba apenas esperando em silêncio.
Com uma receita digital, por outro lado, o médico é capaz de preencher as informações com muito mais agilidade e pode dedicar seu tempo para colocar o paciente no centro do atendimento, em uma experiência mais humanizada.
Sistema integrado com farmácias
O ClinicWeb é integrado às redes farmacêuticas, com ele, o médico pode saber quais remédios estão disponíveis nas farmácias durante a prescrição. Assim, o paciente não perde tempo nem na hora de comprar o medicamento.
Com a prescrição digital integrada ao sistema de gestão da clínica, o médico tem muito mais facilidade para conferir o histórico do paciente, avaliar os medicamentos que ele já tomou e oferecer uma receita que dará bons resultados.
Sem falar que uma prescrição clara, organizada e acessível incentiva a adesão ao tratamento médico.
Além de melhorar a situação para seus pacientes, a prescrição digital também apresenta grandes benefícios para a gestão de clínicas e consultórios. Confira:
Quando seu paciente está contente com o atendimento médico e com o tratamento, as chances dele voltar a consultar com você são muito maiores. E, como já vimos, a prescrição digital ajuda muito a deixar seus pacientes satisfeitos.
Lembre-se: mais fidelização significa maior faturamento para a clínica e uma agenda médica sempre cheia.
Nós sabemos que preencher receitas manuais é uma atividade cansativa na rotina de muitos médicos. A receita digital pode livrá-los desse processo tedioso. Com ela, a emissão da prescrição é tecnológica, organizada, eficiente e cheia de recursos que facilitam o trabalho e otimizam o tempo do paciente na clínica.
Para assinar a prescrição eletrônica, o médico precisa ter sua assinatura cadastrada seguindo as normas do ICP – Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Uma vez cadastrada, o software da Memed adiciona sua assinatura digital, conferindo autenticidade à prescrição e evitando fraudes, como prescrições falsas.
Além disso, como tudo é feito online, fica registrada no sistema a utilização da prescrição digital a partir do momento em que o remédio é comprado. Isso é uma grande vantagem no acompanhamento de pacientes que precisam de medicamentos prescritos de uso contínuo.
A prescrição digital oferece uma considerável economia com papel timbrado e carimbo, afinal, o documento é enviado diretamente para o celular do paciente por e-mail ou aplicativos de mensagem.
Além disso, cada prescrição fica registrada no sistema. Isso significa que você pode ter todo o histórico de tratamentos de seu paciente sem precisar armazenar papéis. É muito mais praticidade, eficiência e organização para a clínica.
O crescimento da telemedicina — com a liberação de teleconsultas para clínicas e consultórios médicos — revolucionou os cuidados com a saúde.
O atendimento a distância não substituiu as visitas à clínica, mas permitiu que o médico passasse a acompanhar seus pacientes muito mais de perto, com consultas rápidas para tirar dúvidas e atualizar o tratamento.
Com a prescrição digital, o profissional pode modificar os medicamentos durante esse atendimento virtual e o paciente não tem a obrigação de passar na clínica para pegar a nova receita. Tudo funciona de forma online, com agilidade e profissionalismo.
Colocar em prática a saúde digital em sua clínica não é mais uma opção, e sim uma obrigação para manter a satisfação dos pacientes, os bons resultados nos tratamentos e a sua lucratividade.
A receita médica digital é um dos passos mais importantes para isso. Ela melhora o dia a dia dos médicos, além de entregar eficiência, fidelização de pacientes e muito mais.
No entanto, não se limite a isso. Para oferecer os melhores resultados, a prescrição precisa estar integrada a um sistema, para clínicas e consultórios médicos, que entregue funcionalidades, feitas especialmente para transformar a realidade de sua gestão, como a agenda médica, o prontuário eletrônico e muito mais.
É o caso do Software de Gestão Médica ClinicWeb. Conheça nosso sistema e aprofunde seus conhecimentos com um eBook sobre o futuro da medicina.